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Questões Sobre Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa - Pedagogia - concurso

Questão 71

Segundo Ferreiro, os níveis de construção da escrita são caracterizados pela(o):

1. Distinção entre a representação icônica e não-icônica.
2. Construção de formas de diferenciação intra-figural.
3. Construção de formas de diferenciações inter-figurais.
4. Fonetização da escrita.
5. Segmentação da escrita.

Estão corretas:







  • A)1, 2 e 3, apenas.
  • B)1, 2, 3 e 4.
  • C)2, 4 e 5, apenas.
  • D)3, 4 e 5, apenas.
  • E)1, 2, 3, 4 e 5.
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A alternativa correta é B)

Segundo Ferreiro, os níveis de construção da escrita são fundamentais para compreender o processo de alfabetização. Sua teoria destaca etapas evolutivas pelas quais as crianças passam ao desenvolver a linguagem escrita. Analisando as afirmações apresentadas:

1. Distinção entre representação icônica e não-icônica: Correta. Refere-se à capacidade da criança diferenciar desenhos (icônicos) de símbolos escritos (não-icônicos).

2. Construção de formas de diferenciação intra-figural: Correta. Envolve a percepção de variações dentro de um mesmo símbolo ou letra.

3. Construção de formas de diferenciações inter-figurais: Correta. Relaciona-se à distinção entre diferentes letras ou símbolos.

4. Fonetização da escrita: Correta. Representa a compreensão da relação entre grafemas e fonemas.

5. Segmentação da escrita: Embora importante, não é considerada um dos níveis básicos na teoria de Ferreiro.

Portanto, as alternativas corretas são 1, 2, 3 e 4, tornando a opção B a resposta adequada.

Questão 72

Os Parâmetros Nacionais de Língua Portuguesa refutam a falsa polêmica em torno da necessidade ou não de ensinar gramática no Ensino Fundamental, e afirmam que a questão verdadeira é para que e como ensiná-la. Ressaltam que o principal objetivo do ensino da gramática é a análise e a reflexão sobre a língua para imprimir qualidade ao uso da linguagem e recomendam situações didáticas que priorizem

  • A)o exercício de análise gramatical nos textos escolares.
  • B)a reflexão compartilhada sobre textos reais.
  • C)o treino de regularidades de aspectos da língua.
  • D)o ensino da gramática como conteúdo estritamente escolar.
  • E)o ensino da gramática a partir do 6.º ano do Ensino Fundamental.
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A alternativa correta é B)

Os Parâmetros Nacionais de Língua Portuguesa trazem uma reflexão importante sobre o ensino da gramática no Ensino Fundamental, desconstruindo a falsa polêmica em torno de sua necessidade. A questão central, segundo o documento, não é se ensinar gramática, mas para que e como fazê-lo de maneira significativa.

O objetivo principal do ensino gramatical, conforme destacado, é promover a análise e a reflexão sobre a língua, visando aprimorar o uso da linguagem pelos estudantes. Para isso, os Parâmetros recomendam práticas pedagógicas que ultrapassem a mera memorização de regras, priorizando situações didáticas contextualizadas.

Dentre as alternativas apresentadas, a que melhor se alinha a essa perspectiva é a B) a reflexão compartilhada sobre textos reais. Essa abordagem permite que os alunos observem a gramática em funcionamento, analisando suas escolhas linguísticas e efeitos de sentido em situações concretas de comunicação, em vez de tratá-la como um conjunto de normas desconectadas do uso.

As demais opções, embora possam ter algum mérito pedagógico, não capturam plenamente a proposta dos Parâmetros. A alternativa A) reduz a gramática a exercícios descontextualizados; C) foca em repetição de padrões; D) reforça a visão da gramática como conhecimento escolar artificial; e E) posterga seu ensino de forma arbitrária, ignorando a possibilidade de reflexão linguística desde os anos iniciais.

Portanto, a resposta correta é B), pois reflete a concepção de gramática como instrumento de análise e reflexão sobre a língua em uso, em consonância com os objetivos educacionais contemporâneos.

Questão 73

Aprender a língua portuguesa, sistema de signos sociais e históricos que nos possibilita significar o mundo e nossa realidade, é aprender não só as palavras faladas e escritas, mas também os seus significados culturais e, com eles, os modos pelos quais se pode entender e interpretar a realidade e a nós mesmos. Diante dessa compreensão, cabe ao professor organizar ensino que propicie ao aluno oportunidades de

  • A)produção de discurso, independentemente de saber grafá-lo, sem contudo desqualificar a escrita como um saber de grande valor social.
  • B)aprendizagem do sistema alfabético e de algumas convenções ortográficas da língua portuguesa nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental e, a partir do 6º ano, o estudo da língua propriamente dita.
  • C)aquisição dos conteúdos transmitidos nas exposições e explicações do professor.
  • D)organização de discursos de acordo com sua capacidade de escrevê-los, conforme os ensinamentos obtidos na escola.
  • E)produção de texto que organiza os conteúdos de forma aditiva, juntando as letras para formar palavras, as palavras para formar frases e, por fim, frases para formar textos.
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A alternativa correta é A)

O ensino da língua portuguesa vai além da simples transmissão de regras gramaticais e ortográficas. Como sistema de signos sociais e históricos, a língua é uma ferramenta fundamental para interpretar e significar o mundo, além de expressar nossa identidade e cultura. Diante disso, o papel do professor é crucial na organização de um ensino que valorize não apenas a escrita, mas também a produção discursiva em suas múltiplas dimensões.

A alternativa correta, A), destaca a importância de incentivar a produção de discurso mesmo antes do domínio completo da escrita, sem subestimar o valor social desta última. Essa abordagem reconhece que a linguagem é um instrumento vivo de comunicação e pensamento, que deve ser explorado desde os primeiros contatos com a língua. A escrita, embora essencial, não deve ser um obstáculo para a expressão das ideias e experiências dos alunos.

As demais alternativas apresentam limitações significativas. A opção B) fragmenta o aprendizado em etapas rígidas, separando artificialmente o estudo do sistema alfabético do uso real da língua. Já a alternativa C) reduz o processo de aprendizagem à mera recepção passiva de conteúdos, ignorando a natureza ativa da construção do conhecimento linguístico. A opção D) condiciona a expressão discursiva à capacidade técnica de escrita, enquanto a alternativa E) apresenta uma visão mecânica e simplista da produção textual.

Portanto, a abordagem mais adequada é aquela que, como propõe a alternativa A), valoriza a produção de sentido e a expressão pessoal, integrando progressivamente as convenções da escrita sem torná-las pré-requisito para o desenvolvimento da competência comunicativa.

Questão 74

Para Ferreiro, a criança começa a compreender a função da escrita antes ir à escola, acrescentando que esse aprendizado não diminui a importância do papel da escola no ensino da leitura e da escrita. E apresenta sugestões que podem orientar o professor, como:

  • A)valorizar a cópia de escrita e a sonorização dos grafemas.
  • B)priorizar a aprendizagem assistemática da linguagem escrita.
  • C)valorizar as condições que permitem à criança agir como se fosse leitor, antes de ser.
  • D)desconsiderar a produção da criança que não se aproxima da escrita convencional.
  • E)interpretar em termos de certo ou errado os esforços da criança para compreender a escrita.
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A alternativa correta é C)

Para Ferreiro, a criança começa a compreender a função da escrita antes mesmo de frequentar a escola, demonstrando que o aprendizado da linguagem escrita não se inicia exclusivamente no ambiente escolar. No entanto, isso não diminui a importância da escola no processo de alfabetização, pois é nesse espaço que a criança desenvolve e formaliza suas habilidades de leitura e escrita.

Entre as sugestões apresentadas por Ferreiro para orientar o professor, destaca-se a importância de valorizar as condições que permitem à criança agir como se fosse leitor, antes de efetivamente sê-lo (alternativa C). Essa abordagem reconhece que a criança constrói hipóteses sobre a escrita e que, mesmo antes de dominar o sistema convencional, ela já interage com textos de maneira significativa.

As outras alternativas apresentam propostas que não estão alinhadas com a perspectiva construtivista defendida por Ferreiro:

  • A) Valorizar a cópia e a sonorização dos grafemas pode limitar o processo de construção ativa do conhecimento pela criança.
  • B) Priorizar a aprendizagem assistemática desconsidera a necessidade de mediação pedagógica intencional.
  • D) Desconsiderar a produção não convencional ignora o percurso de aprendizagem da criança.
  • E) Interpretar os esforços infantis como certo ou errado desvaloriza o processo de elaboração de hipóteses.

Portanto, a alternativa correta é a C, que reflete uma visão respeitosa do processo de aprendizagem, incentivando a criança a se engajar com a escrita de forma ativa e significativa, mesmo antes de dominar plenamente suas convenções.

Questão 75

Em uma classe do segundo ano do Ensino Fundamental, a professora tem estimulado o uso da escrita na comunicação entre os alunos. Uma das situações de ensino desenvolvida implicou a troca de bilhetes entre eles. Todos os alunos escreveram e receberam pelo menos um bilhete: alguns escreveram e leram sem dificuldades; outros leram, mas pediram ajuda para escrever; outros pediram ajuda para escrever e ler o bilhete. Diante desses resultados e à luz dos estudos de Soares, é correto afirmar que

  • A)todos os alunos estão alfabetizados e alguns letrados.
  • B)todos os alunos estão letrados e alguns alfabetizados.
  • C)todos os alunos estão letrados e alfabetizados.
  • D)alguns alunos estão alfabetizados e alguns letrados.
  • E)todos os alunos já se apropriaram da tecnologia do letramento e da escrita.
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A alternativa correta é B)

Em uma classe do segundo ano do Ensino Fundamental, a atividade de troca de bilhetes entre os alunos revela diferentes níveis de domínio sobre a escrita e a leitura. Alguns alunos demonstraram autonomia na escrita e na leitura, enquanto outros precisaram de auxílio em uma ou ambas as habilidades. Diante desse cenário, à luz dos estudos de Magda Soares, é fundamental diferenciar os conceitos de alfabetização e letramento para compreender o desenvolvimento dos alunos.

Soares define alfabetização como o processo de aquisição do código escrito, ou seja, a capacidade de decodificar e codificar palavras. Já o letramento refere-se ao uso social da leitura e da escrita em práticas cotidianas, envolvendo compreensão e produção de textos em contextos reais de comunicação.

No caso apresentado, todos os alunos participaram da troca de bilhetes, uma prática social de comunicação escrita, o que indica que estão inseridos em um contexto de letramento. No entanto, nem todos conseguiram escrever ou ler de forma independente, mostrando que alguns ainda não estão plenamente alfabetizados. Portanto, a alternativa correta é a B) todos os alunos estão letrados e alguns alfabetizados, pois o letramento está presente na atividade proposta, enquanto a alfabetização ainda está em processo de consolidação para parte da turma.

As outras alternativas não correspondem à realidade descrita: a alternativa A inverte os conceitos; a C ignora as dificuldades de parte dos alunos; a D não reconhece que todos estão letrados pela participação na atividade; e a E é incorreta, pois a apropriação plena da escrita ainda não foi alcançada por todos.

Questão 76

Leia o texto

(…) Mas, é importante dizer, a “leitura” do meu mundo, que me foi sempre fundamental, não fez de mim um menino antecipado em homem, um racionalista de calças curtas. A curiosidade do menino não iria se distorcer pelo simples fato de ser exercida, no que fui mais ajudado do que desajudado por meus pais. E foi com eles, precisamente, em certo momento dessa rica experiência de compreensão do meu mundo imediato, sem que tal compreensão tivesse significado malquerenças ao que ele tinha de encantadoramente misterioso, que eu comecei a ser introduzido na leitura da palavra.

A decifração da palavra fluía naturalmente da “leitura” do mundo particular. Não era algo que se estivesse dando superpostamente a ele. Fui alfabetizado no chão do quintal de minha casa, à sombra das mangueiras, com palavras do meu mundo e não do mundo maior dos meus pais. O chão foi o meu quadro-negro; gravetos, o meu giz (…)

(Freire, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989).

Sobre o texto é correto afirmar:

I. O autor foi aprendeu a ler escrevendo no chão.

II. A palavra sublinhada na primeira frase do texto é pronome demonstrativo e retoma a palavra mundo.

III. A leitura do mundo e a da palavra aconteciam de forma concomitante para o personagem da narrativa.

IV. Na frase: “que eu comecei a ser introduzido na leitura da palavra”, temos um verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo.

V. A palavra “experiência é acentuada graficamente por se tratar de uma oxítona terminada em ditongo.

Estão CORRETAS:

  • A)II, III, V.
  • B)IV, V.
  • C)I, III, IV
  • D)II, III.
  • E)I, II, V.
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A alternativa correta é C)

O texto de Paulo Freire, em A importância do ato de ler, reflete sobre o processo de alfabetização como uma continuidade da leitura do mundo, destacando a importância do contexto pessoal e afetivo nesse aprendizado. A análise das afirmações sobre o trecho apresentado revela que as alternativas corretas são I, III e IV, correspondendo à opção C).

A afirmação I está correta, pois o autor descreve que foi alfabetizado "no chão do quintal", usando gravetos como giz e o próprio chão como quadro-negro, reforçando a ideia de um aprendizado ligado à sua realidade imediata.

A afirmação II é incorreta, já que a palavra sublinhada "que" não é um pronome demonstrativo, mas sim um pronome relativo, retomando "leitura do meu mundo". Pronomes demonstrativos seriam "este", "esse" ou "aquele".

A afirmação III está correta, pois Freire enfatiza que a decifração da palavra fluía naturalmente da leitura do seu mundo particular, sem sobreposição, indicando uma relação simultânea entre ambas as formas de leitura.

A afirmação IV está correta, pois o verbo "comecei" está de fato conjugado no pretérito perfeito do indicativo, descrevendo uma ação concluída no passado.

Por fim, a afirmação V é incorreta, pois "experiência" não é uma oxítona terminada em ditongo, mas sim uma paroxítona terminada em hiato ("i-ên"), cujo acento segue as regras de acentuação gráfica para esse tipo de palavra.

Portanto, o gabarito correto é C) I, III, IV, confirmando a relação entre o aprendizado da escrita e a vivência do mundo, conforme a abordagem freireana.

Questão 77

Na organização da rotina de sala de aula das séries iniciais, devem ser inseridas atividades com foco nos gêneros e nas características específicas da oralidade, tais como:

  • A)leitura diária e coletiva de lista de nomes de colegas e de objetos da sala de aula.
  • B)após a leitura semanal de notícias, a reprodução de trechos decorados corretamente.
  • C)reconto de histórias com adequação da entonação, dicção e altura da voz.
  • D)leitura coletiva e pausada dos alunos de texto escrito na lousa pelo professor.
  • E)exposição de brinquedos com placas identificadoras para serem lidas pelas crianças.
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A alternativa correta é C)

No contexto da organização da rotina em salas de aula das séries iniciais, é fundamental incorporar atividades que desenvolvam não apenas a leitura e a escrita, mas também as habilidades de oralidade. Entre as opções apresentadas, a alternativa C) se destaca como a mais adequada, pois trabalha diretamente com elementos essenciais da comunicação oral, como entonação, dicção e modulação da voz.

O reconto de histórias, proposto na opção C), vai além da simples repetição de palavras ou textos. Essa atividade estimula a criança a organizar suas ideias, expressar-se com clareza e adaptar sua fala ao contexto narrativo, utilizando recursos como pausas, ênfases e variações de tom. Essas competências são cruciais para o desenvolvimento da linguagem oral, que serve de base para outras aprendizagens.

Embora as demais alternativas apresentem atividades válidas — como a leitura de listas (A), a reprodução de notícias (B), a leitura coletiva (D) e a identificação de placas (E) —, elas têm um enfoque mais restrito. Algumas priorizam a decodificação de textos curtos, enquanto outras enfatizam a memorização ou a leitura em voz alta sem necessariamente desenvolver as nuances da oralidade.

Portanto, a alternativa C) é a que melhor atende ao objetivo de trabalhar as características específicas da oralidade, preparando os alunos para se comunicarem com eficácia em diferentes situações, dentro e fora do ambiente escolar.

Questão 78

A literatura oficial sobre avaliação de ações educacionais,

  • A)não aborda a questão da avaliação nas ações educacionais voltadas aos jovens
  • B)prevê o monitoramento e avaliação de processo, impacto e resultado das ações.
  • C)afirma apenas a necessidade de avaliação externa das ações educacionais.
  • D)trata da avaliação de ações educacionais como algo opcional
  • E)fala da avaliação de ações educacionais como meio de classificar os jovens de acordo com suas dificuldades
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A alternativa correta é B)

A literatura oficial sobre avaliação de ações educacionais apresenta diferentes perspectivas em relação ao tema, destacando a importância de uma abordagem sistemática e abrangente. Entre as alternativas apresentadas, a opção B) é a correta, pois reflete o entendimento predominante na área.

A alternativa B) afirma que a literatura prevê o monitoramento e avaliação de processo, impacto e resultado das ações, o que está em consonância com as diretrizes mais atualizadas. Essa abordagem considera não apenas os resultados finais, mas também as etapas intermediárias e os efeitos das ações educacionais, garantindo uma análise mais completa.

As demais alternativas apresentam equívocos ou limitações:

  • A) Incorreta, pois a literatura não ignora a avaliação voltada aos jovens, mas sim a incorpora em seu escopo.
  • C) Incorreta, já que a avaliação não se restringe apenas à externa, podendo incluir processos internos e participativos.
  • D) Incorreta, pois a avaliação é tratada como essencial, não opcional, para o aprimoramento das políticas educacionais.
  • E) Incorreta, uma vez que a avaliação não tem como objetivo classificar os jovens, mas sim melhorar as ações educacionais.

Portanto, a alternativa B) é a que melhor representa o consenso da literatura especializada, reforçando a necessidade de uma avaliação contínua e multidimensional das ações educacionais.

Questão 79

Esta é uma história sobre 4 pessoas. Todo mundo, alguém, qualquer um e ninguém. Havia um importante trabalho a ser feito e todo mundo tinha certeza de que alguém o faria. Qualquer um podia tê-lo feito mas ninguém fez . Alguém zangou-se porque era um trabalho de todo mundo. Todo mundo pensou que qualquer um poderia fazê-lo, mas ninguém imaginou que todo mundo deixasse de fazê-lo. Ao final, todo mundo culpou alguém, quando ninguém fez o que qualquer um poderia ter feito. (Autor desconhecido)

Com base no texto, é correto afirmar:

1. Em um grupo, a responsabilidade pode ser compreendida como a capacidade que a pessoa tem de sentir-se comprometida a dar uma resposta ou de cumprir uma tarefa sem nenhuma pressão externa.

2. O sucesso de um grupo é de responsabilidade exclusiva de líderes autoritários e competentes. São eles que elaboram de maneira rigorosa e sistemática o planejamento e a implementação de novos projetos.

3. O intercâmbio de esforços e de experiências de todos que participam de um grupo é fundamental para identifcar possíveis problemas, tomar decisões, propor inovações e compreender o papel de cada um no processo de planejamento e de execução das ideias.

4. Quando as pessoas fazem parte de um grupo e têm objetivos comuns, referentes a uma instituição, por exemplo, esperam que lhes deem ordens buscando harmonia e coesão.

5. Aprender a relativizar, evitar a passividade e a indiferença, responder pelos seus atos, compartilhar decisões e buscar soluções para um problema no coletivo são aspectos relacionados à capacidade das pessoas de se sentirem responsáveis em um grupo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.







  • A)São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • B)São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • C)São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
  • D)São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
  • E)São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
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A alternativa correta é C)

O texto apresentado ilustra de forma metafórica um cenário comum em grupos e equipes: a dispersão de responsabilidades, onde todos esperam que alguém aja, mas no final, ninguém assume a tarefa. Essa dinâmica revela falhas na distribuição clara de papéis e na falta de comprometimento coletivo.

Analisando as afirmativas, a 1 está correta, pois aborda a responsabilidade como um compromisso interno, sem pressão externa – algo que faltou aos personagens da história. A 3 também é válida, já que destaca a importância da colaboração e do entendimento mútuo para resolver problemas, evitando o efeito "ninguém fez". A 5 complementa essa ideia, enfatizando atitudes proativas, como evitar a passividade e buscar soluções em conjunto.

Já as afirmativas 2 e 4 são incorretas. A primeira atribui o sucesso apenas a líderes autoritários, ignorando a importância da autonomia e do engajamento do grupo. A segunda sugere uma expectativa por ordens externas, contrariando o conceito de responsabilidade compartilhada.

Portanto, a alternativa C) (1, 3 e 5) é a correta, pois reflete os princípios de comprometimento individual, colaboração e proatividade necessários para evitar o fracasso coletivo descrito na história.

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Questão 80

As opções a seguir apresentam eixos necessários para a aquisição da língua escrita, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A)Compreensão e valorização da cultura escrita
  • B)Acesso somente a textos curtos e simples
  • C)Produção de textos escritos
  • D)Desenvolvimento da oralidade
  • E)Leitura
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A alternativa correta é B)

As opções a seguir apresentam eixos necessários para a aquisição da língua escrita, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A) Compreensão e valorização da cultura escrita
  • B) Acesso somente a textos curtos e simples
  • C) Produção de textos escritos
  • D) Desenvolvimento da oralidade
  • E) Leitura

O gabarito correto é B).

1 6 7 8 9 10