Na história em quadrinhos, nos cartoons e nas tirinhas, a imagem apresenta-se como produto do texto, o que lhe confere uma posição ontológica particular na cultura de massa, que consegue envolver o leitor pela imagem. Esses diferentes segmentos da história em quadrinhos constituem uma produção imagética original e própria. Da relação entre a imagem e o texto, originou-se a localização de diálogos e pensamentos de personagens dentro de desenhos em forma de balão inseridos na imagem, como elementos da composição da imagem final. Esse desenvolvimento desencadeou uma das mais marcantes transformações no uso do texto, que passou a ter outras conotações, e alterou, inclusive, seu significado e sua estética. O texto passou a ser primeiramente pensado para apenas depois ser desenhado, bem como se incorporou ao quadrinho como imagem diagramada, uma vez que, se isolado, teria menor grau de inteligibilidade. Suzete Venturelli e Mario Maciel. Imagem interativa. Brasília: EdUnB, 2008 (com adaptações). De acordo com as informações apresentadas no texto, o desenvolvimento da história em quadrinhos significou
Na história em quadrinhos, nos cartoons e nas tirinhas, a imagem apresenta-se como produto do texto, o que lhe confere uma posição ontológica particular na cultura de massa, que consegue envolver o leitor pela imagem. Esses diferentes segmentos da história em quadrinhos constituem uma produção imagética original e própria. Da relação entre a imagem e o texto, originou-se a localização de diálogos e pensamentos de personagens dentro de desenhos em forma de balão inseridos na imagem, como elementos da composição da imagem final. Esse desenvolvimento desencadeou uma das mais marcantes transformações no uso do texto, que passou a ter outras conotações, e alterou, inclusive, seu significado e sua estética. O texto passou a ser primeiramente pensado para apenas depois ser desenhado, bem como se incorporou ao quadrinho como imagem diagramada, uma vez que, se isolado, teria menor grau de inteligibilidade.
Suzete Venturelli e Mario Maciel. Imagem interativa. Brasília: EdUnB, 2008 (com adaptações).
De acordo com as informações apresentadas no texto, o desenvolvimento da história em quadrinhos significou
- A)a fixação pictórica de um instante, como na pintura, observada em uma narração figurada, em que as ações dos personagens são planejadas do começo ao fim.
- B)uma estruturação da imagem pela sintaxe das artes plásticas, em que o texto é preterido na construção da mensagem.
- C)o crescimento contínuo e a valorização dos meios de comunicação de massa, como as galerias e os museus.
- D)uma revolução nas representações imagéticas, visto que a relação entre imagem e texto é fundamental na compreensão do sentido dessas representações.
Resposta:
A alternativa correta é D)
De acordo com o texto, o desenvolvimento da história em quadrinhos trouxe consigo uma transformação significativa na forma como imagem e texto se relacionam, criando uma linguagem única na cultura de massa. A combinação entre elementos visuais e escritos não apenas enriqueceu a narrativa, mas também alterou a própria estrutura de compreensão dessas representações.
A alternativa D) é a correta porque destaca justamente essa revolução nas representações imagéticas, em que texto e imagem passam a se complementar de maneira indispensável para a construção do sentido. Os balões de diálogo, por exemplo, não são meros acréscimos ao desenho, mas parte integrante da composição visual, tornando-se elementos fundamentais para a inteligibilidade da obra.
Enquanto as outras alternativas apresentam ideias que não correspondem ao texto — como a fixação pictórica de um instante (A), a preterição do texto (B) ou a valorização de museus e galerias (C) —, a opção D) capta com precisão a essência da mudança provocada pelos quadrinhos: uma nova dinâmica entre palavra e imagem, capaz de envolver o leitor de forma mais profunda e criativa.
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