Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A Matemática é componente importante na construção da cidadania, na medida em que a sociedade se utiliza, cada vez mais, de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar. Indique abaixo a alternativa que NÃO CONTEMPLA princípios decorrentes de estudos, pesquisas, práticas e debates desenvolvidos nos últimos anos sobre a área de Matemática no ensino fundamental.

A Matemática é componente importante na construção da cidadania, na medida em que a sociedade se utiliza, cada vez mais,
de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar.

Indique abaixo a alternativa que NÃO CONTEMPLA princípios decorrentes de estudos, pesquisas, práticas e debates desenvolvidos
nos últimos anos sobre a área de Matemática no ensino fundamental.

Resposta:

A alternativa correta é B)

A Matemática desempenha um papel fundamental na formação cidadã, especialmente em uma sociedade cada vez mais dependente de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos. Nesse contexto, é essencial que os princípios educacionais relacionados ao ensino da disciplina estejam alinhados com abordagens modernas e inclusivas.

Entre as alternativas apresentadas, a opção B) se destaca como a que não contempla os avanços pedagógicos recentes no ensino da Matemática. Essa afirmação retrata uma visão ultrapassada, que reduz a atividade matemática escolar à mera absorção e memorização de conceitos prontos e definitivos, ignorando a importância da construção do conhecimento, da contextualização e da relação com o mundo real.

As demais alternativas refletem princípios consolidados pela pesquisa educacional:

  • A) Aborda a democratização do acesso ao conhecimento matemático.
  • C) Destaca a importância da conexão entre observações do mundo real e representações matemáticas.
  • D) Enfatiza a aprendizagem significativa e a compreensão conceitual.

Portanto, a alternativa B) representa uma concepção obsoleta do ensino de Matemática, que não dialoga com as práticas pedagógicas contemporâneas centradas na construção ativa do conhecimento pelo aluno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *