Sobre a comunicação e a construção do sistema de signifcação e linguagem, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre a comunicação e a construção do sistema de signifcação e linguagem, assinale a alternativa INCORRETA.
- A)Crianças podem perceber os estados emocionais das pessoas como tensão, calma, humor, alegria, prazer, desconforto e tristeza pela voz, variedade de tons e ritmos.
- B)Motivadas pela fala do outro, pelo toque, por rituais de brincadeiras, a criança com deficiência visual poderá usar as expressões fonéticas, os gorgeios, balbucio, choro, riso e a imitação silábica como forma de interação e comunicação.
- C)A qualidade da relação, da interação, comunicação e organização da rotina diária permitem à criança com deficiência visual perceber indícios que ajudam a antecipar os acontecimentos e compreender as ações.
- D)Para construir a noção do objeto, ela precisa que os adultos ajam sobre os mesmos: manipulá-los, saber seu nome, como funcionam, para que servem, fazer experiências.
- E)A criança com deficiência visual, quando pequena, utiliza muito o canal auditivo para interação e controle do meio.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Análise sobre a comunicação e a construção do sistema de significação e linguagem
A comunicação e a linguagem são processos fundamentais para o desenvolvimento humano, especialmente no que diz respeito à interação social e à construção de significados. No contexto da criança com deficiência visual, essas dinâmicas adquirem características específicas, conforme apresentado nas alternativas.
A alternativa D) é a incorreta porque, embora a manipulação e a exploração de objetos sejam importantes para a construção do conhecimento, a noção de objeto não se limita apenas a ações diretas dos adultos sobre eles. Crianças com deficiência visual desenvolvem essa noção por meio de múltiplas experiências sensoriais, como o tato, o som e a descrição verbal, que vão além da simples manipulação ou nomeação por parte do adulto.
As demais alternativas apresentam informações corretas sobre o desenvolvimento da comunicação em crianças com deficiência visual:
- A) destaca a percepção emocional por meio de pistas vocais, algo essencial para a interação.
- B) reforça a importância da motivação por meio da fala, toque e brincadeiras para o desenvolvimento de formas não visuais de comunicação.
- C) ressalta como a rotina e a interação ajudam a criança a antecipar eventos e compreender ações.
- E) evidencia o papel do canal auditivo como ferramenta primária de interação e controle do ambiente.
Portanto, a alternativa D) é a que contém a afirmação equivocada, pois subestima a complexidade do processo de construção da noção de objeto, que envolve muito mais do que a ação direta do adulto sobre os objetos.
Deixe um comentário