A aula planejada pela metodologia de Resolução de Problemas, segundo Onuchic, Leal Jr. e Pironel (2017), admite o problema como ponto de partida para a produção, pelos alunos, de conceitos e conteúdos novos, possibilitando-lhes conexões entre diferentes ramos da Matemática. Para tanto, considere dois tipos de problemas: – Convencionais (C): são objetivos, claros e de fácil identificação dos dados para a resolução, pois no próprio enunciado já se indica o algoritmo que o soluciona. – Não convencionais (NC): exigem leitura atenciosa para a interpretação e compreensão do que se pede na questão, possibilitando a elaboração de estratégias variadas para sua resolução. Com base nessas definições, identifique os problemas a seguir como convencionais (C) ou não convencionais (NC):( ) Os tampos de duas mesas retangulares são semelhantes. A razão de semelhança do maior para o menor é de 1,5. Se as dimensões do tampo da mesa menor são 3,5 m e 2,5 m, calcule o perímetro do tampo da mesa maior. (Giovanni; Bonjorno; Giovanni Jr., 2002) ( ) Uma colônia, formada a partir de uma bactéria, duplica a cada 30 minutos. Após 10 horas, qual será o número de bactérias dessa colônia? (PUC-RS) ( ) Uma caixa d’água em forma de paralelepípedo reto retângulo deve ser construída com uma base de 1 metro de largura e 2 metros de comprimento. Qual deve ser a altura, em metros, da caixa para que sua capacidade seja de 3000 litros? (Smole; Dinniz, 2003) ( ) Um fato curioso ocorreu em uma família no ano de 1936. Nesse ano, Ribamar tinha tantos anos quantos expressavam os dois últimos algarismos do ano em que nascera e, coincidentemente, o mesmo ocorria com a idade de seu pai. Nessas condições, em 1936, quantos anos somavam as idades de Ribamar e de seu pai? (TCE-PB) Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
A aula planejada pela metodologia de Resolução de Problemas, segundo Onuchic, Leal Jr. e Pironel (2017), admite o
problema como ponto de partida para a produção, pelos alunos, de conceitos e conteúdos novos, possibilitando-lhes
conexões entre diferentes ramos da Matemática. Para tanto, considere dois tipos de problemas:
– Convencionais (C): são objetivos, claros e de fácil identificação dos dados para a resolução, pois no próprio enunciado
já se indica o algoritmo que o soluciona.
– Não convencionais (NC): exigem leitura atenciosa para a interpretação e compreensão do que se pede na questão,
possibilitando a elaboração de estratégias variadas para sua resolução.
Com base nessas definições, identifique os problemas a seguir como convencionais (C) ou não convencionais (NC):
( ) Os tampos de duas mesas retangulares são semelhantes. A razão de semelhança do maior para o menor é de 1,5. Se
as dimensões do tampo da mesa menor são 3,5 m e 2,5 m, calcule o perímetro do tampo da mesa maior. (Giovanni;
Bonjorno; Giovanni Jr., 2002)
( ) Uma colônia, formada a partir de uma bactéria, duplica a cada 30 minutos. Após 10 horas, qual será o número de
bactérias dessa colônia? (PUC-RS)
( ) Uma caixa d’água em forma de paralelepípedo reto retângulo deve ser construída com uma base de 1 metro de largura
e 2 metros de comprimento. Qual deve ser a altura, em metros, da caixa para que sua capacidade seja de 3000 litros?
(Smole; Dinniz, 2003)
( ) Um fato curioso ocorreu em uma família no ano de 1936. Nesse ano, Ribamar tinha tantos anos quantos expressavam
os dois últimos algarismos do ano em que nascera e, coincidentemente, o mesmo ocorria com a idade de seu pai.
Nessas condições, em 1936, quantos anos somavam as idades de Ribamar e de seu pai? (TCE-PB)
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
- A)C – C – C – C.
- B)C – NC – C – NC.
- C)NC – C – C – NC.
- D)NC – C – NC – C.
- E)NC – NC – NC – NC.
Resposta:
A alternativa correta é B)
A metodologia de Resolução de Problemas proposta por Onuchic, Leal Jr. e Pironel (2017) apresenta uma abordagem pedagógica que utiliza problemas como ponto de partida para a construção de conhecimento matemático. Essa estratégia permite aos alunos desenvolver conceitos e estabelecer conexões entre diferentes áreas da Matemática, promovendo um aprendizado mais significativo. Dentro dessa perspectiva, os problemas são classificados em dois tipos: convencionais (C) e não convencionais (NC).
Os problemas convencionais são caracterizados por enunciados objetivos, com dados claramente identificáveis e que frequentemente indicam o algoritmo necessário para sua resolução. Já os problemas não convencionais demandam uma interpretação mais cuidadosa, permitindo múltiplas estratégias de solução e estimulando o raciocínio criativo.
Analisando os problemas apresentados:
- O problema dos tampos de mesa retangulares é convencional (C), pois apresenta dados claros e a aplicação direta do conceito de semelhança de figuras e cálculo de perímetro.
- O problema da colônia de bactérias é não convencional (NC), pois exige a interpretação do padrão de crescimento exponencial e o cálculo adequado para o período de tempo dado.
- O problema da caixa d'água é convencional (C), com dados explícitos e aplicação direta do cálculo de volume de paralelepípedos.
- O problema sobre as idades de Ribamar e seu pai é não convencional (NC), requerendo uma análise mais aprofundada das condições temporais e relações numéricas apresentadas.
Portanto, a sequência correta é C - NC - C - NC, correspondente à alternativa B). Essa classificação demonstra a importância de diversificar os tipos de problemas propostos em sala de aula, equilibrando exercícios mais diretos com desafios que estimulem o pensamento crítico e criativo dos alunos.
Deixe um comentário