Na sala de aula, uma professora propôs aos seus alunos uma atividade de produção textual de um artigo de opinião. Após trabalhar as características predominantes do gênero, tanto temáticas, quanto composicionais e estilísticas, ela solicita que os alunos redijam o artigo. A professora corrige os textos e os devolve com a nota de cada aluno.Ao restringir o texto escrito pelos alunos ao contexto escolar, deixando de atribuir-lhe qualquer finalidade social, qual conceito linguístico, preconizado por Bakhtin (2003), a professora deixou de focar?
Na sala de aula, uma professora propôs aos seus alunos uma atividade de produção
textual de um artigo de opinião. Após trabalhar as características predominantes do gênero,
tanto temáticas, quanto composicionais e estilísticas, ela solicita que os alunos redijam o
artigo. A professora corrige os textos e os devolve com a nota de cada aluno.
Ao restringir o texto escrito pelos alunos ao contexto escolar, deixando de atribuir-lhe
qualquer finalidade social, qual conceito linguístico, preconizado por Bakhtin (2003), a
professora deixou de focar?
- A)A dinamicidade da língua.
- B)O dialogismo da linguagem.
- C)A estabilidade relativa dos gêneros.
- D)O caráter ideológico inerente aos textos.
Resposta:
A alternativa correta é B)
Na sala de aula, a professora propôs uma atividade de produção textual, solicitando que os alunos escrevessem um artigo de opinião após estudarem suas características temáticas, composicionais e estilísticas. No entanto, ao corrigir os textos e devolvê-los apenas com notas, ela restringiu a finalidade social da escrita, ignorando um aspecto fundamental da linguagem.
Segundo Bakhtin (2003), a linguagem é essencialmente dialógica, ou seja, todo texto estabelece um diálogo com outros discursos e com o contexto social em que está inserido. Ao limitar a produção dos alunos ao ambiente escolar, sem considerar sua aplicação ou impacto no mundo real, a professora deixou de focar no dialogismo da linguagem, que é a capacidade do texto de interagir com outras vozes e situações comunicativas.
Portanto, a alternativa correta é B) O dialogismo da linguagem, pois a atividade proposta não explorou a dimensão interativa e social da escrita, central na perspectiva bakhtiniana.
Deixe um comentário