O objeto de ensino das aulas de Língua Portuguesa é a língua e, como tal, é necessário proporcionar ao sujeito-estudante acesso as regras gerais que regem esse objeto bem como democratizar o acesso a seu produto. Sobre o ensino do português brasileiro atual e a norma padrão em relação a flexão verbal e nominal, analise as afirmativas e de valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).( ) A frase é o limite máximo de estudo. ( ) Ensinar as questões relativas as flexões verbais é algo que depende das aulas de gramática tradicionais. ( ) O espaço escolar não deve ser palco das mais diferentes manifestações linguísticas e reflexões sobre esses diferentes falares.( ) Devem-se privilegiar atividades em que a reflexão sobre a fala seja a tônica do trabalho a ser desenvolvido. ( ) As atividades de reescrita devem ser evitadas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
O objeto de ensino das aulas de Língua Portuguesa é a língua e, como tal, é necessário proporcionar ao sujeito-estudante acesso as regras gerais que regem esse objeto bem como democratizar o acesso a seu produto. Sobre o ensino do português brasileiro atual e a norma padrão em relação a flexão verbal e nominal, analise as afirmativas e de valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A frase é o limite máximo de estudo.
( ) Ensinar as questões relativas as flexões verbais é algo que depende das aulas de gramática tradicionais.
( ) O espaço escolar não deve ser palco das mais diferentes manifestações linguísticas e reflexões sobre esses diferentes falares.
( ) Devem-se privilegiar atividades em que a reflexão sobre a fala seja a tônica do trabalho a ser desenvolvido.
( ) As atividades de reescrita devem ser evitadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
- A)V-V-V-V-V.
- B)F -F -F -V -F .
- C)F -F -F -F -F .
- D)V-V-V-F-V.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O ensino da Língua Portuguesa e a norma padrão: uma análise das afirmativas
O ensino da Língua Portuguesa no Brasil enfrenta desafios constantes, especialmente no que diz respeito à relação entre a norma padrão e as variações linguísticas presentes no cotidiano dos estudantes. A questão apresentada aborda pontos fundamentais sobre esse tema, propondo uma reflexão sobre práticas pedagógicas e concepções de linguagem.
A primeira afirmativa, que coloca a frase como "limite máximo de estudo", é falsa. O trabalho com a língua deve ir além da análise frasal, contemplando textos em seus contextos de produção e circulação. A perspectiva textual e discursiva amplia as possibilidades de compreensão da língua como prática social.
A segunda afirmação, que vincula o ensino de flexões verbais exclusivamente à gramática tradicional, também é falsa. O estudo das variações morfológicas pode e deve ser abordado em situações reais de uso da língua, integrando aspectos formais e funcionais.
A terceira proposição, que nega o espaço escolar como ambiente de diversidade linguística, é igualmente falsa. A escola deve, sim, acolher e problematizar as diferentes variedades da língua, promovendo a reflexão sobre adequação linguística sem hierarquizar os falares.
A quarta afirmação, que defende atividades com foco na reflexão sobre a fala, é verdadeira. Essa abordagem permite aos estudantes compreenderem as relações entre oralidade e escrita, além de desenvolverem consciência sobre as variações linguísticas.
Por fim, a quinta afirmativa, que sugere evitar atividades de reescrita, é falsa. A reescrita é ferramenta valiosa para trabalhar diferentes registros e normas, permitindo ao aluno experimentar ajustes linguísticos conscientes.
Portanto, a sequência correta é F - F - F - V - F, correspondente à alternativa B. Essa análise reforça a importância de um ensino de língua que equilibre conhecimento normativo e reflexão sobre a diversidade linguística, preparando os estudantes para usos competentes em diferentes esferas sociais.
Deixe um comentário