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Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). Numa reflexão sobre o ensino da Matemática é de fundamental importância ao professor I. identificar as principais características dessa ciência, independente de seus métodos, de suas ramificações e aplicações. II. conhecer a história de vida dos alunos, sua vivência de aprendizagens fundamentais, seus conhecimentos informais sobre um dado assunto, suas condições sociológicas, psicológicas e culturais. III. ter clareza de suas próprias concepções sobre a Matemática, uma vez que a prática em sala de aula, as escolhas pedagógicas, a definição de objetivos e conteúdos de ensino e as formas de avaliação, estão intimamente ligadas a essas concepções.

Analise as assertivas e, em seguida, assinale
a alternativa que aponta a(s) correta(s). Numa
reflexão sobre o ensino da Matemática é de
fundamental importância ao professor


I. identificar as principais características
dessa ciência, independente de seus
métodos, de suas ramificações e aplicações.


II. conhecer a história de vida dos alunos, sua
vivência de aprendizagens fundamentais,
seus conhecimentos informais sobre um
dado assunto, suas condições sociológicas,
psicológicas e culturais.


III. ter clareza de suas próprias concepções
sobre a Matemática, uma vez que a prática
em sala de aula, as escolhas pedagógicas,
a definição de objetivos e conteúdos de
ensino e as formas de avaliação, estão
intimamente ligadas a essas concepções.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O ensino da Matemática é um processo complexo que exige do professor não apenas domínio dos conteúdos, mas também uma compreensão ampla do contexto educacional e das particularidades dos alunos. Analisando as assertivas apresentadas, é possível identificar quais delas são fundamentais para uma prática pedagógica eficaz.

A assertiva I afirma que o professor deve identificar as principais características da Matemática, independente de seus métodos, ramificações e aplicações. Essa visão é limitada, pois desconsidera a importância de contextualizar o conhecimento matemático, tornando-o significativo para os alunos. Portanto, essa afirmação não pode ser considerada correta.

Já a assertiva II destaca a necessidade de o professor conhecer a história de vida dos alunos, suas vivências, conhecimentos informais e condições sociológicas, psicológicas e culturais. Essa abordagem é essencial, pois o aprendizado da Matemática não ocorre no vácuo – ele está diretamente ligado à realidade do estudante. Um ensino que ignora esses aspectos tende a ser menos eficaz e mais distante da experiência do aluno.

A assertiva III ressalta a importância de o professor ter clareza sobre suas próprias concepções da Matemática, já que essas influenciam diretamente suas escolhas pedagógicas, objetivos, conteúdos e avaliações. Essa reflexão é crucial, pois a forma como o professor entende a Matemática molda sua prática em sala de aula. Uma concepção mais ampla e aplicada tende a gerar aulas mais dinâmicas e significativas.

Diante disso, as assertivas corretas são II e III, o que corresponde à alternativa E). Esses dois pontos reforçam a ideia de que o ensino da Matemática deve ser contextualizado, considerando tanto o perfil dos alunos quanto a postura reflexiva do professor sobre sua própria prática.

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