Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A Matemática comporta um amplo campo de relações, regularidades e coerências que despertam a curiosidade e instigam a capacidade de generalizar, projetar, prever e abstrair, favorecendo a estruturação do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Dando ênfase na resolução de problemas, se defende uma proposta com alguns princípios. Assinale a alternativa INCORRETA referente a esses princípios:

A Matemática comporta um amplo campo de
relações, regularidades e coerências que
despertam a curiosidade e instigam a capacidade
de generalizar, projetar, prever e abstrair,
favorecendo a estruturação do pensamento e o
desenvolvimento do raciocínio lógico. Dando
ênfase na resolução de problemas, se defende
uma proposta com alguns princípios.
Assinale a alternativa INCORRETA referente a
esses princípios:

Resposta:

A alternativa correta é B)

A Matemática é uma disciplina que vai além de números e fórmulas, abrangendo um universo de relações, padrões e lógica que estimulam a mente humana. Sua estrutura promove o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de resolver problemas de maneira criativa e sistemática. Nesse contexto, a resolução de problemas surge como uma abordagem pedagógica essencial, baseada em princípios que orientam o ensino e a aprendizagem de forma mais significativa.

Um dos princípios fundamentais é que a atividade matemática deve partir de problemas reais ou contextualizados, e não de definições abstratas. Isso porque os conceitos e métodos ganham sentido quando aplicados a situações que exigem raciocínio e estratégia, conforme destacado na alternativa A. Além disso, a resolução de problemas não deve ser vista como um mero exercício de repetição, mas como o cerne da aprendizagem, integrando conceitos, procedimentos e atitudes matemáticas, como afirma a alternativa C.

No entanto, a alternativa B apresenta uma visão equivocada ao reduzir um problema a um exercício mecânico de aplicação de fórmulas. Essa interpretação desconsidera a essência da resolução de problemas, que envolve interpretação, análise e construção de estratégias. Portanto, essa afirmação está incorreta, conforme indicado pelo gabarito.

Dessa forma, fica claro que a abordagem baseada em problemas valoriza o processo de aprendizagem ativa, em que o aluno é desafiado a pensar, questionar e descobrir, consolidando assim um conhecimento matemático mais profundo e duradouro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *