Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre o ensino da pontuação em Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

Sobre o ensino da pontuação em Língua
Portuguesa, assinale a alternativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é A)

O ensino da pontuação em Língua Portuguesa vai além da simples apresentação de regras ou sinais gráficos. Como indica a alternativa correta (A), aprender a pontuar significa dominar a capacidade de segmentar e reorganizar o fluxo textual para orientar o leitor na interpretação dos sentidos pretendidos pelo autor, alcançando assim efeitos estilísticos intencionais.

Essa perspectiva supera visões reducionistas como a apresentada na alternativa (B), que limita o ensino ao conhecimento dos sinais, ou na (C), que propõe um método baseado apenas em exemplos normativos. Também vai além da noção da alternativa (D), que, embora reconheça a pontuação como parte do processo de textualização, não enfatiza sua função comunicativa e expressiva.

A abordagem correta compreende a pontuação como sistema semiótico complexo que articula aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos, permitindo ao produtor do texto regular ritmo, entonação e hierarquia informacional para produzir determinados efeitos de sentido junto ao interlocutor.

Portanto, o ensino eficaz da pontuação deve desenvolver no aluno a competência de usar esses recursos não como aplicação mecânica de regras, mas como ferramenta ativa de construção e orientação de sentidos no processo de interação textual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *