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Questões Sobre Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa - Pedagogia - concurso

Questão 61

A melhor maneira de desenvolver a competência e o gosto pela leitura literária é criar situações em que o aluno tenha oportunidade de interagir com o objeto que se quer que ele conheça e aprecie: o texto literário. Sobre o uso desse tipo de texto no ensino da língua portuguesa, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. O estudo das manifestações literárias pode contribuir significativamente para articular extemamente a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias com a área de Ciências Humanas, uma vez que favorece o desenvolvimento do eixo de Contextualização Sociocultural, previsto pelos PCN+.
II. A construção de conceitos e o conhecimento de teorias acerca da literatura e do fazer literário se dão na relação passiva com o objeto de conhecimento.
III. Os textos literários oferecem oportunidade para a compreensão dos processos simbólicos historicamente contextualizados, bem como para a compreensão das identidades culturais nacionais e regionais e das circunstâncias históricas, sociológicas, antropológicas de sua formação.

Estão corretas as afirmativas:

  • A)I, II, III.
  • B)I e III, apenas.
  • C)I e II, apenas.
  • D)II e III, apenas.
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A alternativa correta é A)

A melhor maneira de desenvolver a competência e o gosto pela leitura literária é criar situações em que o aluno tenha oportunidade de interagir com o objeto que se quer que ele conheça e aprecie: o texto literário.

Sobre o uso desse tipo de texto no ensino da língua portuguesa, analisando as afirmativas:

I. O estudo das manifestações literárias pode contribuir significativamente para articular a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias com a área de Ciências Humanas, uma vez que favorece o desenvolvimento do eixo de Contextualização Sociocultural, previsto pelos PCN+.

II. A construção de conceitos e o conhecimento de teorias acerca da literatura e do fazer literário se dão na relação passiva com o objeto de conhecimento.

III. Os textos literários oferecem oportunidade para a compreensão dos processos simbólicos historicamente contextualizados, bem como para a compreensão das identidades culturais nacionais e regionais e das circunstâncias históricas, sociológicas, antropológicas de sua formação.

Estão corretas as afirmativas:

  • A) I, II, III.
  • B) I e III, apenas.
  • C) I e II, apenas.
  • D) II e III, apenas.

O gabarito correto é A).

Questão 62

O sentido do ensino e da aprendizagem impõe a ampliação de horizontes, de forma a reconhecer as dimensões estéticas e éticas da atividade humana de linguagem. Sobre as diretrizes norteadoras para o ensino de Língua Portuguesa que constam da Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Preparar o aluno para a vida significa formar locutores/ autores e interlocutores capazes de usar a língua materna para compreender o que ouvem e leem e para se expressar em variedades e registros de linguagem pertinentes e adequados a diferentes situações comunicativas.
II. O aluno deverá ter acesso à diversidade de usos da língua, em especial as variedades cultas e aos gêneros de discurso do dominio público que as exigem, condição necessária ao aprendizado permanente e a inserção social.
III. É importante ter em mente que o aluno não domina nenhuma das variedades da língua e, portanto, o professor não deve partir dos conhecimentos intuitivos de falante da língua do aluno.

Estão corretas as afirmativas:

  • A)I, II, III.
  • B)II e III, apenas.
  • C)I e II, apenas.
  • D)I e III, apenas.
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A alternativa correta é C)

O ensino da Língua Portuguesa, conforme as diretrizes do Conteúdo Básico Comum (CBC), busca não apenas desenvolver habilidades linguísticas, mas também ampliar a compreensão estética e ética da linguagem como atividade humana. As afirmativas apresentadas refletem princípios fundamentais para essa abordagem, sendo a alternativa correta a C) I e II, apenas.

A primeira afirmativa está correta ao destacar a importância de formar alunos capazes de utilizar a língua materna de maneira eficaz, tanto na compreensão quanto na produção de textos, adaptando-se a diferentes contextos comunicativos. Isso está alinhado com o objetivo de preparar o aluno para a vida, capacitando-o como locutor e interlocutor crítico.

A segunda afirmativa também está correta, pois reforça a necessidade de expor o aluno à diversidade linguística, especialmente às variedades cultas e aos gêneros discursivos públicos. Essa exposição é essencial para o aprendizado contínuo e a integração social, permitindo que o aluno participe ativamente de diferentes esferas da sociedade.

Já a terceira afirmativa está incorreta, pois desconsidera o conhecimento prévio do aluno como falante nativo. O ensino de língua deve, sim, partir desses conhecimentos intuitivos, aprimorando-os e expandindo-os, em vez de ignorá-los. A abordagem pedagógica deve valorizar a bagagem linguística do aluno como ponto de partida para o desenvolvimento de novas competências.

Portanto, apenas as afirmativas I e II estão corretas, refletindo os princípios do CBC para o ensino de Língua Portuguesa.

Questão 63

Os conteúdos da Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC) tratam das concepções da Língua Portuguesa para o ensino. Em relação a essas concepções, assinale a alternativa correta.

  • A)O professor ensina linguagem para que o aluno descubra o verdadeiro significado das palavras ou dos textos.
  • B)No CBC, a linguagem não é considerada como constitutiva de nossa identidade como seres humanos.
  • C)A linguagem e um todo homogêneo.
  • D)A linguagem nos constitui como sujeitos de discurso e nos posiciona, do ponto de vista político, social, cultural, ético e estético, frente aos discursos que circulam na sociedade.
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A alternativa correta é D)

Análise das Concepções de Língua Portuguesa no CBC

A Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC) apresenta fundamentos essenciais para o ensino da Língua Portuguesa, refletindo sobre o papel da linguagem na formação humana. Entre as alternativas apresentadas, a correta é a D), pois sintetiza a visão contemporânea da linguagem como elemento constitutivo da identidade e do posicionamento social.

A alternativa A) é equivocada, pois reduz o papel do professor a um mediador de significados fixos, ignorando a natureza dinâmica e interpretativa da linguagem. Já a B) contradiz o próprio CBC, que reconhece a linguagem como fator central na construção da identidade humana. A opção C) também é incorreta, uma vez que a linguagem é heterogênea, influenciada por contextos sociais, culturais e históricos.

Portanto, a concepção expressa na alternativa D) é a que melhor reflete as diretrizes do CBC, destacando a linguagem como instrumento de constituição do sujeito e de interação com os discursos sociais, políticos e culturais que permeiam a sociedade.

Questão 64

Os conteúdos da Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC) foram pensados e estruturados visando à construção de conhecimentos que devem fazer parte da vida de todo ser humano. Possuem unidade conceitual não seriada que permite ao professor iniciar o entendimento da língua portuguesa. Sobre a proposta, assinale a alternativa incorreta.

  • A)A referência a decodificação, presente nos PCN+, reduz as línguas naturais - em particular, a língua portuguesa - a um sistema de sinais, por meio do qual um emissor comunica a um recebedor determinada mensagem.
  • B)Ao se considerar aprender e ensinar língua como dominar o código, a compreensão e a produção de textos se reduziriam ao processo de decodificação e codificação: para cada sinal ou combinação de sinais corresponderia um sentido.
  • C)Os enunciados produzidos nas línguas naturais tern uma parte material - os sons, no caso da língua oral, e as formas, no caso da escrita - e uma parte subentendida, essencial para a produção de sentido na interação.
  • D)A parte subentendida está no contexto de produção do enunciado, em sua enunciação e coenunciação, nos conhecimentos de mundo e nos valores partilhados pelos interlocutores.
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A alternativa correta é A)

O texto aborda a Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), destacando sua estrutura não seriada e o enfoque no ensino da língua portuguesa como um conhecimento essencial para todos. A questão solicita a identificação da alternativa incorreta sobre a proposta, sendo o gabarito correto a opção A).

A alternativa A) é considerada incorreta porque, ao mencionar a decodificação nos PCN+, ela simplifica excessivamente as línguas naturais, reduzindo-as a meros sistemas de sinais. Essa visão desconsidera a complexidade da comunicação humana, que envolve não apenas a transmissão de mensagens, mas também aspectos contextuais, culturais e interacionais.

As demais alternativas apresentam concepções mais alinhadas com a proposta do CBC. A alternativa B) critica a redução do ensino da língua ao domínio do código, destacando que a compreensão e produção de textos vão além da simples codificação e decodificação. Já as opções C) e D) enfatizam a importância da parte subentendida nos enunciados, que inclui elementos contextuais, conhecimentos compartilhados e valores dos interlocutores, essenciais para a construção de sentido.

Portanto, a alternativa A) se destaca como incorreta por apresentar uma visão limitada da língua, contrastando com a abordagem mais ampla e integradora proposta pelo CBC.

Questão 65

Ao tratar de atividades realizadas com revistas, as Orientações Pedagógicas da SEE/MG para o ensino de Língua Portuguesa estabelecem como primeira condição para o aprendizado […] fazer do espaço escolar um lócus de circulação desse suporte, o que tem como pressuposto

  • A)as imagens que o acompanham em uma revista podem, em muitos casos, tornar desnecessária a leitura do texto escrito.
  • B)a compreensão de um texto, quando destacado de seu suporte original, é praticamente inviabilizada por essa supressão.
  • C)para a formação de um leitor crítico, é mais importante o contato com o suporte de um texto do que sua leitura.
  • D)o manuseio e o contato tátil e visual com seu suporte são fundamentais para a leitura proficiente de um texto.
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A alternativa correta é D)

Ao abordar a importância das revistas no contexto educacional, as Orientações Pedagógicas da SEE/MG destacam um princípio fundamental para o ensino de Língua Portuguesa: a necessidade de transformar o espaço escolar em um ambiente onde esses materiais circulem efetivamente. Essa perspectiva parte do pressuposto de que o contato direto com o suporte físico — no caso, as revistas — desempenha um papel crucial no desenvolvimento da leitura proficiente.

Entre as alternativas apresentadas, a opção D) corretamente sintetiza essa ideia ao afirmar que "o manuseio e o contato tátil e visual com seu suporte são fundamentais para a leitura proficiente de um texto". Essa visão reconhece que a experiência sensorial e a familiaridade com o formato do material impresso contribuem para a construção de significado, indo além da simples decodificação das palavras.

As demais alternativas apresentam equívocos conceituais: a opção A) subestima a relação entre texto e imagem, enquanto B) exagera a dependência do suporte original. Já a alternativa C) inverte a prioridade ao sugerir que o contato com o suporte é mais relevante que a própria leitura. Portanto, a resposta D) é a que melhor reflete a proposta pedagógica defendida no documento.

Questão 66

Para a gramática normativa, a língua corresponde às formas de expressão produzidas por pessoas cultas, de prestígio. Nas sociedades que têm língua escrita, é principalmente esta modalidade que funciona como modelo, acabando por representar a própria língua. Eventualmente, a restrição é ainda maior, tomando-se por representação da língua a expressão escrita elaborada literariamente. É a essa variante que se costuma chamar “norma culta” ou “variante padrão” ou “dialeto padrão”. Na verdade, em casos mais extremos, mas não raros, chega-se a considerar que esta variante é a própria língua.

(adaptado de Sírio Possenti, Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, Mercado de Letras, 1996, p.74)

À gramática normativa, a que se refere Sírio Possenti, pode ser contraposta a gramática descritiva, que

  • A)recusa aceitar a noção de regra, propugnando a inalienável liberdade do falante no uso da língua.
  • B)procura estudar as regras das variantes menos valorizadas socialmente, sem se ater à norma culta.
  • C)se limita à descrição dos usos particulares da língua, que se furtam a qualquer sistematização.
  • D)enfatiza as noções de regularidade e variação em detrimento de noções como correção ou erro.
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A alternativa correta é D)

No trecho adaptado de Sírio Possenti, o autor discute a visão da gramática normativa, que elege a "norma culta" como representação legítima da língua, frequentemente associada ao uso escrito e literário das elites. Essa perspectiva contrasta radicalmente com a abordagem da gramática descritiva, que busca compreender a língua em sua diversidade e dinâmica social.

A alternativa D) corretamente define a gramática descritiva ao destacar seu foco nas noções de regularidade e variação, em oposição a julgamentos prescritivos sobre "correção" ou "erro". Enquanto a gramática normativa impõe um padrão único, a descritiva reconhece que os usos linguísticos são múltiplos e socialmente contextualizados, analisando tanto as variantes prestigiadas quanto as marginalizadas sem hierarquizá-las.

As demais alternativas distorcem o propósito da gramática descritiva: A) incorre ao sugerir que ela rejeita regras (na verdade, descreve as regras internas de cada variedade); B) reduz seu escopo ao estudo de variantes "menos valorizadas" (quando na verdade estuda todas as variantes); e C) erra ao afirmar que evita sistematização (sua metodologia é justamente científica e sistemática).

Portanto, a gramática descritiva, como aponta a opção correta, substitui o paradigma da norma única por uma análise das regularidades linguísticas em seus contextos reais de uso, valorizando a variação como fenômeno intrínseco às línguas vivas.

Questão 67

Para a gramática normativa, a língua corresponde às formas de expressão produzidas por pessoas cultas, de prestígio. Nas sociedades que têm língua escrita, é principalmente esta modalidade que funciona como modelo, acabando por representar a própria língua. Eventualmente, a restrição é ainda maior, tomando-se por representação da língua a expressão escrita elaborada literariamente. É a essa variante que se costuma chamar “norma culta” ou “variante padrão” ou “dialeto padrão”. Na verdade, em casos mais extremos, mas não raros, chega-se a considerar que esta variante é a própria língua.

(adaptado de Sírio Possenti, Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, Mercado de Letras, 1996, p.74)

Considerando o fragmento transcrito em conjunto com as diretrizes expostas na Proposta Curricular – CBC da SEE/MG para o ensino de Língua Portuguesa, é correto afirmar que a escola tem como tarefa ensinar

  • A)apenas a norma culta ou padrão da língua portuguesa, por diversos motivos: é ela a variante reconhecida e prestigiada socialmente; para as pessoas cultas, ela funciona como modelo e acaba por representar a própria língua; e, finalmente, é a única variante livre dos inevitáveis preconceitos dirigidos às demais variantes.
  • B)a norma culta ou padrão da língua portuguesa, pois é a que o aluno em geral não domina, mas deve recusar a ideia de que esta variante é a própria língua, isto é, não pode desconsiderar as outras variantes e nem dar lugar à expressão dos preconceitos que costumam ser dirigidos a algumas delas.
  • C)apenas as variantes que são geralmente desconsideradas por aqueles que privilegiam a norma culta, chegando a crer que esta variante é a própria língua; ao privilegiar os dialetos menos cultos e os registros menos formais, a escola pode valorizar o conhecimento prévio do aluno e combater os preconceitos linguísticos.
  • D)as variantes ou os dialetos utilizados pelos alunos, no caso da língua oral, para que eles não se sintam vítimas do preconceito linguístico, ao passo que o ensino da norma culta deve ser reservado para os momentos em que se trabalha a expressão escrita elaborada literariamente, nas aulas de literatura.
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A alternativa correta é B)

O fragmento de Sírio Possenti e as diretrizes da Proposta Curricular – CBC da SEE/MG apontam para uma abordagem equilibrada no ensino da língua portuguesa. A gramática normativa tradicionalmente privilegia a "norma culta" ou "variante padrão", muitas vezes tratando-a como a única forma legítima da língua. No entanto, a escola deve adotar uma postura mais inclusiva e crítica.

A alternativa B) é a correta porque reconhece a importância de ensinar a norma culta, já que ela é socialmente valorizada e necessária para situações formais, mas também rejeita a ideia de que essa variante seja a única forma válida da língua. A escola não pode ignorar as demais variantes linguísticas, pois isso reforçaria preconceitos e desconsideraria a diversidade cultural e social dos alunos.

As outras alternativas apresentam visões extremistas ou reducionistas. A alternativa A) defende exclusivamente a norma culta, ignorando a riqueza das outras variantes. Já as opções C) e D) invertem o problema, privilegiando apenas as variantes não padrão ou segregando o ensino da norma culta a contextos específicos, o que também é limitador.

Portanto, a escola deve ensinar a norma culta como uma ferramenta de acesso a espaços sociais de prestígio, mas sem desvalorizar as outras formas de expressão linguística. Essa abordagem promove o respeito à diversidade e combate os preconceitos, alinhando-se às diretrizes contemporâneas do ensino de língua portuguesa.

Questão 68

Um enunciado ou um texto nunca é somente uma informação: nele estão envolvidos processos de subjetivação, de argumentação, de construção do real. Em outras palavras, todo uso que se faz da linguagem é ideológico; logo, as informações que recebemos – inclusive as do domínio jornalístico – não são uma simples reprodução do real.

As afirmações acima transcritas, retiradas das Orientações Pedagógicas da SEE/MG para o ensino de Língua Portuguesa, implicam o reconhecimento de que

  • A)a transparência da linguagem é facultativa.
  • B)todo discurso é falso em alguma medida.
  • C)a linguagem é desvinculada da realidade.
  • D)a neutralidade do discurso é um mito.
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A alternativa correta é D)

O texto apresentado, extraído das Orientações Pedagógicas da SEE/MG, aborda a natureza ideológica da linguagem e sua relação com a construção do real. A afirmação central é que nenhum enunciado é neutro, pois carrega consigo processos de subjetivação, argumentação e interpretação. Isso significa que a linguagem não é um espelho fiel da realidade, mas sim um instrumento mediado por perspectivas e intenções.

Diante disso, a alternativa correta é D) "a neutralidade do discurso é um mito", pois o texto reforça a ideia de que toda comunicação é influenciada por fatores ideológicos, tornando impossível um discurso completamente imparcial. As outras alternativas não correspondem ao que foi exposto:

  • A) Incorreta, pois o texto não sugere que a transparência da linguagem seja opcional, mas sim que ela é sempre mediada por subjetividades.
  • B) Incorreta, porque o texto não afirma que todo discurso é falso, mas sim que ele é construído a partir de uma perspectiva específica.
  • C) Incorreta, já que o texto não defende que a linguagem está desvinculada da realidade, mas sim que ela a interpreta de forma não neutra.

Portanto, a resposta correta é D), pois reflete a tese de que a linguagem é intrinsecamente ideológica e que a pretensão de neutralidade é uma ilusão.

Questão 69

A citação que expressa a análise contemporânea sobre as causas e soluções para o analfabetismo: “O conceito da evolução histórica com o resultado das lutas de classe mostrou-nos, com efeito, que a educação é o próprio processo pelo qual as classes dominantes preparam na mentalidade e na conduta da criança as condições fundamentais de sua própria existência. Ponce, 1979, aponta que o analfabetismo é:

  • A)produzido pela própria estrutura social.
  • B)resultado da falta de investimento do Estado.
  • C)produzido pela falta de investimento das classes dominantes.
  • D)resultado da incompetência histórica e comportamental de certos setores sociais.
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A alternativa correta é A)

A citação que expressa a análise contemporânea sobre as causas e soluções para o analfabetismo: “O conceito da evolução histórica com o resultado das lutas de classe mostrou-nos, com efeito, que a educação é o próprio processo pelo qual as classes dominantes preparam na mentalidade e na conduta da criança as condições fundamentais de sua própria existência. Ponce, 1979, aponta que o analfabetismo é:

  • A)produzido pela própria estrutura social.
  • B)resultado da falta de investimento do Estado.
  • C)produzido pela falta de investimento das classes dominantes.
  • D)resultado da incompetência histórica e comportamental de certos setores sociais.

O gabarito correto é A).

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Questão 70

A aprendizagem da língua escrita tem sido objeto de pesquisa e estudo de várias ciências nas últimas décadas.

Sobre alfabetização e letramento, é correto considerar:

1. Embora distintos, alfabetização e letramento são interdependentes e indissociáveis.
2. O letramento defende que é necessário que primeiramente a criança, ou o adulto, aprenda a decodificar as sílabas, para somente depois passe a entender os usos e sentidos dessa escrita.
3. A criança alfabetiza-se, isto é, constrói seu conhecimento do sistema alfabético e ortográfico da língua escrita, em situação de letramento, isto é, no contexto de e por meio de interação com material escrito real, e não artificialmente construído.
4. O processo de alfabetização deve ser desenvolvido por meio de habilidades e comportamentos de uso competente da língua escrita nas práticas sociais, compreendido como sendo o processo de letramento.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.








  • A)É correta apenas a afirmativa 2.
  • B)É correta apenas a afirmativa 4.
  • C)São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • D)São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • E)São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
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A alternativa correta é D)

A aprendizagem da língua escrita é um processo complexo que envolve tanto a alfabetização quanto o letramento, conceitos distintos, porém complementares. A afirmativa 1 está correta ao destacar que, apesar de serem diferentes, alfabetização e letramento são interdependentes e indissociáveis, pois a construção do conhecimento da escrita ocorre em conjunto com a compreensão de seus usos sociais.

A afirmativa 2, no entanto, está incorreta, pois o letramento não defende uma sequência rígida de aprendizado (primeiro decodificar, depois compreender). Pelo contrário, a abordagem contemporânea entende que a criança pode desenvolver essas habilidades de forma integrada, em situações reais de comunicação.

A afirmativa 3 está correta ao afirmar que a alfabetização ocorre em contexto de letramento, ou seja, a criança constrói o conhecimento do sistema alfabético por meio da interação com materiais escritos autênticos, não apenas através de exercícios artificiais e descontextualizados.

Por fim, a afirmativa 4 também está correta, pois reforça que o processo de alfabetização deve estar vinculado ao desenvolvimento de habilidades de uso competente da língua escrita nas práticas sociais, o que caracteriza o letramento.

Portanto, as afirmativas corretas são 1, 3 e 4, correspondendo à alternativa D.

1 5 6 7 8 9 10