Para Ferreiro, a criança começa a compreender a função da escrita antes ir à escola, acrescentando que esse aprendizado não diminui a importância do papel da escola no ensino da leitura e da escrita. E apresenta sugestões que podem orientar o professor, como:
Para Ferreiro, a criança começa a compreender a função da escrita antes ir à escola, acrescentando que esse aprendizado não diminui a importância do papel da escola no ensino da leitura e da escrita. E apresenta sugestões que podem orientar o professor, como:
- A)valorizar a cópia de escrita e a sonorização dos grafemas.
- B)priorizar a aprendizagem assistemática da linguagem escrita.
- C)valorizar as condições que permitem à criança agir como se fosse leitor, antes de ser.
- D)desconsiderar a produção da criança que não se aproxima da escrita convencional.
- E)interpretar em termos de certo ou errado os esforços da criança para compreender a escrita.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Para Ferreiro, a criança começa a compreender a função da escrita antes mesmo de frequentar a escola, demonstrando que o aprendizado da linguagem escrita não se inicia exclusivamente no ambiente escolar. No entanto, isso não diminui a importância da escola no processo de alfabetização, pois é nesse espaço que a criança desenvolve e formaliza suas habilidades de leitura e escrita.
Entre as sugestões apresentadas por Ferreiro para orientar o professor, destaca-se a importância de valorizar as condições que permitem à criança agir como se fosse leitor, antes de efetivamente sê-lo (alternativa C). Essa abordagem reconhece que a criança constrói hipóteses sobre a escrita e que, mesmo antes de dominar o sistema convencional, ela já interage com textos de maneira significativa.
As outras alternativas apresentam propostas que não estão alinhadas com a perspectiva construtivista defendida por Ferreiro:
- A) Valorizar a cópia e a sonorização dos grafemas pode limitar o processo de construção ativa do conhecimento pela criança.
- B) Priorizar a aprendizagem assistemática desconsidera a necessidade de mediação pedagógica intencional.
- D) Desconsiderar a produção não convencional ignora o percurso de aprendizagem da criança.
- E) Interpretar os esforços infantis como certo ou errado desvaloriza o processo de elaboração de hipóteses.
Portanto, a alternativa correta é a C, que reflete uma visão respeitosa do processo de aprendizagem, incentivando a criança a se engajar com a escrita de forma ativa e significativa, mesmo antes de dominar plenamente suas convenções.
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