Segundo a proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), as situações de ensino devem levar o aluno a rever o conceito de gramática. Sobre o ensino da gramática, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) A gramática deve ser vista como ferramenta de investigação dos processos cognitivos que permitem, ao ser humano, fazer uso da linguagem. ( ) Os grandes problemas escolares estão no domínio da gramática. ( ) A tarefa do professor ao ensinar gramática deve ser evitar expor o aluno a formas linguísticas que ele não conhece. ( ) É preciso que se proponham diversas possibilidades de construção de frases em que os fatos da língua, a partir das experiências dos alunos, sejam discutidos. ( ) Há a necessidade de levar o aluno a ter contato com outras gramáticas, além daquela da língua padrão. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Segundo a proposta Curricular do Conteúdo Básico
Comum (CBC), as situações de ensino devem levar o
aluno a rever o conceito de gramática. Sobre o ensino
da gramática, analise as afirmativas e dê valores
Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A gramática deve ser vista como ferramenta de
investigação dos processos cognitivos que permitem,
ao ser humano, fazer uso da linguagem.
( ) Os grandes problemas escolares estão no domínio da
gramática.
( ) A tarefa do professor ao ensinar gramática deve ser
evitar expor o aluno a formas linguísticas que ele não
conhece.
( ) É preciso que se proponham diversas possibilidades de
construção de frases em que os fatos da língua, a partir
das experiências dos alunos, sejam discutidos.
( ) Há a necessidade de levar o aluno a ter contato com
outras gramáticas, além daquela da língua padrão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta de cima para baixo.
- A)F – V – V – F – V.
- B)V – F – F – V – V.
- C)F – V – F – V – F
- D)V – F – V – F – F.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O ensino da gramática segundo o CBC: uma análise das afirmações
A proposta do Conteúdo Básico Comum (CBC) traz uma visão renovada sobre o ensino da gramática, incentivando uma abordagem que vá além da simples memorização de regras. As afirmações apresentadas refletem diferentes perspectivas sobre como a gramática deve ser trabalhada em sala de aula, e a sequência correta (V – F – F – V – V) aponta para uma compreensão mais ampla e reflexiva do tema.
A primeira afirmação (V) destaca a gramática como ferramenta de investigação dos processos cognitivos, o que está alinhado com a ideia de que a linguagem é uma capacidade humana complexa. Já a segunda (F) revela que os problemas escolares não se restringem ao domínio gramatical, mas envolvem outros aspectos da aprendizagem. A terceira (F) é falsa porque o professor não deve evitar expor o aluno a novas formas linguísticas, e sim ampliar seu repertório. A quarta (V) reforça a importância da construção ativa do conhecimento, enquanto a quinta (V) defende o contato com diferentes variedades linguísticas, enriquecendo a visão do aluno sobre a língua.
Portanto, a alternativa correta é a B) V – F – F – V – V, que reflete uma abordagem dinâmica e crítica do ensino da gramática, conforme proposto pelo CBC.
Deixe um comentário