Os Parâmetros Nacionais de Língua Portuguesa refutam a falsa polêmica em torno da necessidade ou não de ensinar gramática no Ensino Fundamental, e afirmam que a questão verdadeira é para que e como ensiná-la. Ressaltam que o principal objetivo do ensino da gramática é a análise e a reflexão sobre a língua para imprimir qualidade ao uso da linguagem e recomendam situações didáticas que priorizem
Os Parâmetros Nacionais de Língua Portuguesa refutam a falsa polêmica em torno da necessidade ou não de ensinar gramática no Ensino Fundamental, e afirmam que a questão verdadeira é para que e como ensiná-la. Ressaltam que o principal objetivo do ensino da gramática é a análise e a reflexão sobre a língua para imprimir qualidade ao uso da linguagem e recomendam situações didáticas que priorizem
- A)o exercício de análise gramatical nos textos escolares.
- B)a reflexão compartilhada sobre textos reais.
- C)o treino de regularidades de aspectos da língua.
- D)o ensino da gramática como conteúdo estritamente escolar.
- E)o ensino da gramática a partir do 6.º ano do Ensino Fundamental.
Resposta:
A alternativa correta é B)
Os Parâmetros Nacionais de Língua Portuguesa trazem uma reflexão importante sobre o ensino da gramática no Ensino Fundamental, desconstruindo a falsa polêmica em torno de sua necessidade. A questão central, segundo o documento, não é se ensinar gramática, mas para que e como fazê-lo de maneira significativa.
O objetivo principal do ensino gramatical, conforme destacado, é promover a análise e a reflexão sobre a língua, visando aprimorar o uso da linguagem pelos estudantes. Para isso, os Parâmetros recomendam práticas pedagógicas que ultrapassem a mera memorização de regras, priorizando situações didáticas contextualizadas.
Dentre as alternativas apresentadas, a que melhor se alinha a essa perspectiva é a B) a reflexão compartilhada sobre textos reais. Essa abordagem permite que os alunos observem a gramática em funcionamento, analisando suas escolhas linguísticas e efeitos de sentido em situações concretas de comunicação, em vez de tratá-la como um conjunto de normas desconectadas do uso.
As demais opções, embora possam ter algum mérito pedagógico, não capturam plenamente a proposta dos Parâmetros. A alternativa A) reduz a gramática a exercícios descontextualizados; C) foca em repetição de padrões; D) reforça a visão da gramática como conhecimento escolar artificial; e E) posterga seu ensino de forma arbitrária, ignorando a possibilidade de reflexão linguística desde os anos iniciais.
Portanto, a resposta correta é B), pois reflete a concepção de gramática como instrumento de análise e reflexão sobre a língua em uso, em consonância com os objetivos educacionais contemporâneos.
Deixe um comentário