Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“Normalmente, no ensino-aprendizagem da língua materna, as atividades são organizadas e divididas em cinco blocos: vocabulário; gramática; produção de textos; compreensão de textos; e, ensino de convenções da língua, incluindo ortografia e pontuação.” Nos anos iniciais do ensino fundamental, deve-se começar a ensinar primordialmente

“Normalmente, no ensino-aprendizagem da língua materna, as atividades são organizadas e divididas em cinco blocos: vocabulário; gramática; produção de textos; compreensão de textos; e, ensino de convenções da língua, incluindo ortografia e pontuação.” Nos anos iniciais do ensino fundamental, deve-se começar a ensinar primordialmente

Resposta:

A alternativa correta é C)

No processo de ensino-aprendizagem da língua materna, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental, é fundamental adotar uma abordagem integrada que considere todos os elementos da língua como partes interdependentes de um sistema complexo. A divisão em blocos como vocabulário, gramática, produção e compreensão de textos, além das convenções da língua escrita, pode ser útil para fins didáticos, mas não deve ser tratada de forma isolada.

A alternativa correta, C) "todos os elementos da língua que atuam em conjunto", reflete a visão mais adequada para o ensino nessa fase. Isso porque:

  • O desenvolvimento da linguagem ocorre de maneira holística
  • As habilidades linguísticas se reforçam mutuamente
  • O contexto de uso real da língua envolve múltiplos aspectos simultaneamente
  • A aprendizagem significativa requer integração entre forma e função

Enquanto as outras alternativas focam em aspectos específicos, apenas a abordagem integrada (alternativa C) permite que os alunos desenvolvam competências linguísticas de forma equilibrada e contextualizada, preparando-os adequadamente para os usos sociais da língua em sua plenitude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *