A respeito dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), quanto à resolução de problemas, como eixo organizador do processo de ensino e aprendizagem de Matemática, são relacionados abaixo alguns princípios. I A situação-problema é o ponto de partida da atividade matemática e não a definição. II A resolução de problemas não é uma atividade para ser desenvolvida em paralelo ou como aplicação da aprendizagem, mas uma orientação para a aprendizagem. III Um conceito matemático se constrói articulado com outros conceitos, por meio de uma série de retificações e generalizações. Dos princípios acima:
A respeito dos Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCNs), quanto à resolução de problemas,
como eixo organizador do processo de ensino e
aprendizagem de Matemática, são relacionados abaixo
alguns princípios.
I A situação-problema é o ponto de partida da
atividade matemática e não a definição.
II A resolução de problemas não é uma atividade
para ser desenvolvida em paralelo ou como
aplicação da aprendizagem, mas uma orientação
para a aprendizagem.
III Um conceito matemático se constrói articulado
com outros conceitos, por meio de uma série de
retificações e generalizações.
Dos princípios acima:
- A)apenas I está correto.
- B)apenas II está correto.
- C)apenas I e III estão corretos.
- D)I, II e III estão corretos,
- E)apenas III está correto.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) destacam a resolução de problemas como um eixo fundamental no ensino e aprendizagem da Matemática, propondo princípios que orientam essa abordagem. Analisando as afirmativas apresentadas, é possível identificar que apenas o item I está correto, conforme o gabarito indicado.
O princípio I afirma que "a situação-problema é o ponto de partida da atividade matemática e não a definição", o que está alinhado com a perspectiva dos PCNs. Essa abordagem valoriza o raciocínio e a construção do conhecimento a partir de desafios concretos, em vez de priorizar definições abstratas desde o início.
Já o princípio II, que diz que "a resolução de problemas não é uma atividade para ser desenvolvida em paralelo ou como aplicação da aprendizagem, mas uma orientação para a aprendizagem", apresenta uma visão parcialmente correta, mas não totalmente precisa dentro da proposta dos PCNs. Embora a resolução de problemas seja central, ela não exclui completamente outras formas de abordagem no processo de ensino.
Por fim, o princípio III, que menciona que "um conceito matemático se constrói articulado com outros conceitos, por meio de uma série de retificações e generalizações", embora válido em um contexto geral, não é um princípio específico relacionado diretamente à resolução de problemas como eixo organizador, conforme proposto nos PCNs.
Portanto, a alternativa correta é a A) apenas I está correto, pois é o único princípio que reflete com precisão a abordagem dos PCNs em relação à resolução de problemas como ponto de partida para o ensino da Matemática.
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