Sobre o ensino da pontuação em Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.
Portuguesa, assinale a alternativa correta.
- A)Aprender a pontuar é aprender a partir e a reagrupar o fluxo do texto de forma a indicar ao leitor os sentidos propostos pelo autor, obtendo assim efeitos estilísticos.
- B)Refere-se ao ensino dos sinais de pontuação.
- C)Deve ser apresentado e segue-se uma exemplificação cujo objetivo é servir de referência ao uso.
- D)Concebe que o procedimento de pontuar é parte da atividade de textualização.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O ensino da pontuação em Língua Portuguesa vai além da simples apresentação de regras ou sinais gráficos. Como indica a alternativa correta (A), aprender a pontuar significa dominar a capacidade de segmentar e reorganizar o fluxo textual para orientar o leitor na interpretação dos sentidos pretendidos pelo autor, alcançando assim efeitos estilísticos intencionais.
Essa perspectiva supera visões reducionistas como a apresentada na alternativa (B), que limita o ensino ao conhecimento dos sinais, ou na (C), que propõe um método baseado apenas em exemplos normativos. Também vai além da noção da alternativa (D), que, embora reconheça a pontuação como parte do processo de textualização, não enfatiza sua função comunicativa e expressiva.
A abordagem correta compreende a pontuação como sistema semiótico complexo que articula aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos, permitindo ao produtor do texto regular ritmo, entonação e hierarquia informacional para produzir determinados efeitos de sentido junto ao interlocutor.
Portanto, o ensino eficaz da pontuação deve desenvolver no aluno a competência de usar esses recursos não como aplicação mecânica de regras, mas como ferramenta ativa de construção e orientação de sentidos no processo de interação textual.
Deixe um comentário