Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Kamila é aluna do 4.º ano. Dificilmente falta às aulas, copia tudo o que a professora passa, mas costuma trocar e “engolir” letras ao escrever e pular palavras na leitura. Para corrigir esses erros, sua professora organizou um caderno onde Kamila, todos os dias, faz cópias de textos cuidadosamente escolhidos pela professora como tarefa de reforço para casa. Analisando a intervenção pedagógica realizada pela professora sob a perspectiva do ensino reflexivo da língua escrita, assinale a afirmativa correta.

Kamila é aluna do 4.º ano. Dificilmente falta às aulas, copia tudo o que a professora passa, mas costuma trocar e “engolir”
letras ao escrever e pular palavras na leitura. Para corrigir esses erros, sua professora organizou um caderno onde Kamila,
todos os dias, faz cópias de textos cuidadosamente escolhidos pela professora como tarefa de reforço para casa.

Analisando a intervenção pedagógica realizada pela professora sob a perspectiva do ensino reflexivo da língua escrita,
assinale a afirmativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é B)

Kamila é aluna do 4.º ano e apresenta dificuldades específicas na escrita e leitura, como trocar letras e pular palavras. A intervenção pedagógica adotada pela professora consiste em um caderno de reforço, no qual a aluna copia textos selecionados diariamente como tarefa de casa. Analisando essa estratégia sob a perspectiva do ensino reflexivo da língua escrita, é possível questionar sua eficácia.

A alternativa correta é a B), pois a cópia de textos, embora possa auxiliar na memorização de padrões ortográficos, é uma atividade essencialmente mecânica. O ensino reflexivo pressupõe que o aluno desenvolva a capacidade de analisar a língua escrita, compreendendo suas regras e estruturas de forma crítica. A simples repetição não garante que Kamila reflita sobre seus erros ou internalize os mecanismos linguísticos que justificam a escrita correta.

Para superar suas dificuldades, seria mais eficaz propor atividades que estimulem a reflexão metalinguística, como a revisão de textos próprios, jogos de consciência fonológica ou exercícios que contrastem palavras com sons semelhantes. Dessa forma, Kamila poderia não apenas reproduzir a escrita, mas também compreendê-la de maneira mais profunda e autônoma.

Portanto, a cópia isolada, sem mediação que promova a análise consciente da língua, tem limitações claras no processo de alfabetização. O ensino reflexivo exige estratégias que vão além da repetição, priorizando a construção ativa do conhecimento pelo aluno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *