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O objeto de ensino das aulas de Língua Portuguesa é a língua e, como tal, é necessário proporcionar ao sujeito-estudante acesso as regras gerais que regem esse objeto bem como democratizar o acesso a seu produto. Sobre o ensino do português brasileiro atual e a norma padrão em relação a flexão verbal e nominal, analise as afirmativas e de valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).( ) A frase é o limite máximo de estudo. ( ) Ensinar as questões relativas as flexões verbais é algo que depende das aulas de gramática tradicionais. ( ) O espaço escolar não deve ser palco das mais diferentes manifestações linguísticas e reflexões sobre esses diferentes falares.( ) Devem-se privilegiar atividades em que a reflexão sobre a fala seja a tônica do trabalho a ser desenvolvido. ( ) As atividades de reescrita devem ser evitadas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

O objeto de ensino das aulas de Língua Portuguesa é a língua e, como tal, é necessário proporcionar ao sujeito-estudante acesso as regras gerais que regem esse objeto bem como democratizar o acesso a seu produto. Sobre o ensino do português brasileiro atual e a norma padrão em relação a flexão verbal e nominal, analise as afirmativas e de valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A frase é o limite máximo de estudo.
( ) Ensinar as questões relativas as flexões verbais é algo que depende das aulas de gramática tradicionais.
( ) O espaço escolar não deve ser palco das mais diferentes manifestações linguísticas e reflexões sobre esses diferentes falares.
( ) Devem-se privilegiar atividades em que a reflexão sobre a fala seja a tônica do trabalho a ser desenvolvido.
( ) As atividades de reescrita devem ser evitadas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.





Resposta:

A alternativa correta é B)

O ensino da Língua Portuguesa e a norma padrão: uma análise das afirmativas

O ensino da Língua Portuguesa no Brasil enfrenta desafios constantes, especialmente no que diz respeito à relação entre a norma padrão e as variações linguísticas presentes no cotidiano dos estudantes. A questão apresentada aborda pontos fundamentais sobre esse tema, propondo uma reflexão sobre práticas pedagógicas e concepções de linguagem.

A primeira afirmativa, que coloca a frase como "limite máximo de estudo", é falsa. O trabalho com a língua deve ir além da análise frasal, contemplando textos em seus contextos de produção e circulação. A perspectiva textual e discursiva amplia as possibilidades de compreensão da língua como prática social.

A segunda afirmação, que vincula o ensino de flexões verbais exclusivamente à gramática tradicional, também é falsa. O estudo das variações morfológicas pode e deve ser abordado em situações reais de uso da língua, integrando aspectos formais e funcionais.

A terceira proposição, que nega o espaço escolar como ambiente de diversidade linguística, é igualmente falsa. A escola deve, sim, acolher e problematizar as diferentes variedades da língua, promovendo a reflexão sobre adequação linguística sem hierarquizar os falares.

A quarta afirmação, que defende atividades com foco na reflexão sobre a fala, é verdadeira. Essa abordagem permite aos estudantes compreenderem as relações entre oralidade e escrita, além de desenvolverem consciência sobre as variações linguísticas.

Por fim, a quinta afirmativa, que sugere evitar atividades de reescrita, é falsa. A reescrita é ferramenta valiosa para trabalhar diferentes registros e normas, permitindo ao aluno experimentar ajustes linguísticos conscientes.

Portanto, a sequência correta é F - F - F - V - F, correspondente à alternativa B. Essa análise reforça a importância de um ensino de língua que equilibre conhecimento normativo e reflexão sobre a diversidade linguística, preparando os estudantes para usos competentes em diferentes esferas sociais.

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