Questões Sobre Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa - Pedagogia - concurso
Questão 51
Tendo em vista algumas metas gerais que foram estabelecidas pelo professor para o desenvolvimento do trabalho ao longo do ano, foram considerados os conhecimentos e as capacidades linguísticas que as crianças já possuem ou que ainda não desenvolveram. Algumas ações docentes ou de atividades possíveis, organizada na forma de um Plano de Trabalho são apresentadas, sinalizando alguns níveis de intensidade do trabalho a ser desenvolvido. Dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F) nos eixos propostos a seguir:
( ) A aquisição do sistema de escrita corresponde à exploração de diferenças entre o sistema de escrita e outras formas de representação.
( ) A aquisição do sistema de escrita corresponde à exploração do alfabeto e introdução gradual dos diferentes tipos de letras.
( ) A escrita e a produção de textos correspondem à exploração de escrita de palavras e sentenças com observação do princípio alfabético e de convenções gráficas mais simples.
( ) A escrita e a produção de texto correspondem à exploração de palavras com sílabas canônicas e não canônicas, ou seja, reconhecimento único e codificado.
( ) A escrita e a produção de textos correspondem à exploração de recontos de narrativas lidas pelo professor, com observação da estrutura da linguagem escrita.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
- A)V, V, V, V, F
- B)V, V, V, F, V
- C)V, V, F, V, V
- D)V, V, V, F, F
A alternativa correta é B)
Tendo em vista algumas metas gerais que foram estabelecidas pelo professor para o desenvolvimento do trabalho ao longo do ano, foram considerados os conhecimentos e as capacidades linguísticas que as crianças já possuem ou que ainda não desenvolveram. Algumas ações docentes ou de atividades possíveis, organizadas na forma de um Plano de Trabalho, são apresentadas, sinalizando alguns níveis de intensidade do trabalho a ser desenvolvido. Dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F) nos eixos propostos a seguir:
( V ) A aquisição do sistema de escrita corresponde à exploração de diferenças entre o sistema de escrita e outras formas de representação.
( V ) A aquisição do sistema de escrita corresponde à exploração do alfabeto e introdução gradual dos diferentes tipos de letras.
( V ) A escrita e a produção de textos correspondem à exploração de escrita de palavras e sentenças com observação do princípio alfabético e de convenções gráficas mais simples.
( F ) A escrita e a produção de texto correspondem à exploração de palavras com sílabas canônicas e não canônicas, ou seja, reconhecimento único e codificado.
( V ) A escrita e a produção de textos correspondem à exploração de recontos de narrativas lidas pelo professor, com observação da estrutura da linguagem escrita.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
- A) V, V, V, V, F
- B) V, V, V, F, V
- C) V, V, F, V, V
- D) V, V, V, F, F
O gabarito correto é B.
Questão 52
Vários instrumentos têm sido experimentados pelos professores alfabetizadores, em suas práticas de avaliação, como fontes de informação sobre os processos de aprendizagem de seus alunos. Tendo em vista os requisitos de que a avaliação, no ciclo, seja formativa e continuada, alguns desses instrumentos expressam conquistas que merecem ser consolidadas e aprimoradas. Nesse contexto, dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as possibilidades avaliativas descritas a seguir:
( ) Observação e registro: procedimentos fundamentais ao longo do processo de aprendizagem, desde o momento de diagnóstico dos conhecimentos prévios dos alunos, em relação ao sistema de escrita, até as avaliações das capacidades desenvolvidas em sua trajetória no ciclo.
( ) Provas operatórias: instrumentos assim designados devido à sua ênfase em operações mentais envolvidas nos conhecimentos que estão processados pelos alunos, ao longo de seu desenvolvimento e de suas aprendizagens.
( ) Auto-avaliação: estratégias que propiciam o levantamento de informações relevantes para regular o processo de construção de significados pelo próprio aluno. Sua principal finalidade é a tomada de consciência de suas capacidades e dificuldades, de modo a reestruturar estratégias, atitudes e formas de estudo, direcionadas para os problemas que enfrenta.
( ) Portifólio: organização e arquivo de registro das aprendizagens dos alunos, selecionados pelos professores alfabetizadores, com intenção de fornecer uma síntese do percurso que foi definido e da trajetória idealizada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
- A)F, V, V, V
- B)V, V, V, F
- C)F, V, V, F
- D)V, F, V, V
A alternativa correta é B)
Vários instrumentos têm sido experimentados pelos professores alfabetizadores em suas práticas de avaliação, buscando compreender os processos de aprendizagem dos alunos. Considerando a necessidade de uma avaliação formativa e contínua, algumas dessas ferramentas se destacam por seu potencial em acompanhar e aprimorar o desenvolvimento dos estudantes. Analisando as afirmações apresentadas, podemos determinar sua veracidade da seguinte forma:
V Observação e registro: Esses procedimentos são essenciais para acompanhar a evolução dos alunos, desde o diagnóstico inicial até a consolidação de habilidades ao longo do ciclo. Eles permitem um acompanhamento detalhado e personalizado.
V Provas operatórias: Esses instrumentos focam nas operações mentais envolvidas no processo de aprendizagem, sendo úteis para avaliar como os alunos processam e constroem conhecimentos durante seu desenvolvimento.
V Autoavaliação: Essa estratégia é valiosa por permitir que o aluno reflita sobre seu próprio aprendizado, identificando suas conquistas e desafios. Isso favorece a autorregulação e a busca por soluções adaptadas às suas necessidades.
F Portfólio: Embora seja uma ferramenta útil para documentar a trajetória de aprendizagem, a descrição apresentada está incorreta. O portfólio não é uma síntese de um percurso "idealizado", mas sim um registro real e dinâmico do processo de aprendizagem, muitas vezes construído com a participação ativa do aluno.
Portanto, a sequência correta é V, V, V, F, correspondente à alternativa B).
Questão 53
As necessidades culturais, científicas e da comunicação do ser humano exigem que se criem, a todo momento, novas palavras, o que implica renovação do léxico. Assim, o estudo da Neologia de palavras é um tópico importante no ensino da Língua Portuguesa. Sobre as técnicas de ensino, assinale a alternativa incorreta.
- A)A língua é um sistema autorregulador, que dá conta de suas necessidades. Ela mesma acolhe o que tern serventia e descarta o que e dispensável.
- B)Se a escola quer defender a inclusão da língua falada no ensino de gramática, não pode, portanto, abster-se de estudar a renovação diária do léxico.
- C)A compreensão ou não de uma palavra está relacionada à sua origem, à sua etimologia e à língua de onde ela procede.
- D)É preciso descobrir que relações as palavras assumem nos vários tipos de textos, sejam elas de formação simples, derivada ou composta, novas ou estrangeiras, incorporadas a língua.
A alternativa correta é C)
As necessidades culturais, científicas e da comunicação do ser humano exigem que se criem, a todo momento, novas palavras, o que implica renovação do léxico. Assim, o estudo da Neologia de palavras é um tópico importante no ensino da Língua Portuguesa. Sobre as técnicas de ensino, assinale a alternativa incorreta.
- A) A língua é um sistema autorregulador, que dá conta de suas necessidades. Ela mesma acolhe o que tem serventia e descarta o que é dispensável.
- B) Se a escola quer defender a inclusão da língua falada no ensino de gramática, não pode, portanto, abster-se de estudar a renovação diária do léxico.
- C) A compreensão ou não de uma palavra está relacionada à sua origem, à sua etimologia e à língua de onde ela procede.
- D) É preciso descobrir que relações as palavras assumem nos vários tipos de textos, sejam elas de formação simples, derivada ou composta, novas ou estrangeiras, incorporadas à língua.
O gabarito correto é C).
Questão 54
O objeto de ensino das aulas de Língua Portuguesa é a língua e, como tal, é necessário proporcionar ao sujeito-estudante acesso as regras gerais que regem esse objeto bem como democratizar o acesso a seu produto. Sobre o ensino do português brasileiro atual e a norma padrão em relação a flexão verbal e nominal, analise as afirmativas e de valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A frase é o limite máximo de estudo.
( ) Ensinar as questões relativas as flexões verbais é algo que depende das aulas de gramática tradicionais.
( ) O espaço escolar não deve ser palco das mais diferentes manifestações linguísticas e reflexões sobre esses diferentes falares.
( ) Devem-se privilegiar atividades em que a reflexão sobre a fala seja a tônica do trabalho a ser desenvolvido.
( ) As atividades de reescrita devem ser evitadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
- A)V-V-V-V-V.
- B)F -F -F -V -F .
- C)F -F -F -F -F .
- D)V-V-V-F-V.
A alternativa correta é B)
O ensino da Língua Portuguesa e a norma padrão: uma análise das afirmativas
O ensino da Língua Portuguesa no Brasil enfrenta desafios constantes, especialmente no que diz respeito à relação entre a norma padrão e as variações linguísticas presentes no cotidiano dos estudantes. A questão apresentada aborda pontos fundamentais sobre esse tema, propondo uma reflexão sobre práticas pedagógicas e concepções de linguagem.
A primeira afirmativa, que coloca a frase como "limite máximo de estudo", é falsa. O trabalho com a língua deve ir além da análise frasal, contemplando textos em seus contextos de produção e circulação. A perspectiva textual e discursiva amplia as possibilidades de compreensão da língua como prática social.
A segunda afirmação, que vincula o ensino de flexões verbais exclusivamente à gramática tradicional, também é falsa. O estudo das variações morfológicas pode e deve ser abordado em situações reais de uso da língua, integrando aspectos formais e funcionais.
A terceira proposição, que nega o espaço escolar como ambiente de diversidade linguística, é igualmente falsa. A escola deve, sim, acolher e problematizar as diferentes variedades da língua, promovendo a reflexão sobre adequação linguística sem hierarquizar os falares.
A quarta afirmação, que defende atividades com foco na reflexão sobre a fala, é verdadeira. Essa abordagem permite aos estudantes compreenderem as relações entre oralidade e escrita, além de desenvolverem consciência sobre as variações linguísticas.
Por fim, a quinta afirmativa, que sugere evitar atividades de reescrita, é falsa. A reescrita é ferramenta valiosa para trabalhar diferentes registros e normas, permitindo ao aluno experimentar ajustes linguísticos conscientes.
Portanto, a sequência correta é F - F - F - V - F, correspondente à alternativa B. Essa análise reforça a importância de um ensino de língua que equilibre conhecimento normativo e reflexão sobre a diversidade linguística, preparando os estudantes para usos competentes em diferentes esferas sociais.
Questão 55
Um caminho metodológico a ser desenvolvido nas diferentes séries é o de confrontar as diferentes formas e usos da linguagem. Sobre o processo de avaliação do tópico a linguagem verbal e suas modalidades (fala e escrita), analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A avaliação deve ser pautada por diferentes critérios, o que significa que os parâmetros são relativos.
II. A amplitude do tema exige um processo de avaliação também mais amplo, o que significa dizer que os textos, orais e escritos, devem estar submetidos a um processo de avaliação que leve em conta as suas funções e as suas opções linguísticas.
III. Recomenda-se que os critérios não sejam apenas pautados pela norma padrão, dada exatamente a grande variedade de usos e possibilidades de usos.
Estão corretas as afirmativas:
- A)I e III apenas.
- B)II e III, apenas.
- C)I e II, apenas.
- D)I, II e III.
A alternativa correta é D)
Um caminho metodológico a ser desenvolvido nas diferentes séries é o de confrontar as diferentes formas e usos da linguagem. Sobre o processo de avaliação do tópico a linguagem verbal e suas modalidades (fala e escrita), analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A avaliação deve ser pautada por diferentes critérios, o que significa que os parâmetros são relativos.
II. A amplitude do tema exige um processo de avaliação também mais amplo, o que significa dizer que os textos, orais e escritos, devem estar submetidos a um processo de avaliação que leve em conta as suas funções e as suas opções linguísticas.
III. Recomenda-se que os critérios não sejam apenas pautados pela norma padrão, dada exatamente a grande variedade de usos e possibilidades de usos.
Estão corretas as afirmativas:
- A) I e III apenas.
- B) II e III, apenas.
- C) I e II, apenas.
- D) I, II e III.
O gabarito correto é D).
Questão 56
Um dos grandes objetivos da disciplina Língua Portuguesa é a de proporcionar ao aluno o uso das várias modalidades da língua e, particularmente, o domínio da representação escrita da linguagem. Sobre o ensino da linguagem verbal e suas modalidades (fala e escrita), assinale a alternativa correta:
- A)Por razões sociais e políticas, é fundamental que exista uma inserção cada vez mais produtiva no mundo letrado, o que significa focar o aprendizado somente no código em que se materializa: a escrita.
- B)A primeira condição para que o aprendizado, nas situações escolares, seja efetivo e produtivo e a apresentação da diversidade de usos linguísticos.
- C)Dado o grande número de textos que circulam na sociedade, recomenda-se que a tarefa de ensino seja pautada por um critério quantitativo.
- D)O domínio da escrita em um primeiro momento pode significar um distanciamento das formas orais, pois o código não transcreve os sons nem reproduz os traços da fala. Assim, a ideia de “pureza” da língua escrita deve ser defendida.
A alternativa correta é B)
Análise sobre o ensino da linguagem verbal e suas modalidades
A disciplina de Língua Portuguesa tem como um de seus principais objetivos capacitar os alunos no uso das diferentes modalidades da língua, com ênfase especial no domínio da representação escrita. Entre as alternativas apresentadas, a correta é a B), que afirma ser fundamental apresentar a diversidade de usos linguísticos para que o aprendizado seja efetivo e produtivo nas situações escolares.
A alternativa A) está incorreta porque, embora a inserção no mundo letrado seja importante, focar exclusivamente na escrita é limitador, já que a língua possui múltiplas formas de expressão. A C) também é equivocada, pois o critério quantitativo não garante qualidade no ensino, sendo mais relevante trabalhar com a variedade e a função dos textos. Por fim, a D) defende uma visão reducionista ao sugerir que a escrita deve se distanciar da oralidade e manter uma suposta "pureza", ignorando que a língua é dinâmica e influenciada por diversos contextos sociais.
Portanto, a alternativa B) é a que melhor reflete a necessidade de valorizar a diversidade linguística no processo de ensino, permitindo que os alunos compreendam e utilizem a língua em suas diferentes formas e situações de comunicação.
Questão 57
O trabalho desenvolvido na escola, tradicionalmente, limita-se a discutir a estrutura do discurso argumentative e as normas da gramática que o regem. Sobre as práticas de ensino da organização textual do discurso argumentative, assinale a alternativa correta:
- A)Não é necessário que o aluno tenha condições de poder debater, de externar seu ponto de vista, de ouvir o posicionamento do outro.
- B)Para não confundir o aluno, deve-se evitar exibir diferentes modos de como os discursos argumentativos se estruturam.
- C)O aluno não precisa ter conhecimento e informação a respeito do que defende, uma vez que a existência desse gênero se sustenta na forma de discutir.
- D)É importante avaliar se os alunos reconhecem e usam, autonomamente, os mecanismos adequados ao efeito de sentido pretendido na produção desse gênero textual e se a linguagem utilizada e ou não adequada ao contexto.
A alternativa correta é D)
O ensino tradicional da argumentação nas escolas frequentemente se concentra apenas na estrutura do discurso e nas normas gramaticais, negligenciando aspectos fundamentais para o desenvolvimento crítico dos alunos. A alternativa correta, D), destaca a importância de avaliar se os estudantes reconhecem e aplicam autonomamente os mecanismos linguísticos adequados ao gênero argumentativo, considerando o contexto e o efeito de sentido desejado.
As outras alternativas apresentam equívocos pedagógicos graves. A opção A) ignora a essência do discurso argumentativo, que é justamente o debate e a troca de ideias. Já a alternativa B) sugere uma abordagem limitadora, privando os alunos de conhecer a diversidade de estruturas argumentativas. Por fim, a opção C) comete o erro de separar forma e conteúdo, como se a argumentação pudesse existir sem embasamento factual ou conhecimento prévio.
Portanto, a resposta correta reforça a necessidade de um ensino que vá além da forma, preparando os alunos para usar a linguagem de maneira crítica e contextualizada, habilidades essenciais para a cidadania e o pensamento autônomo.
Questão 58
O fenômeno da variação é inerente a qualquer língua natural. Assim, qualquer tentativa de moldar o sistema a um único padrão formal está fadada a não se realizar. Sobre o ensino da variação linguística no português brasileiro dentro da óptica das orientações do Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Entre o conhecimento linguístico acumulado e desenvolvido pelos alunos, seguramente, encontra-se aquele que diz respeito a percepção das diferenças linguísticas.
II. No processo de comparar os diferentes falares naturalmente surge a questão da definição das formas de maior prestígio em contraste com as formas mais estigmatizadas.
III. É importante que o trabalho sobre a língua esteja descolado de uma reflexão cultural mais ampla.
Estão corretas as afirmativas:
- A)I e III apenas.
- B)II e III, apenas.
- C)I e II, apenas.
- D)I, II e III.
A alternativa correta é C)
O ensino da variação linguística no português brasileiro, conforme as orientações do Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, aborda questões fundamentais sobre como a língua é percebida e utilizada em diferentes contextos sociais. A análise das afirmativas apresentadas revela aspectos cruciais desse processo educativo.
A afirmativa I está correta, pois reconhece que os alunos já possuem um repertório linguístico diversificado, incluindo a percepção das diferenças entre variedades da língua. Essa consciência é essencial para um ensino que valorize a pluralidade de expressões no português brasileiro.
A afirmativa II também está correta, já que o contraste entre formas prestigiadas e estigmatizadas é uma consequência natural da comparação entre diferentes falares. Esse debate é fundamental para discutir preconceitos linguísticos e promover uma visão mais crítica sobre a língua.
Já a afirmativa III está incorreta, pois o trabalho sobre a língua não pode ser dissociado de uma reflexão cultural ampla. A linguagem está intrinsecamente ligada a fatores sociais, históricos e identitários, tornando essencial essa conexão no processo de ensino.
Portanto, as afirmativas corretas são I e II apenas, correspondendo à alternativa C) do gabarito. Essa análise reforça a importância de abordar a variação linguística de forma crítica e contextualizada no ensino do português brasileiro.
Questão 59
O professor deve considerar que textos de gêneros diferentes exigem estratégias de leitura e produção diversas e que tarefas diferentes propostas a partir de um mesmo texto também podem requerer a ativação e articulação de habilidades distintas. Sobre os gêneros do domínio literário, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Com relação aos gêneros do domínio literário, vale lembrar que cabe a escola mediar a leitura e a apreciação dos textos literários, com base em categorias que reconheçam a especificidade da recepção literária.
II. Aliteratura não ultrapassa a verdade de correspondância (o que pode ser constatado pela observação ou pelo testemunho de outras fontes): instaura outra relação entre o sujeito e o mundo, entre a imagem e o objeto.
III. A compreensão da especificidade do texto literário justifica por que ele não deve ser usado para outras finalidades, além daquela de contribuir para formar leitores capazes de reconhecer e apreciar os usos estéticos e criativos da linguagem.
Estão corretas as afirmativas:
- A)I, II, III.
- B)II e III, apenas.
- C)I e II, apenas.
- D)I e III, apenas.
A alternativa correta é D)
O professor deve considerar que textos de gêneros diferentes exigem estratégias de leitura e produção diversas e que tarefas diferentes propostas a partir de um mesmo texto também podem requerer a ativação e articulação de habilidades distintas. Sobre os gêneros do domínio literário, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Com relação aos gêneros do domínio literário, vale lembrar que cabe a escola mediar a leitura e a apreciação dos textos literários, com base em categorias que reconheçam a especificidade da recepção literária.
II. A literatura não ultrapassa a verdade de correspondência (o que pode ser constatado pela observação ou pelo testemunho de outras fontes): instaura outra relação entre o sujeito e o mundo, entre a imagem e o objeto.
III. A compreensão da especificidade do texto literário justifica por que ele não deve ser usado para outras finalidades, além daquela de contribuir para formar leitores capazes de reconhecer e apreciar os usos estéticos e criativos da linguagem.
Estão corretas as afirmativas:
- A) I, II, III.
- B) II e III, apenas.
- C) I e II, apenas.
- D) I e III, apenas.
O gabarito correto é D).
Questão 60
A seleção dos conteúdos específicos de Língua Portuguesa se traduz em critérios de seleção de textos, de práticas pedagógicas de leitura e produção de textos e de recursos linguísticos que deverão ser objeto de reflexão e estudo sistemático, a cada etapa de ensino. Com base na Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), assinale a alternativa correta.
- A)Contemplar a diversidade significa pretender ensinar todos os generos.
- B)Os estudos linguísticos atuais mostram que o usuário da língua pode se mostrar competente para interpretar ou produzir todo o tipo de gênero de texto.
- C)Para expandir as possibilidades de uso da língua, é necessário trabalhar com textos orais e escritos representatives dos diversos gêneros, inclusive textos produzidos em situações de interação diferentes daquelas do universo imediato do aluno.
- D)Os textos devem ter baixos níveis de organização.
A alternativa correta é C)
A seleção dos conteúdos específicos de Língua Portuguesa é um processo que demanda critérios bem definidos, especialmente no que diz respeito à escolha de textos, práticas pedagógicas e recursos linguísticos a serem trabalhados em sala de aula. Conforme a Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), a alternativa correta é a letra C, que afirma a necessidade de expandir as possibilidades de uso da língua por meio da diversidade de gêneros textuais, incluindo textos orais e escritos que representem diferentes situações de interação, mesmo aquelas que estejam além do universo imediato do aluno.
Essa abordagem é essencial para desenvolver a competência comunicativa dos estudantes, permitindo que eles não apenas dominem os gêneros mais familiares, mas também sejam capazes de interpretar e produzir textos em contextos variados. A alternativa C reforça a importância de não limitar o ensino apenas aos gêneros cotidianos, mas sim explorar a riqueza e a complexidade da língua em suas múltiplas formas de expressão.
As demais alternativas apresentam equívocos. A letra A sugere que contemplar a diversidade significa ensinar todos os gêneros, o que é inviável e pouco estratégico. A letra B afirma que os usuários da língua são naturalmente competentes em todos os gêneros, o que não corresponde à realidade, já que a competência comunicativa se desenvolve por meio da prática e do estudo. Já a letra D propõe que os textos devem ter baixos níveis de organização, o que contraria o objetivo de formar leitores e produtores de textos críticos e reflexivos.
Portanto, a alternativa C é a que melhor reflete os princípios do CBC, ao defender uma abordagem ampla e contextualizada do ensino de Língua Portuguesa, preparando os alunos para interagir com a língua em suas diversas manifestações sociais e culturais.