Questões Sobre Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa - Pedagogia - concurso
Questão 11
Segundo a proposta Curricular do Conteúdo Básico
Comum (CBC), as situações de ensino devem levar o
aluno a rever o conceito de gramática. Sobre o ensino
da gramática, analise as afirmativas e dê valores
Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A gramática deve ser vista como ferramenta de
investigação dos processos cognitivos que permitem,
ao ser humano, fazer uso da linguagem.
( ) Os grandes problemas escolares estão no domínio da
gramática.
( ) A tarefa do professor ao ensinar gramática deve ser
evitar expor o aluno a formas linguísticas que ele não
conhece.
( ) É preciso que se proponham diversas possibilidades de
construção de frases em que os fatos da língua, a partir
das experiências dos alunos, sejam discutidos.
( ) Há a necessidade de levar o aluno a ter contato com
outras gramáticas, além daquela da língua padrão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta de cima para baixo.
- A)F – V – V – F – V.
- B)V – F – F – V – V.
- C)F – V – F – V – F
- D)V – F – V – F – F.
A alternativa correta é B)
O ensino da gramática segundo o CBC: uma análise das afirmações
A proposta do Conteúdo Básico Comum (CBC) traz uma visão renovada sobre o ensino da gramática, incentivando uma abordagem que vá além da simples memorização de regras. As afirmações apresentadas refletem diferentes perspectivas sobre como a gramática deve ser trabalhada em sala de aula, e a sequência correta (V – F – F – V – V) aponta para uma compreensão mais ampla e reflexiva do tema.
A primeira afirmação (V) destaca a gramática como ferramenta de investigação dos processos cognitivos, o que está alinhado com a ideia de que a linguagem é uma capacidade humana complexa. Já a segunda (F) revela que os problemas escolares não se restringem ao domínio gramatical, mas envolvem outros aspectos da aprendizagem. A terceira (F) é falsa porque o professor não deve evitar expor o aluno a novas formas linguísticas, e sim ampliar seu repertório. A quarta (V) reforça a importância da construção ativa do conhecimento, enquanto a quinta (V) defende o contato com diferentes variedades linguísticas, enriquecendo a visão do aluno sobre a língua.
Portanto, a alternativa correta é a B) V – F – F – V – V, que reflete uma abordagem dinâmica e crítica do ensino da gramática, conforme proposto pelo CBC.
Questão 12
e a reflexão sobre os processos de textualização
devem ser vistos como objeto de estudo central da
disciplina, o que exige novos níveis de análise e novos
procedimentos metodológicos. Sobre o ensino da
Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.
- A)A proposta de ensino da língua privilegia o estudo da forma em detrimento do sentido e da função sociocomunicativa.
- B)As análises fonética, morfológica e sintática descrevem a língua como um sistema de regras que, uma vez aprendido, habilita automaticamente o aluno a ler e a escrever bem.
- C)A língua tem uma estruturação plástica, maleável, construída historicamente pela atividade coletiva dos falantes, na interlocução e para a interlocução.
- D)Pretende-se negar à língua seu caráter de sistema de signos.
A alternativa correta é C)
O ensino da Língua Portuguesa, como disciplina, deve priorizar a compreensão e produção de textos orais e escritos, além da reflexão sobre os processos de textualização. Essa abordagem exige uma análise mais aprofundada e metodologias inovadoras, que vão além do estudo puramente formal da língua. Entre as alternativas apresentadas, a correta é a letra C, que afirma: "A língua tem uma estruturação plástica, maleável, construída historicamente pela atividade coletiva dos falantes, na interlocução e para a interlocução."
Essa visão reconhece a língua como um fenômeno dinâmico, moldado pelo uso social e pela interação entre os indivíduos. Diferentemente das abordagens tradicionais, que enfatizam regras gramaticais fixas (como sugerido nas alternativas A e B), a alternativa C destaca o caráter vivo e mutável da língua, resultado de sua função comunicativa e histórica. Já a alternativa D é incorreta, pois não se trata de negar o sistema de signos, mas sim de compreendê-lo em sua dimensão social e pragmática.
Portanto, o ensino da Língua Portuguesa deve valorizar não apenas a estrutura linguística, mas também seu uso real em diferentes contextos, preparando os alunos para se comunicarem de forma eficaz e crítica na sociedade.
Questão 13
obviamente. Com base na articulação entre morfologia e sintaxe, menciona-se a mudança (não tão recente) no sistema pronominal
do português. Quanto a isso, equivoca-se quem afirma que:
- A)a forma vós e a forma você são intercambiáveis.
- B)o pronome nós e a locução a gente estão em competição.
- C)o pronome tu ocorre com menos frequência que o pronome você.
- D)as formas átonas o(s) e a(s) estão sendo substituídas por ele(s) e ela(s).
A alternativa correta é A)
É inegável que a língua portuguesa, como qualquer idioma, passa por mudanças, adaptações motivadas pelo uso, pelos falantes obviamente. Com base na articulação entre morfologia e sintaxe, menciona-se a mudança (não tão recente) no sistema pronominal do português. Quanto a isso, equivoca-se quem afirma que:
- A) a forma vós e a forma você são intercambiáveis.
- B) o pronome nós e a locução a gente estão em competição.
- C) o pronome tu ocorre com menos frequência que o pronome você.
- D) as formas átonas o(s) e a(s) estão sendo substituídas por ele(s) e ela(s).
O gabarito correto é A.
Questão 14
um processo que requer deles paciência, determinação e boa vontade. Em referência às estratégias dessas missões, não se deve
afirmar que:
- A)as estratégias podem adaptar-se ao nível de dificuldade que o aluno apresenta.
- B)há flexibilidade nessas ações, pois a situação determina a abordagem a ser adotada.
- C)é profícuo propor atividades de leitura, levando-se em conta os diferentes gêneros textuais.
- D)existe apenas um modelo eficaz para o professor aplicar: a adoção de um único perfil discente.
A alternativa correta é D)
A missão de ensinar a ler é um desafio complexo, tanto para o professor quanto para o aluno, exigindo paciência, determinação e colaboração mútua. O processo de alfabetização não pode ser reduzido a um método único ou a uma abordagem inflexível, pois cada aluno apresenta necessidades e ritmos de aprendizagem distintos.
Analisando as alternativas apresentadas, fica evidente que a afirmação incorreta é a letra D, que defende a adoção de um único perfil discente como modelo eficaz. Essa visão é limitadora e desconsidera a diversidade de habilidades, interesses e contextos que os alunos trazem para a sala de aula. Um ensino eficaz da leitura deve ser dinâmico e adaptável, como sugerem as outras alternativas:
- A estratégias devem se ajustar ao nível de dificuldade do aluno (A)
- As abordagens precisam ser flexíveis conforme a situação (B)
- É produtivo trabalhar com diversos gêneros textuais (C)
Portanto, a resposta correta é realmente D, pois um modelo único e rígido não contempla as múltiplas dimensões do processo de aprendizagem da leitura. O ensino eficaz requer variedade metodológica e atenção às individualidades.
Questão 15
- A)Ensinar a norma culta é dar relevo a essa norma em detrimento de outras variedades linguísticas estigmatizadas.
- B)Aprender a norma culta é saber usar, de modo eficiente, uma variedade predominante para a ascensão social.
- C)O ensino da norma culta não deve condenar a língua falada na família ou na comunidade do discente.
- D)A norma culta deve ser o único modelo de descrição da língua no contexto escolar.
A alternativa correta é C)
O ensino da norma culta na escola é um tema que gera debates frequentes no campo da educação e da linguística. A questão apresentada aborda a relação entre a norma culta e as variações linguísticas, destacando a importância de um equilíbrio entre o ensino formal e o respeito às diversidades da língua.
A alternativa C) é a correta, pois reconhece que o ensino da norma culta não deve invalidar ou menosprezar as formas de expressão linguística presentes no ambiente familiar e comunitário do aluno. Essa abordagem valoriza a identidade cultural do estudante enquanto o prepara para dominar a norma padrão, ampliando suas possibilidades de comunicação em diferentes contextos sociais.
As demais alternativas apresentam equívocos. A alternativa A) sugere uma hierarquização prejudicial entre as variedades linguísticas, enquanto a B) reduz o aprendizado da norma culta a um instrumento de ascensão social, ignorando seu papel como ferramenta de expressão e acesso ao conhecimento. Já a alternativa D) propõe uma visão limitada da língua, desconsiderando a riqueza das variações linguísticas no processo educativo.
Portanto, a resposta correta reforça a necessidade de um ensino que combine o domínio da norma culta com o respeito às variedades linguísticas, promovendo uma educação linguística inclusiva e crítica.
Questão 16
- A)gramática transferencial.
- B)gramática internalizada.
- C)gramática normativa.
- D)gramática descritiva.
A alternativa correta é B)
A resposta correta para a questão apresentada é a alternativa B) gramática internalizada. Esse conceito refere-se ao conjunto de regras linguísticas que os falantes de uma língua dominam de maneira intuitiva, permitindo-lhes utilizar o idioma de forma natural e espontânea em sua comunicação cotidiana.
Diferentemente da gramática normativa, que estabelece regras prescritivas baseadas em padrões considerados "corretos" pela tradição, a gramática internalizada é adquirida organicamente pelo falante por meio da exposição à língua desde a infância. Ela não depende de estudos formais, mas sim da internalização das estruturas linguísticas através do uso e da interação social.
Enquanto a gramática descritiva busca analisar e documentar como a língua é efetivamente usada pelos falantes, e a gramática transferencial está relacionada à aquisição de uma segunda língua, a internalizada representa o conhecimento implícito que permite a comunicação fluente e autêntica na língua materna.
Questão 17
extraído de Moretto (2001): “Dê sua opinião: o que você faria para acabar com a situação da seca no Nordeste?”. Segundo esse
autor, a resposta a essa questão foi a seguinte: “Nada, absolutamente nada, pois não gosto de nordestino e quero que todo mundo
se lasque”. Com base unicamente nesse enunciado e nas estratégias de textualização, é correto afirmar que:
- A)o enunciado é genérico e impreciso, contudo é inaceitável esse tipo de resposta, que implica a devida punição.
- B)o professor estruturou corretamente o enunciado, e o aluno careceu de estruturas cognitivas para responder.
- C)o aluno, de fato, deu sua opinião e quebrou a expectativa do professor com relação à resposta esperada.
- D)o aspecto de relevância desse enunciado para o aluno expõe a sua completa falta de conhecimento.
A alternativa correta é C)
O texto apresentado aborda uma questão de prova que solicita a opinião do aluno sobre como resolver a seca no Nordeste, seguida de uma resposta polêmica e inesperada. O objetivo do ensaio é analisar a situação com base nas estratégias de textualização e no contexto da avaliação.
A resposta do aluno, embora chocante, cumpre tecnicamente o que foi solicitado no enunciado: ele expressou sua opinião de forma clara, ainda que contrária ao esperado. Isso evidencia que o problema não está na formulação da pergunta, mas na quebra de expectativa por parte do professor, que provavelmente aguardava uma solução convencional ou politicamente correta para o problema da seca.
É importante destacar que questões abertas que pedem opiniões pessoais sempre carregam esse risco - o de receber respostas sinceras, porém indesejadas. O caso demonstra como a subjetividade inerente a certos tipos de questão pode levar a situações complexas de avaliação, onde a adequação da resposta ao comando não necessariamente coincide com a adequação social ou moral do conteúdo.
Portanto, a alternativa correta é de fato a C), pois o aluno respondeu dentro do que foi solicitado, ainda que de maneira provocadora. Isso revela a importância de se considerar tanto a clareza do enunciado quanto os possíveis desdobramentos ao se formular questões que envolvam opiniões pessoais em contextos avaliativos.
Questão 18
terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais/Secretaria de Educação
Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998, 174 p. Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:
terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998,
106 p.).
nos gêneros previstos para o ciclo, considerando as especificidades das condições de produção” deve ser avaliada, buscando-se que
o aluno:
- A)“possa confrontar o texto lido com outros textos e opiniões, posicionando-se criticamente diante dele”.
- B)“consiga monitorar seu desempenho durante o processo de produção, em função da reação dos interlocutores”.
- C)“realize, oralmente ou por escrito, retomadas de textos ouvidos (resumo, por exemplo), de forma que sejam preservadas as ideias principais”.
- D)“produza textos considerando as finalidades estabelecidas, as especificidades do gênero e do suporte, os papéis assumidos pelos interlocutores, os conhecimentos presumidos do interlocutor, bem como as restrições impostas pelos lugares de circulação previstos para o texto”.
A alternativa correta é D)
A questão apresentada aborda os critérios de avaliação da aprendizagem em língua portuguesa, conforme estabelecido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. O objetivo é avaliar a capacidade do aluno de redigir textos escritos, considerando as condições de produção específicas de cada gênero textual.
Entre as alternativas fornecidas, a opção D) é a que melhor se alinha com os critérios definidos pelos PCN. Isso porque ela enfatiza a importância de o aluno produzir textos levando em conta diversos elementos essenciais, como a finalidade do texto, as características do gênero e do suporte, os papéis dos interlocutores, os conhecimentos prévios do leitor e as restrições impostas pelo contexto de circulação. Esses aspectos são fundamentais para uma produção textual adequada e coerente com as expectativas de comunicação.
As demais alternativas, embora relevantes para o desenvolvimento de habilidades linguísticas, não se concentram especificamente na produção escrita conforme os critérios estabelecidos. A alternativa A) trata da leitura crítica, a B) do monitoramento do desempenho durante a produção, e a C) da retomada oral ou escrita de textos ouvidos. Portanto, a resposta correta é, de fato, a alternativa D), por abranger de maneira mais completa e direta os critérios de avaliação propostos.
Questão 19
Durante um trabalho de reescritas de textos de uma turma, o professor se depara com a seguinte frase: “Foi difícil
para mim perceber o erro”. Com o objetivo de ampliar o conhecimento do aluno em relação à atividade proposta, o
professor deverá
- A)esclarecer acerca do uso indevido do pronome oblíquo nesta frase.
- B)manter a frase como está, pois, tal construção está adequada de acordo com a norma padrão da língua.
- C)não fazer qualquer comentário ou alteração para que a escolha pela variante não padrão seja valorizada.
- D)confrontar o uso inadequado aplicado pelo aluno com a escolha adequada permitindo que ele mesmo tire suas conclusões.
A alternativa correta é B)
Durante um trabalho de reescrita de textos com uma turma, o professor encontra a seguinte frase: "Foi difícil para mim perceber o erro". Diante disso, surge a questão sobre como proceder para ampliar o conhecimento do aluno em relação à atividade proposta.
Analisando as opções apresentadas, a alternativa B) é a correta, pois a construção da frase está adequada de acordo com a norma padrão da língua portuguesa. O pronome oblíquo "mim" está sendo utilizado corretamente após a preposição "para", seguindo as regras gramaticais.
As demais alternativas não se aplicam neste caso. A opção A) sugere um esclarecimento sobre o uso indevido do pronome oblíquo, o que não é necessário, já que a frase está correta. A alternativa C) propõe não fazer qualquer comentário, o que poderia deixar o aluno sem compreender a importância da norma padrão. Já a opção D) indica um confronto com um suposto erro, o que também não se justifica, visto que a construção está gramaticalmente aceitável.
Portanto, o professor deve manter a frase como está, reforçando ao aluno que sua escolha linguística está de acordo com a norma culta, promovendo assim a confiança no uso da língua portuguesa.
Questão 20
Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que
se afirma a seguir e assinale a alternativa com a
sequência correta. A organização dos conteúdos
de Língua Portuguesa pressupõe um tratamento
cíclico, ou seja, os mesmos conteúdos aparecem
ao longo de toda a escolaridade, variando apenas
o grau de aprofundamento e sistematização. Para
tanto, é preciso considerar que
( ) os conhecimentos posteriores dos alunos
em relação ao que se pretende ensinar,
identificando até que ponto os conteúdos
ensinados foram realmente aprendidos.
( ) o nível de complexidade dos diferentes
conteúdos como definidor do grau de
autonomia possível aos alunos, na realização das atividades, nos diferentes
ciclos.
( ) o nível de aprofundamento possível
de cada conteúdo, em função das
possibilidades de compreensão dos alunos
nos diferentes momentos do seu processo
de aprendizagem.
- A)V – V – V.
- B)F – V – F.
- C)F – V – V.
- D)V – F – V.
- E)F – F – V.
A alternativa correta é C)
O ensino da Língua Portuguesa, como qualquer disciplina escolar, requer uma abordagem cíclica e progressiva, em que os conteúdos são retomados ao longo da escolaridade com diferentes níveis de complexidade. Essa metodologia visa consolidar o aprendizado e permitir que os alunos desenvolvam suas habilidades linguísticas de forma gradual. Analisando as afirmações apresentadas, é possível identificar quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F).
1. "Os conhecimentos posteriores dos alunos em relação ao que se pretende ensinar, identificando até que ponto os conteúdos ensinados foram realmente aprendidos."
Esta afirmação é falsa (F), pois o texto não menciona a avaliação de conhecimentos posteriores como parte do tratamento cíclico. O foco está na progressão e no aprofundamento dos conteúdos, não na verificação de aprendizagens passadas.
2. "O nível de complexidade dos diferentes conteúdos como definidor do grau de autonomia possível aos alunos, na realização das atividades, nos diferentes ciclos."
Esta afirmação é verdadeira (V), pois a organização cíclica dos conteúdos pressupõe que o grau de dificuldade e autonomia aumente conforme os alunos avançam em sua trajetória escolar.
3. "O nível de aprofundamento possível de cada conteúdo, em função das possibilidades de compreensão dos alunos nos diferentes momentos do seu processo de aprendizagem."
Esta afirmação é verdadeira (V), já que o texto destaca a importância de ajustar o ensino conforme a capacidade de compreensão dos alunos em cada fase.
Portanto, a sequência correta é F – V – V, correspondente à alternativa C).