Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Partindo do pressuposto de que as crianças podem produzir textos antes de saber ler e escrever convencionalmente, o professor deve

Partindo do pressuposto de que as crianças podem produzir textos antes de saber ler e escrever convencionalmente, o professor deve

Resposta:

A alternativa correta é C)

Partindo do pressuposto de que as crianças podem produzir textos antes de saber ler e escrever convencionalmente, o professor deve adotar estratégias que valorizem o processo de construção coletiva e o planejamento compartilhado. A alternativa correta, neste caso, é a C), pois ela integra os elementos essenciais para uma prática pedagógica eficaz no desenvolvimento da escrita infantil.

O item C) propõe que o professor planeje a proposta do texto junto ao grupo, considerando a finalidade, o destinatário e a situação de leitura. Essa abordagem colaborativa permite que as crianças participem ativamente da construção do texto, desenvolvendo noções sobre propósito comunicativo e organização discursiva. Em seguida, parte-se para a escrita coletiva, com o professor atuando como escriba e mediador, fazendo intervenções que reforçam a importância do planejamento.

Essa metodologia é mais eficiente do que as demais porque:

  • Evita a cópia mecânica (como na alternativa A)), que não estimula a reflexão sobre a língua;
  • Supera a escrita individual precoce (alternativa B)), que pode gerar frustração em crianças ainda não alfabetizadas;
  • Diferencia-se da imposição do planejamento pelo professor (alternativa D)), garantindo autonomia e participação ativa dos alunos.

Assim, a escrita coletiva mediada pelo professor, com planejamento compartilhado, respeita o desenvolvimento infantil e constrói bases sólidas para a apropriação da linguagem escrita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *