Na organização da rotina de sala de aula das séries iniciais, devem ser inseridas atividades com foco nos gêneros e nas características específicas da oralidade, tais como:
Na organização da rotina de sala de aula das séries iniciais, devem ser inseridas atividades com foco nos gêneros e nas características específicas da oralidade, tais como:
- A)leitura diária e coletiva de lista de nomes de colegas e de objetos da sala de aula.
- B)após a leitura semanal de notícias, a reprodução de trechos decorados corretamente.
- C)reconto de histórias com adequação da entonação, dicção e altura da voz.
- D)leitura coletiva e pausada dos alunos de texto escrito na lousa pelo professor.
- E)exposição de brinquedos com placas identificadoras para serem lidas pelas crianças.
Resposta:
A alternativa correta é C)
No contexto da organização da rotina em salas de aula das séries iniciais, é fundamental incorporar atividades que desenvolvam não apenas a leitura e a escrita, mas também as habilidades de oralidade. Entre as opções apresentadas, a alternativa C) se destaca como a mais adequada, pois trabalha diretamente com elementos essenciais da comunicação oral, como entonação, dicção e modulação da voz.
O reconto de histórias, proposto na opção C), vai além da simples repetição de palavras ou textos. Essa atividade estimula a criança a organizar suas ideias, expressar-se com clareza e adaptar sua fala ao contexto narrativo, utilizando recursos como pausas, ênfases e variações de tom. Essas competências são cruciais para o desenvolvimento da linguagem oral, que serve de base para outras aprendizagens.
Embora as demais alternativas apresentem atividades válidas — como a leitura de listas (A), a reprodução de notícias (B), a leitura coletiva (D) e a identificação de placas (E) —, elas têm um enfoque mais restrito. Algumas priorizam a decodificação de textos curtos, enquanto outras enfatizam a memorização ou a leitura em voz alta sem necessariamente desenvolver as nuances da oralidade.
Portanto, a alternativa C) é a que melhor atende ao objetivo de trabalhar as características específicas da oralidade, preparando os alunos para se comunicarem com eficácia em diferentes situações, dentro e fora do ambiente escolar.
Deixe um comentário