13 – A resolução de problemas é um caminho para o ensino de matemática que vem sendo discutido nos últimos anos, resumindo-se em princípios, que devem levar o aluno a entender que:
13 – A resolução de problemas é um caminho para o ensino de matemática que vem sendo discutido nos últimos anos, resumindo-se em princípios, que devem levar o aluno a entender que:
- A)o problema é um exercício em que se aplica, de forma mecânica, um processo operatório
- B)o problema é um exercício que só pode ser resolvido e encontra-se a solução, utilizando-se uma fórmula anteriormente explicada pelo professor, mecanicamente
- C)os conceitos e a resposta a um problema só toma sentido mediante a explicação do professor
- D)só há problema se o aluno for levado a interpretar o enunciado da questão que lhe é posta e a estruturar a situação que lhe é apresentada
- E)a resolução de problemas é uma atividade para ser desenvolvida mediante a aplicação de exercícios repetitivos
Resposta:
A alternativa correta é D)
A resolução de problemas como abordagem no ensino da matemática tem ganhado destaque nas discussões pedagógicas recentes. O objetivo principal é desenvolver no aluno a capacidade de interpretar, analisar e estruturar situações matemáticas de forma autônoma e significativa.
Entre as alternativas apresentadas, a opção D) é a que melhor representa essa perspectiva, pois enfatiza a importância da interpretação do enunciado e da estruturação da situação-problema pelo próprio aluno. Isso vai ao encontro da ideia de que a matemática deve ser compreendida como uma ciência viva, que exige raciocínio e não apenas repetição mecânica.
As demais alternativas apresentam visões reducionistas do processo de resolução de problemas:
- A) e B) reduzem o problema a uma mera aplicação mecânica de processos ou fórmulas
- C) subestima a capacidade do aluno de construir significado por si mesmo
- E) limita a resolução de problemas a exercícios repetitivos
A abordagem correta, conforme indicado pela alternativa D), valoriza o desenvolvimento do pensamento matemático autônomo, onde o aluno é protagonista no processo de compreensão e resolução das situações apresentadas.
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