Partindo do pressuposto de que as crianças podem produzir textos antes de saber ler e escrever convencionalmente, o professor deve
Partindo do pressuposto de que as crianças podem produzir textos antes de saber ler e escrever convencionalmente, o professor deve
- A)ditar para as crianças, pausadamente, cada frase do texto. Em seguida, solicitar que façam uma cópia com letra legível do texto completo, garantindo a direcionalidade da escrita. Para finalizar, decidir com o grupo para quê e para quem se vai escrever e em que situação o texto será lido.
- B)definir a proposta do texto junto ao grupo, considerando para quê e para quem se vai escrever e em que situação o texto será lido. A partir dessa estrutura, o professor solicita que cada aluno escreva o seu texto individualmente e realiza intervenções retomando o planejamento para validar a sua importância.
- C)planejar a proposta do texto junto ao grupo, considerando para quê e para quem se vai escrever e em que situação o texto será lido. A partir dessa estrutura, parte-se para a escrita coletiva do texto, tendo o professor como escriba, realizando intervenções para validar o uso do planejamento.
- D)levar a proposta do texto, enfatizando para quê e para quem se vai escrever e em que situação o texto será lido. A partir desse planejamento feito pelo professor, parte-se para a escrita coletiva, tendo o professor como escriba realizando intervenções para validar o planejamento feito.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Partindo do pressuposto de que as crianças podem produzir textos antes de saber ler e escrever convencionalmente, o professor deve adotar estratégias que valorizem o processo de construção coletiva e o planejamento compartilhado. A alternativa correta, neste caso, é a C), pois ela integra os elementos essenciais para uma prática pedagógica eficaz no desenvolvimento da escrita infantil.
O item C) propõe que o professor planeje a proposta do texto junto ao grupo, considerando a finalidade, o destinatário e a situação de leitura. Essa abordagem colaborativa permite que as crianças participem ativamente da construção do texto, desenvolvendo noções sobre propósito comunicativo e organização discursiva. Em seguida, parte-se para a escrita coletiva, com o professor atuando como escriba e mediador, fazendo intervenções que reforçam a importância do planejamento.
Essa metodologia é mais eficiente do que as demais porque:
- Evita a cópia mecânica (como na alternativa A)), que não estimula a reflexão sobre a língua;
- Supera a escrita individual precoce (alternativa B)), que pode gerar frustração em crianças ainda não alfabetizadas;
- Diferencia-se da imposição do planejamento pelo professor (alternativa D)), garantindo autonomia e participação ativa dos alunos.
Assim, a escrita coletiva mediada pelo professor, com planejamento compartilhado, respeita o desenvolvimento infantil e constrói bases sólidas para a apropriação da linguagem escrita.
Deixe um comentário