Questões Sobre Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática - Pedagogia - concurso
Questão 1
aprendizagem da matemática. Uma prática metodológica docente que deve ser repensada por não ser a mais adequada para o
trabalho com resolução de problemas é a das aulas
- A)interdisciplinares.
- B)expositivas.
- C)focadas em projetos.
- D)com material manipulativo.
- E)com computador.
A alternativa correta é B)
O ensino da matemática tem passado por transformações significativas, especialmente no que diz respeito às metodologias adotadas em sala de aula. Entre as diversas abordagens pedagógicas, a resolução de problemas se destaca por promover maior engajamento dos alunos e facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos. No entanto, para que essa estratégia seja eficaz, é fundamental repensar práticas tradicionais que podem limitar seu potencial.
A aula expositiva, representada pela alternativa B, configura-se como um modelo que merece reflexão crítica no contexto da resolução de problemas. Esse formato tradicional, centrado na figura do professor como transmissor de conhecimento, frequentemente coloca o aluno em uma posição passiva, dificultando o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de resolver problemas de forma autônoma.
Ao contrário das aulas expositivas, metodologias como as aulas interdisciplinares (A), focadas em projetos (C), com material manipulativo (D) ou com computador (E) tendem a ser mais compatíveis com a abordagem de resolução de problemas. Essas estratégias incentivam a participação ativa do aluno, a experimentação e a aplicação prática dos conceitos matemáticos em contextos significativos.
Portanto, a escolha da alternativa B como resposta correta reforça a necessidade de superar o modelo de aula expositiva quando o objetivo é trabalhar com resolução de problemas na matemática. A adoção de metodologias mais dinâmicas e centradas no aluno se mostra essencial para uma aprendizagem matemática mais efetiva e significativa.
Questão 2
na sala de aula de forma única para todos os alunos. Tal recomendação parte do pressuposto de que se todos os erros forem
tratados da mesma maneira na explicação do professor, ela
- A)poderá ser útil para alguns, mas será inútil para aqueles que faltaram na aula e perderam a explicação.
- B)será útil a todos os alunos porque provocará de forma igual a compreensão do tema discutido.
- C)poderá ser útil para alguns alunos, mas provavelmente não será para aqueles que não tiveram o tipo particular de dúvida que o professor está abordando.
- D)será pouco útil porque poderá provocar confusão para aqueles que não cometeram erros na questão.
- E)será pouco útil porque a redução da incidência de erros se faz apenas pela repetição de mais exercícios.
A alternativa correta é C)
Uma importante recomendação presente nos Parâmetros Curriculares de Matemática destaca a necessidade de o professor, durante as avaliações, identificar as causas específicas dos erros cometidos pelos alunos, evitando limitar-se a simplesmente marcar as questões como incorretas e repetir a explicação de forma genérica para toda a turma. Essa abordagem parte do princípio de que os erros são heterogêneos e, portanto, demandam intervenções pedagógicas igualmente diversificadas.
Quando o professor trata todos os equívocos da mesma maneira, corre o risco de que sua explicação atenda apenas a uma parcela dos estudantes. Aqueles que cometem erros distintos ou possuem dúvidas específicas podem não se beneficiar da revisão, já que suas dificuldades não foram abordadas de maneira direcionada. Dessa forma, a alternativa C) é a que melhor reflete essa realidade, ao afirmar que a explicação uniforme "poderá ser útil para alguns alunos, mas provavelmente não será para aqueles que não tiveram o tipo particular de dúvida que o professor está abordando".
As demais alternativas apresentam argumentos que não se alinham completamente com a proposta dos Parâmetros Curriculares. A alternativa A) menciona a ausência nas aulas como fator determinante, o que desvia o foco da questão principal, que é a diversidade de erros. Já a B) pressupõe que uma explicação única seria igualmente eficaz para todos, ignorando as diferenças individuais de aprendizagem. A alternativa D) sugere que a revisão poderia confundir os alunos que não erraram, o que não é o cerne da recomendação. Por fim, a E) reduz a solução à prática repetitiva de exercícios, desconsiderando a importância da análise qualitativa dos erros.
Portanto, a resposta correta é C), pois sintetiza a ideia de que a personalização do ensino, com base na identificação das causas dos erros, é fundamental para uma aprendizagem efetiva em Matemática.
Questão 3
Lerner (1995) acredita que tanto as crianças quanto os
adultos não matemáticos compartilham a mesma interpretação do sinal “igual”. Segundo a autora, para as
crianças, o sinal “igual”
- A)anuncia o resultado: parte-se do conhecido (os dados da operação) para ir ao desconhecido (o resultado a obter).
- B)representa uma relação simétrica, porque escrever a+b=c é o mesmo que escrever c=a+b.
- C)é um sinal entre dois algarismos que representam um mesmo número; ele não indica, necessariamente, algo vinculado às contas.
- D)representa uma equivalência entre duas representações possíveis de um número, porém não representa uma ação matemática.
- E)indica que dois números são iguais; quando se pede que elas escrevam alguma coisa entre duas representações do mesmo número (8 8), não exitam em escrever 8=8.
A alternativa correta é A)
Lerner (1995) acredita que tanto as crianças quanto os adultos não matemáticos compartilham a mesma interpretação do sinal "igual". Segundo a autora, para as crianças, o sinal "igual" anuncia o resultado: parte-se do conhecido (os dados da operação) para ir ao desconhecido (o resultado a obter). Essa visão reflete uma compreensão operacional do símbolo, onde ele é visto como uma ferramenta para chegar a uma resposta, em vez de representar uma relação simétrica ou equivalência matemática.
As outras alternativas apresentam interpretações diferentes, mas não correspondem à visão predominante entre crianças e não matemáticos. Por exemplo, a opção B) sugere uma relação simétrica, enquanto a C) e D) abordam o sinal como um indicador de equivalência ou representação numérica. Já a alternativa E) indica uma compreensão literal da igualdade, mas não captura o sentido operacional destacado por Lerner.
Portanto, o gabarito correto é A), pois reflete a interpretação mais comum entre crianças e adultos não familiarizados com a linguagem matemática formal, onde o sinal "igual" funciona principalmente como um anúncio do resultado de uma operação.
Questão 4
Leia as afirmativas a seguir:
I. Uma maneira de especificar um conjunto particular é listando
todos seus elementos. Por exemplo, a > (1, 2, 3, 4, 5, n) significa o
conjunto “A” (ou conjunto alfa) cujos elementos são os números 1,
2, 3, 4 e 5 (números primos).
II. A Didática é um campo do conhecimento que contribui para a
educação e para o trabalho realizado no ambiente escolar, assim
como a Sociologia, a Filosofia ou a Psicologia. Sua especificidade
está na natureza de seu objeto: o ensino. Assim, o educador e os
educandos podem se beneficiar das teorias e metodologias
desenvolvidas pela Didática.
Marque a alternativa CORRETA:
- A)As duas afirmativas são verdadeiras.
- B)A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
- C)A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
- D)As duas afirmativas são falsas.
A alternativa correta é C)
Análise das Afirmativas Apresentadas
Ao analisar as duas afirmativas, é possível identificar que a segunda está correta, enquanto a primeira contém imprecisões. A afirmativa I menciona que o conjunto "A" (ou alfa) contém os números 1, 2, 3, 4 e 5 como números primos, o que está incorreto, pois o número 1 não é considerado primo, e os números 4 e 5 não são primos (no caso do 4). Além disso, a notação utilizada para representar o conjunto é inadequada, pois utiliza o símbolo ">" em vez de chaves "{}".
Por outro lado, a afirmativa II está correta ao descrever a Didática como um campo do conhecimento voltado para o ensino, com aplicações práticas no ambiente educacional. Ela destaca corretamente a relação entre teoria e prática, beneficiando tanto educadores quanto educandos. Portanto, a alternativa correta é a C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
Questão 5
Relativamente aos Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCNs), quanto à utilização de recursos
computacionais nas aulas de Matemática, são
relacionadas abaixo algumas finalidades em que tais
recursos podem ser aplicados.
I Como fonte de informação, poderoso recurso para
alimentar o processo de ensino e aprendizagem.
II Como auxiliar no processo de construção de
conhecimento.
III Como meio para desenvolver autonomia pelo uso
de softwares que possibilitem pensar, refletir e
criar soluções.
IV Como ferramenta para realizar determinadas
atividades, uso de planilhas eletrônicas,
processadores de texto, banco de dados, etc.
Das finalidades acima estão corretas:
- A)apenas I, III e IV.
- B)I, II, III e IV.
- C)apenas II, III e IV
- D)apenas I, II e III.
- E)apenas I, II e IV.
A alternativa correta é B)
Relativamente aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a utilização de recursos computacionais nas aulas de Matemática apresenta diversas finalidades, conforme destacado no texto fornecido. Essas finalidades abrangem desde a função informativa até o desenvolvimento da autonomia e da criatividade dos alunos, passando pelo auxílio na construção do conhecimento e na realização de atividades específicas.
A primeira finalidade (I) destaca o computador como uma fonte de informação, capaz de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Isso se deve ao acesso facilitado a dados, exemplos e conteúdos que podem ser explorados em sala de aula, ampliando as possibilidades pedagógicas.
A segunda finalidade (II) menciona o recurso computacional como um auxiliar na construção do conhecimento. Isso ocorre porque ferramentas digitais permitem simulações, visualizações e experimentações que facilitam a compreensão de conceitos matemáticos abstratos, tornando o aprendizado mais dinâmico e interativo.
A terceira finalidade (III) aborda o desenvolvimento da autonomia por meio de softwares que incentivam o raciocínio, a reflexão e a busca por soluções. Essas ferramentas estimulam o aluno a pensar criticamente e a explorar diferentes caminhos para resolver problemas, promovendo uma aprendizagem mais ativa.
Por fim, a quarta finalidade (IV) trata do uso do computador como ferramenta para atividades específicas, como planilhas eletrônicas, processadores de texto e bancos de dados. Esses recursos otimizam tarefas cotidianas, permitindo que o aluno se concentre na análise e interpretação dos resultados, em vez de cálculos mecânicos.
Diante dessas considerações, todas as finalidades apresentadas (I, II, III e IV) estão corretas e complementares, conforme indicado na alternativa B). A integração desses recursos no ensino da Matemática, conforme sugerido pelos PCNs, contribui para uma educação mais dinâmica, eficaz e alinhada com as demandas contemporâneas.
Questão 6
A respeito dos Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCNs), quanto à resolução de problemas,
como eixo organizador do processo de ensino e
aprendizagem de Matemática, são relacionados abaixo
alguns princípios.
I A situação-problema é o ponto de partida da
atividade matemática e não a definição.
II A resolução de problemas não é uma atividade
para ser desenvolvida em paralelo ou como
aplicação da aprendizagem, mas uma orientação
para a aprendizagem.
III Um conceito matemático se constrói articulado
com outros conceitos, por meio de uma série de
retificações e generalizações.
Dos princípios acima:
- A)apenas I está correto.
- B)apenas II está correto.
- C)apenas I e III estão corretos.
- D)I, II e III estão corretos,
- E)apenas III está correto.
A alternativa correta é A)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) destacam a resolução de problemas como um eixo fundamental no ensino e aprendizagem da Matemática, propondo princípios que orientam essa abordagem. Analisando as afirmativas apresentadas, é possível identificar que apenas o item I está correto, conforme o gabarito indicado.
O princípio I afirma que "a situação-problema é o ponto de partida da atividade matemática e não a definição", o que está alinhado com a perspectiva dos PCNs. Essa abordagem valoriza o raciocínio e a construção do conhecimento a partir de desafios concretos, em vez de priorizar definições abstratas desde o início.
Já o princípio II, que diz que "a resolução de problemas não é uma atividade para ser desenvolvida em paralelo ou como aplicação da aprendizagem, mas uma orientação para a aprendizagem", apresenta uma visão parcialmente correta, mas não totalmente precisa dentro da proposta dos PCNs. Embora a resolução de problemas seja central, ela não exclui completamente outras formas de abordagem no processo de ensino.
Por fim, o princípio III, que menciona que "um conceito matemático se constrói articulado com outros conceitos, por meio de uma série de retificações e generalizações", embora válido em um contexto geral, não é um princípio específico relacionado diretamente à resolução de problemas como eixo organizador, conforme proposto nos PCNs.
Portanto, a alternativa correta é a A) apenas I está correto, pois é o único princípio que reflete com precisão a abordagem dos PCNs em relação à resolução de problemas como ponto de partida para o ensino da Matemática.
Questão 7
Leia as afirmativas a seguir:
I. No Ensino Fundamental, o ensino de Matemática deve levar o
aluno a ampliar os procedimentos de cálculo (mental, escrito,
exato, aproximado) pelo conhecimento de regularidades dos fatos
fundamentais, de propriedades das operações e pela antecipação e
verificação de resultados.
II. No Ensino Fundamental, o ensino de Matemática deve estimular
o aluno a estabelecer pontos de referência para interpretar e
representar a localização e movimentação de pessoas ou objetos,
utilizando terminologia inadequada para descrever posições.
III. A Matemática precisa estar ao alcance de todos e a
democratização do seu ensino deve ser meta prioritária do trabalho
docente. Assim, a atividade matemática escolar não é “olhar para
coisas prontas e definitivas”, mas a construção e a apropriação de
um conhecimento pelo aluno, que não poderá se servir dele para
compreender e transformar sua realidade.
Marque a alternativa CORRETA:
- A)Nenhuma afirmativa está correta.
- B)Apenas uma afirmativa está correta.
- C)Apenas duas afirmativas estão corretas.
- D)Todas as afirmativas estão corretas.
A alternativa correta é B)
O ensino de Matemática no Ensino Fundamental é um tema de grande relevância, pois envolve não apenas a transmissão de conhecimentos técnicos, mas também a formação de habilidades essenciais para a vida cotidiana. Analisando as afirmativas apresentadas, podemos observar que apenas uma delas está correta, conforme indicado pelo gabarito.
A afirmativa I destaca a importância de ampliar os procedimentos de cálculo, explorando regularidades e propriedades das operações. Essa abordagem está alinhada com as diretrizes educacionais, que valorizam o desenvolvimento do raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas. Portanto, essa afirmativa está correta.
Já a afirmativa II menciona a utilização de terminologia inadequada para descrever posições, o que é um equívoco. O ensino de Matemática deve, sim, estimular a interpretação e representação de localizações, mas sempre com o uso correto de termos e conceitos. Dessa forma, essa afirmativa está incorreta.
A afirmativa III aborda a democratização do ensino de Matemática, um princípio fundamental. No entanto, ela contém uma contradição ao afirmar que o aluno não poderá se servir desse conhecimento para transformar sua realidade. Pelo contrário, a Matemática deve ser um instrumento de compreensão e ação no mundo. Assim, essa afirmativa também está incorreta.
Diante disso, a alternativa correta é a B) Apenas uma afirmativa está correta, referindo-se à afirmativa I. As outras apresentam inconsistências que as tornam inadequadas.
Questão 8
Leia as afirmativas a seguir:
I. Embora nas séries iniciais já se possa desenvolver uma pré-álgebra, é especialmente nas séries finais do Ensino Fundamental
que os trabalhos algébricos serão ampliados. Nesse momento, é
possível trabalhar com situações-problema, nas quais o aluno
reconhecerá diferentes funções da álgebra (como modelizar,
resolver problemas aritmeticamente insolúveis, demonstrar),
representando problemas por meio de equações (identificando
parâmetros, variáveis e relações e tomando contato com fórmulas,
equações, variáveis e incógnitas) e conhecendo a “sintaxe” (regras
para resolução) de uma equação.
II. As finalidades do ensino de Matemática, no Ensino Fundamental,
incluem levar o aluno a interagir com seus pares de forma
cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para
problemas propostos, identificando aspectos consensuais ou não
na discussão de um assunto, desrespeitando o modo de pensar
dos colegas e aprendendo com eles.
III. No Ensino Fundamental, o ensino de Matemática deve levar o
aluno a identificar características de acontecimentos previsíveis ou
aleatórios a partir de situações-problema, utilizando recursos
estatísticos e probabilísticos.
Marque a alternativa CORRETA:
- A)Nenhuma afirmativa está correta.
- B)Apenas uma afirmativa está correta.
- C)Apenas duas afirmativas estão corretas.
- D)Todas as afirmativas estão corretas.
A alternativa correta é C)
O ensino de Matemática no Ensino Fundamental é um processo complexo e multifacetado, que deve ser abordado de maneira progressiva e integrada. As afirmativas apresentadas trazem aspectos relevantes sobre como esse ensino pode ser estruturado, mas nem todas estão completamente corretas.
A afirmativa I está correta ao destacar a importância da álgebra nas séries finais do Ensino Fundamental. Nessa fase, os alunos já possuem uma base matemática que permite explorar conceitos mais abstratos, como equações e funções, além de desenvolver habilidades de modelagem e resolução de problemas. O trabalho com situações-problema é essencial para que os estudantes compreendam a utilidade da álgebra em contextos variados.
Já a afirmativa II contém um erro grave ao sugerir que os alunos devem "desrespeitar o modo de pensar dos colegas". Pelo contrário, o ensino de Matemática deve promover o respeito às diferentes perspectivas e a colaboração entre os estudantes, incentivando o diálogo e a construção coletiva do conhecimento. Portanto, essa afirmativa não está correta.
A afirmativa III está correta ao abordar a importância de trabalhar com noções de probabilidade e estatística no Ensino Fundamental. Esses conceitos permitem que os alunos compreendam fenômenos aleatórios e desenvolvam habilidades de análise crítica diante de dados e informações quantitativas presentes no cotidiano.
Dessa forma, apenas duas afirmativas estão corretas (I e III), tornando a alternativa C a resposta adequada.
Questão 9
Leia as afirmativas a seguir:
I. Jeniffer é proprietária de uma lanchonete e percebeu que a razão
entre o número de pessoas que tomam café puro e o número de
pessoas que tomam café com leite, de manhã, é 3/5. Se durante
um dia, 80 pessoas tomarem café de manhã nessa lanchonete, e
supondo que essa razão permaneça a mesma, podemos afirmar
que o número de pessoas que tomarão café com leite será de 30.
II. No Ensino Fundamental, as atividades escolares de ensino de
Matemática devem levar o aluno a identificar características das
figuras geométricas, menosprezando as semelhanças e diferenças
entre elas, por meio de composição e decomposição, simetrias,
ampliações e reduções.
Marque a alternativa CORRETA:
- A)As duas afirmativas são verdadeiras.
- B)A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
- C)A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
- D)As duas afirmativas são falsas.
A alternativa correta é D)
O ensaio a seguir analisa as duas afirmativas apresentadas, buscando compreender a veracidade de cada uma delas e justificar a escolha do gabarito correto, que é a alternativa D) As duas afirmativas são falsas.
Análise da Afirmativa I: A primeira afirmativa aborda uma situação matemática envolvendo proporções. Segundo o enunciado, a razão entre o número de pessoas que tomam café puro e as que tomam café com leite é de 3/5. Se 80 pessoas tomam café no total, a soma das partes da razão (3 + 5) resulta em 8. Para encontrar o número de pessoas que tomam café com leite, divide-se 80 por 8, obtendo-se 10, e multiplica-se pelo número correspondente na razão (5), resultando em 50 pessoas. Portanto, a afirmativa está incorreta ao afirmar que esse número seria 30, quando na realidade é 50.
Análise da Afirmativa II: A segunda afirmativa trata do ensino de Matemática no Ensino Fundamental, sugerindo que as atividades devem levar o aluno a "menosprezar" as semelhanças e diferenças entre figuras geométricas. Essa abordagem é equivocada, pois o objetivo do ensino de Geometria é justamente o oposto: identificar, comparar e compreender as características, semelhanças e diferenças entre figuras, promovendo o desenvolvimento do raciocínio espacial e lógico. Dessa forma, a afirmativa II também é falsa.
Conclusão: Ambas as afirmativas contêm informações incorretas. A primeira apresenta um erro de cálculo matemático, enquanto a segunda propõe uma abordagem pedagógica equivocada. Portanto, a alternativa correta é D) As duas afirmativas são falsas.
Questão 10
Leia as afirmativas a seguir:
I. A aprendizagem em Matemática está ligada à compreensão, isto
é, à apreensão do significado. Ou seja, apreender o significado de
um objeto ou acontecimento pressupõe vê-lo em suas relações
com outros objetos e acontecimentos. Assim, o tratamento dos
conteúdos em compartimentos estanques e numa rígida sucessão
linear deve dar lugar a uma abordagem em que as conexões sejam
favorecidas e destacadas. O significado da Matemática para o
aluno resulta das conexões que ele estabelece entre ela e as
demais disciplinas, entre ela e seu cotidiano e das conexões que
ele estabelece entre os diferentes temas matemáticos.
II. A professora Jeniffer observou que a razão entre o número total
de alunos matriculados em sua escola e o número de alunos não
concluintes dessa escola, nessa ordem, é de 8 para 6. Jeniffer
descobriu, ainda, que o total de alunos concluintes desse curso é
igual a 160. Considerando exclusivamente essas informações, é
correto afirmar que o número total de alunos nessa escola é de
960.
Marque a alternativa CORRETA:
- A)As duas afirmativas são verdadeiras.
- B)A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
- C)A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
- D)As duas afirmativas são falsas.
A alternativa correta é B)
Análise das Afirmativas:
A afirmativa I aborda a importância da aprendizagem significativa em Matemática, destacando que a compreensão ocorre por meio da relação entre conceitos, contextos e aplicações cotidianas. Essa perspectiva é amplamente defendida por teóricos da educação, como Ausubel, e está alinhada com as diretrizes pedagógicas contemporâneas. Portanto, trata-se de uma afirmação verdadeira.
Já a afirmativa II apresenta um cálculo sobre o número de alunos em uma escola. Segundo o enunciado, a razão entre o total de alunos e os não concluintes é 8:6, e o número de concluintes é 160. Para verificar sua veracidade, podemos resolver proporcionalmente: se 8 partes (total) correspondem a 6 partes (não concluintes), então 2 partes (concluintes) equivalem a 160 alunos. Assim, 1 parte = 80 alunos, e o total (8 partes) seria 640 alunos, não 960. Logo, a afirmativa II é falsa.
Portanto, a alternativa correta é: B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.