Questões Sobre Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa - Pedagogia - concurso
Questão 81
Relacione os gêneros textuais aos respectivos exemplos.
1. Narrativa ( ) Verbetes e laudos médicos
2. Descritivo ( ) Livros didáticos e relatórios
3. Expositivo ( ) Fábulas e biografias
Assinale a opção que apresenta a relação correta, de cima para baixo.
- A)1 – 2 – 3
- B)3 – 2 – 1
- C)3 – 1 – 2
- D)2 – 3 – 1
- E)2 – 1 – 3
A alternativa correta é D)
Relacione os gêneros textuais aos respectivos exemplos.
1. Narrativa ( ) Verbetes e laudos médicos
2. Descritivo ( ) Livros didáticos e relatórios
3. Expositivo ( ) Fábulas e biografias
Assinale a opção que apresenta a relação correta, de cima para baixo.
- A)1 – 2 – 3
- B)3 – 2 – 1
- C)3 – 1 – 2
- D)2 – 3 – 1
- E)2 – 1 – 3
O gabarito correto é D).
Questão 82
Leia o fragmento a seguir:
“recurso didático muito utilizado nas práticas de alfabetização. São jogos de linguagem popular, alguns antigos que passam de pais para filhos e são conhecidos como canções ou pequenos poemas do folclore brasileiro. É comum haver diferentes versões, porque são textos transmitidos oralmente.”
O fragmento acima representa o conceito de
- A)parlendas.
- B)narrativas.
- C)contos.
- D)fábulas.
- E)panfletos.
A alternativa correta é A)
O fragmento apresentado descreve um tipo específico de recurso didático utilizado na alfabetização, caracterizado por ser uma forma de linguagem popular transmitida oralmente, muitas vezes de geração em geração, e que pode apresentar variações devido à sua natureza oral. Essas características são típicas das parlendas, que consistem em jogos de palavras, cantigas ou pequenos poemas do folclore brasileiro, frequentemente usados para envolver as crianças no processo de aprendizagem da língua.
As alternativas apresentadas incluem outros gêneros textuais, como narrativas, contos, fábulas e panfletos, que não se encaixam na descrição fornecida. Narrativas e contos envolvem histórias mais elaboradas, enquanto fábulas possuem uma moral explícita. Panfletos, por sua vez, são materiais de divulgação impressos, distantes da tradição oral mencionada. Portanto, a resposta correta é A) parlendas, por representarem exatamente o conceito descrito no fragmento.
Questão 83
Sobre o verbalismo, assinale a alternativa correta.
- A)Ao educar uma criança cega deve-se deixar de lado suas próprias experiências sensoriais e tentar supri- las com expressões e conceitos verbais.
- B)Algumas crianças cegas fazem uso de palavras abstratas, termos rebuscados com sentido e com conceito real.
- C)Verbalismo é definido como emprego de palavras ou frases destituídas de significado, descontextualizadas ou sem experiência vivencial.
- D)Outras pessoas utilizam palavras ou expressões que contém apenas significado visual.
- E)A criança cega deve ser levada a construir seu mundo com base em palavras, ideias e imagens emprestadas, sem ter em conta suas próprias e ricas possibilidades de aquisição.
A alternativa correta é C)
Sobre o verbalismo, assinale a alternativa correta.
A alternativa correta é a C), que define verbalismo como o emprego de palavras ou frases destituídas de significado, descontextualizadas ou sem experiência vivencial.
As demais alternativas apresentam equívocos sobre o tema:
- A) Incorreta - Não se deve ignorar as experiências sensoriais da criança cega, pois são fundamentais para seu desenvolvimento.
- B) Incorreta - O verbalismo justamente se caracteriza pelo uso de termos sem correspondência com a realidade vivenciada.
- D) Incorreta - O verbalismo não se limita a termos visuais, mas a qualquer expressão sem significado concreto para o indivíduo.
- E) Incorreta - A construção do mundo pela criança cega deve se basear em suas próprias experiências, não em conceitos emprestados.
Portanto, a definição precisa de verbalismo está contida na alternativa C, que aborda o uso de linguagem desvinculada da experiência real do indivíduo.
Questão 84
Sobre a linguagem, podemos afrmar que
- A)a importância da semântica do discurso, dos signifcados relacionados a uma representação mental originária do modelo, da compreensão da situação e do contexto, são responsáveis pelo processamento do discurso.
- B)deve-se desconsiderar a relação entre discurso, cognição e interação social.
- C)aos cinco ou seis anos de idade, mesmo a criança cega que não foi superprotegida e teve a oportunidade de viver as ações, imitá-las e representá-las apresentará um desenvolvimento linguístico bem diferente ao de seus colegas na pré-escola.
- D)os modelos que articulam estruturas linguísticas e processos cognitivos são criados e transformados, tanto a partir da memória episódica, relacionados às experiências individuais concretas, quanto à experiência vicária e ao conhecimento metalinguístico do mundo e devem ser evitados junto a crianças cegas.
- E)Nem sempre a linguagem fui do que é visto, percebido, vivido, sentido, lembrado, narrado, descrito e imaginado.
A alternativa correta é A)
Sobre a linguagem, podemos afirmar que
A alternativa correta é a A), pois destaca a importância da semântica do discurso, dos significados relacionados a uma representação mental originária do modelo, da compreensão da situação e do contexto como elementos essenciais para o processamento do discurso. Essa visão está alinhada com teorias linguísticas e cognitivas que enfatizam a interação entre linguagem, pensamento e contexto social.
As demais alternativas apresentam equívocos ou afirmações incorretas:
- B) é falsa, pois desconsiderar a relação entre discurso, cognição e interação social vai contra os estudos contemporâneos da linguística e da psicologia cognitiva.
- C) é incorreta, pois crianças cegas, quando não superprotegidas e com oportunidades de interação, podem desenvolver habilidades linguísticas semelhantes às de seus colegas.
- D) é equivocada, já que modelos que articulam estruturas linguísticas e processos cognitivos são fundamentais para o desenvolvimento, inclusive para crianças cegas.
- E) apresenta uma afirmação vaga e contraditória, pois a linguagem está intrinsecamente ligada a experiências sensoriais, memórias e narrativas.
Questão 85
Sobre o processo de construção da linguagem, assinale a alternativa INCORRETA.
- A)a ausência da visão oferece uma percepção e informação globalizada, responsável pela função de síntese na organização das experiências e na formação das imagens.
- B)Não é apenas determinada pela maturação biológica do ser humano, ela é infuenciada pela vivência e experiência sociocultural do sujeito.
- C)A linguagem depende da função semiótica, que é a capacidade de distinguir o signifcado do significante, que a criança adquire por volta dos dois anos de idade.
- D)A linguagem surge quando a criança representa por imagem aquilo que vivenciou, organizou e estruturou no período sensório-motor.
- E)A criança com deficiência visual começa a ter prejuízo em relação à linguagem pré-verbal nas situações em que a linguagem visual, o olhar, o sorriso, os gestos das mãos e a linguagem corporal são elementos determinantes da comunicação.
A alternativa correta é A)
Análise sobre o processo de construção da linguagem
A construção da linguagem é um fenômeno complexo, influenciado por fatores biológicos, cognitivos e socioculturais. Entre as alternativas apresentadas, a incorreta é a letra A, que afirma que a ausência da visão proporciona uma "percepção globalizada" e uma função de síntese na organização das experiências. Essa afirmação é equivocada, pois a visão desempenha um papel fundamental na integração de informações sensoriais e na formação de representações mentais. A privação visual, longe de oferecer uma vantagem perceptiva, pode limitar a construção de certas noções espaciais e simbólicas.
As demais alternativas apresentam conceitos válidos sobre o desenvolvimento da linguagem:
- A letra B destaca corretamente que a linguagem não é determinada apenas pela maturação biológica, mas também por experiências socioculturais.
- A letra C aborda a importância da função semiótica, que permite à criança distinguir entre significante e significado, um marco no desenvolvimento linguístico.
- A letra D menciona a transição do período sensório-motor para a representação simbólica, base da linguagem.
- A letra E aponta, de forma precisa, os desafios enfrentados por crianças com deficiência visual na comunicação pré-verbal, que depende fortemente de elementos visuais.
Portanto, a alternativa A é a única que apresenta uma afirmação incorreta sobre o processo de construção da linguagem, subestimando o papel da visão na formação das representações mentais e na organização das experiências.
Questão 86
Sobre a comunicação e a construção do sistema de signifcação e linguagem, assinale a alternativa INCORRETA.
- A)Crianças podem perceber os estados emocionais das pessoas como tensão, calma, humor, alegria, prazer, desconforto e tristeza pela voz, variedade de tons e ritmos.
- B)Motivadas pela fala do outro, pelo toque, por rituais de brincadeiras, a criança com deficiência visual poderá usar as expressões fonéticas, os gorgeios, balbucio, choro, riso e a imitação silábica como forma de interação e comunicação.
- C)A qualidade da relação, da interação, comunicação e organização da rotina diária permitem à criança com deficiência visual perceber indícios que ajudam a antecipar os acontecimentos e compreender as ações.
- D)Para construir a noção do objeto, ela precisa que os adultos ajam sobre os mesmos: manipulá-los, saber seu nome, como funcionam, para que servem, fazer experiências.
- E)A criança com deficiência visual, quando pequena, utiliza muito o canal auditivo para interação e controle do meio.
A alternativa correta é D)
Análise sobre a comunicação e a construção do sistema de significação e linguagem
A comunicação e a linguagem são processos fundamentais para o desenvolvimento humano, especialmente no que diz respeito à interação social e à construção de significados. No contexto da criança com deficiência visual, essas dinâmicas adquirem características específicas, conforme apresentado nas alternativas.
A alternativa D) é a incorreta porque, embora a manipulação e a exploração de objetos sejam importantes para a construção do conhecimento, a noção de objeto não se limita apenas a ações diretas dos adultos sobre eles. Crianças com deficiência visual desenvolvem essa noção por meio de múltiplas experiências sensoriais, como o tato, o som e a descrição verbal, que vão além da simples manipulação ou nomeação por parte do adulto.
As demais alternativas apresentam informações corretas sobre o desenvolvimento da comunicação em crianças com deficiência visual:
- A) destaca a percepção emocional por meio de pistas vocais, algo essencial para a interação.
- B) reforça a importância da motivação por meio da fala, toque e brincadeiras para o desenvolvimento de formas não visuais de comunicação.
- C) ressalta como a rotina e a interação ajudam a criança a antecipar eventos e compreender ações.
- E) evidencia o papel do canal auditivo como ferramenta primária de interação e controle do ambiente.
Portanto, a alternativa D) é a que contém a afirmação equivocada, pois subestima a complexidade do processo de construção da noção de objeto, que envolve muito mais do que a ação direta do adulto sobre os objetos.
Questão 87
Com relação à prática pedagógica e ao ensino de língua portuguesa, assinale a alternativa correta:
- A)Os temas propostos para a escrita na escola não precisam ser significativos, relevantes para os alunos.
- B)O professor pode confiar sem restrições nos livros didáticos e realizar as atividades por eles propostas sem uma análise cuidadosa.
- C)Riscar o erro do aluno e colocar a forma correta de caneta no texto do aluno contribui para conscientizá-lo dos fatores que aquele erro envolve.
- D)Assumir a gramática apenas como um livro que apresenta um conjunto de estruturas sintáticas da língua não acarreta problema algum para a prática docente.
- E)O professor que vê a escrita apenas como produto tende a dificultar o desenvolvimento da competência redacional dos alunos porque não os ajuda a se conscientizar de que a escrita requer planejamento.
A alternativa correta é E)
Com relação à prática pedagógica e ao ensino de língua portuguesa, a alternativa correta é:
E) O professor que vê a escrita apenas como produto tende a dificultar o desenvolvimento da competência redacional dos alunos porque não os ajuda a se conscientizar de que a escrita requer planejamento.
Essa abordagem limita o processo de aprendizagem, já que a escrita deve ser compreendida como uma atividade complexa que envolve etapas de reflexão, organização e revisão. Ao tratar a escrita apenas como um resultado final, o professor negligencia a importância do desenvolvimento das habilidades necessárias para a produção textual, como a análise crítica, a estruturação de ideias e a adequação ao contexto comunicativo.
As demais alternativas apresentam equívocos sobre o ensino da língua portuguesa:
- A) Os temas propostos devem, sim, ser significativos e relevantes para os alunos, pois isso motiva a produção textual e conecta a aprendizagem à realidade do estudante.
- B) O livro didático é um recurso, mas não deve ser seguido sem análise crítica. O professor deve adaptar as atividades às necessidades da turma.
- C) A correção direta sem explicação ou diálogo não contribui para a reflexão do aluno sobre seus erros.
- D) Reduzir a gramática a um conjunto de regras descontextualizadas prejudica o ensino, pois a língua deve ser abordada em uso, considerando sua função social.
Portanto, a alternativa E é a que melhor reflete uma visão crítica e adequada sobre o ensino da escrita em língua portuguesa.
Questão 88
Em se tratando da Língua Portuguesa, podemos afirmar que:
- A)Só compreendemos as regras do jogo discursivo quando observamos a língua viva, em funcionamento, em comunicação.
- B)É fundamental ressaltar o estudo da forma em detrimento do sentido.
- C)É preciso que o aluno entenda que ela é um sistema que não se modifica pela ação dos falantes nos processos de interlocução.
- D)A língua é estruturada, plástica e imaleável.
- E)A língua é uma estrutura fechada em si mesma.
A alternativa correta é A)
Em se tratando da Língua Portuguesa, podemos afirmar que:
A língua é um fenômeno vivo e dinâmico, moldado pela interação entre seus falantes. A alternativa A) está correta porque destaca a importância de observar a língua em uso, ou seja, em situações reais de comunicação, para compreender verdadeiramente suas regras e nuances. O estudo da gramática e da forma, embora relevante, não deve se sobrepor ao sentido e à funcionalidade da língua, como sugere a alternativa B), que está incorreta.
Além disso, a língua não é um sistema estático, imutável ou fechado, como propõem as alternativas C), D) e E). Pelo contrário, ela se adapta e evolui conforme as necessidades e influências culturais, sociais e históricas de seus usuários. A plasticidade e a maleabilidade são características intrínsecas da língua, permitindo que ela se renove constantemente.
Portanto, a compreensão da língua deve partir de sua prática discursiva, considerando sua natureza flexível e aberta às transformações. Essa visão permite um aprendizado mais significativo e alinhado com a realidade linguística.
Questão 89
Os diversos gêneros textuais tomaram conta das aulas de Língua Portuguesa nas escolas. São jornais, revistas, cartas, receitas, convites etc. Para que tudo isso concorra de forma eficiente para a formação de leitores, será necessário:
- A)Trabalhar as características de cada gênero.
- B)Fazer uma pesquisa para verificar onde encontramos gêneros textuais.
- C)Abrir mão de algumas atividades em sala de aula para trabalhar, por exemplo, uma receita e, em seguida, experimentá-la com o aluno.
- D)Trabalhar os diversos gêneros em sala de aula, para que os alunos passem a utilizá-los no dia-a-dia com o objetivo de formar leitores e escritores.
- E)Selecionar de forma criteriosa os gêneros que serão trabalhados pois, por exemplo, no primeiro ano do Ensino Fundamental não se deve trabalhar receitas.
A alternativa correta é D)
O ensino da Língua Portuguesa nas escolas tem evoluído para incluir uma variedade de gêneros textuais, como jornais, revistas, cartas, receitas e convites. Essa abordagem busca enriquecer a formação dos alunos como leitores e escritores competentes. No entanto, para que essa diversidade de gêneros realmente contribua para o desenvolvimento dos estudantes, é essencial adotar estratégias pedagógicas eficientes.
Entre as alternativas apresentadas, a opção D) destaca-se como a mais adequada. Trabalhar os diversos gêneros em sala de aula permite que os alunos não apenas os conheçam, mas também os incorporem em seu cotidiano, fortalecendo suas habilidades de leitura e escrita. Essa prática vai além da simples exposição teórica, incentivando a aplicação prática dos gêneros em situações reais de comunicação.
As demais alternativas apresentam pontos válidos, mas são insuficientes quando consideradas isoladamente. Analisar as características de cada gênero (A) ou pesquisar onde eles são encontrados (B) são atividades complementares, mas não garantem a internalização desses conhecimentos pelos alunos. Da mesma forma, abrir mão de outras atividades para experimentar um gênero específico (C) pode ser interessante, mas não assegura uma abordagem abrangente. Já a seleção criteriosa de gêneros por série (E), embora importante, não substitui a necessidade de explorar a diversidade textual de forma consistente.
Portanto, a alternativa D) representa a estratégia mais completa, pois integra a teoria à prática e prepara os alunos para utilizar os gêneros textuais de maneira autônoma e significativa em seu dia a dia.
Questão 90
“Nos últimos anos, cresceu significativamente o número de publicações a respeito da cartografia escolar e do assim chamado letramento cartográfico, ou seja, de trabalhos que apresentam a seguinte questão: como desenvolver um processo, gradual e contínuo, de introdução ativa das crianças no campo dos procedimentos, conceitos, regras e simbologias da representação do mundo por meio de mapas? Isto pode ser feito, por exemplo, através da organização de uma sequência didática de desenhos de espaços de vivência e de objetos de uso cotidiano, em que se parte da representação d o mais próximo e concreto para , progressivamente, abarcar espaços mais distantes e cujo desenho exige maior grau de abstração e poder de representação simbólica.”(ANDRADE, Julia Pinheiro. Orientações curriculares para o ensino fundamental – caderno 1, 5º.Ano. Rio Branco, SEE do Acre, 2009, p. 95)
Com base na perspectiva apresentada, o primeiro passo no letramento cartográfico de crianças deve ser:
- A)a construção de mapas do país de origem, possibilitando o conhecimento de nação e as diferenças entre unidades da federação.
- B)a construção de um desenho do espaço do próprio corpo, discutindo o que é direita, esquerda, frente e trás, ou seja, com noções de lateralidade.
- C)a construção de croquis através de observações de referencia na paisagem em trabalhos de campo, principalmente em lugares diferentes ao cotidiano escolar.
- D)a construção de imagens com base em fotos de satélite que proporcionam uma visão completa do espaço e aproveita-se a incorporação das tecnologias mais avançadas.
- E)a construção de mapas da própria cidade, espaço já plenamente conhecido pelas crianças, que possibilita a relação comparativa com diferentes lugares.
A alternativa correta é B)
O letramento cartográfico, como destacado no texto, deve ser um processo gradual e contínuo, partindo do mais próximo e concreto para, aos poucos, alcançar representações mais abstratas e simbólicas. Diante disso, o primeiro passo para introduzir crianças nesse universo não deve ser a representação de espaços amplos ou distantes, como mapas do país ou da cidade, nem o uso de tecnologias avançadas, como imagens de satélite. Tampouco deve começar com croquis de paisagens externas ao cotidiano da criança, pois isso exigiria um nível de abstração ainda não desenvolvido.
A alternativa correta, portanto, é a B), que propõe a construção de um desenho do espaço do próprio corpo, trabalhando noções básicas de lateralidade (direita, esquerda, frente e trás). Essa abordagem parte do mais próximo e concreto — o próprio corpo da criança —, permitindo que ela compreenda, de forma lúdica e significativa, conceitos espaciais fundamentais para, posteriormente, avançar em representações mais complexas. Essa etapa inicial é essencial para estabelecer as bases do pensamento cartográfico, conforme defendido pela autora citada.
As outras alternativas, embora válidas em etapas posteriores do processo, não respeitariam a progressão proposta pelo letramento cartográfico, pois exigiriam um grau de abstração ou conhecimento prévio que as crianças ainda não possuem no início dessa aprendizagem.