Um dos grandes objetivos da disciplina Língua Portuguesa é a de proporcionar ao aluno o uso das várias modalidades da língua e, particularmente, o domínio da representação escrita da linguagem. Sobre o ensino da linguagem verbal e suas modalidades (fala e escrita), assinale a alternativa correta:
Um dos grandes objetivos da disciplina Língua Portuguesa é a de proporcionar ao aluno o uso das várias modalidades da língua e, particularmente, o domínio da representação escrita da linguagem. Sobre o ensino da linguagem verbal e suas modalidades (fala e escrita), assinale a alternativa correta:
- A)Por razões sociais e políticas, é fundamental que exista uma inserção cada vez mais produtiva no mundo letrado, o que significa focar o aprendizado somente no código em que se materializa: a escrita.
- B)A primeira condição para que o aprendizado, nas situações escolares, seja efetivo e produtivo e a apresentação da diversidade de usos linguísticos.
- C)Dado o grande número de textos que circulam na sociedade, recomenda-se que a tarefa de ensino seja pautada por um critério quantitativo.
- D)O domínio da escrita em um primeiro momento pode significar um distanciamento das formas orais, pois o código não transcreve os sons nem reproduz os traços da fala. Assim, a ideia de “pureza” da língua escrita deve ser defendida.
Resposta:
A alternativa correta é B)
Análise sobre o ensino da linguagem verbal e suas modalidades
A disciplina de Língua Portuguesa tem como um de seus principais objetivos capacitar os alunos no uso das diferentes modalidades da língua, com ênfase especial no domínio da representação escrita. Entre as alternativas apresentadas, a correta é a B), que afirma ser fundamental apresentar a diversidade de usos linguísticos para que o aprendizado seja efetivo e produtivo nas situações escolares.
A alternativa A) está incorreta porque, embora a inserção no mundo letrado seja importante, focar exclusivamente na escrita é limitador, já que a língua possui múltiplas formas de expressão. A C) também é equivocada, pois o critério quantitativo não garante qualidade no ensino, sendo mais relevante trabalhar com a variedade e a função dos textos. Por fim, a D) defende uma visão reducionista ao sugerir que a escrita deve se distanciar da oralidade e manter uma suposta "pureza", ignorando que a língua é dinâmica e influenciada por diversos contextos sociais.
Portanto, a alternativa B) é a que melhor reflete a necessidade de valorizar a diversidade linguística no processo de ensino, permitindo que os alunos compreendam e utilizem a língua em suas diferentes formas e situações de comunicação.
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