“Aprender matemática é não perder a curiosidade, a imaginação e o interesse pelo conhecimento.” A matemática voltada para os novos tempos NÃO poderá exigir que a criança
“Aprender matemática é não perder a curiosidade, a imaginação e o interesse pelo conhecimento.” A matemática voltada para os novos tempos NÃO poderá exigir que a criança
- A)leia e interprete mapas, tabelas, rótulos e gráficos.
- B)conheça o espaço que a rodeia e com ele estabeleça relações.
- C)deixe à margem para a imaginação, a fantasia e a leitura poética da vida.
- D)resolva problemas e justifique oralmente e por escrito a estratégia utilizada.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O ensino da matemática nos novos tempos deve ser repensado para ir além dos métodos tradicionais, que muitas vezes priorizam apenas a memorização de fórmulas e técnicas mecânicas. A citação inicial destaca um aspecto essencial: a matemática deve preservar a curiosidade, a imaginação e o interesse pelo conhecimento. Isso significa que sua abordagem não pode se limitar a habilidades práticas, como interpretar gráficos ou resolver problemas de forma algorítmica, mas também deve valorizar a criatividade e a sensibilidade.
Analisando as alternativas apresentadas, percebe-se que as opções A, B e D estão relacionadas a competências úteis no cotidiano, como leitura de dados, contextualização espacial e resolução de problemas. No entanto, a alternativa C chama a atenção por abordar justamente o que muitas vezes é negligenciado no ensino da matemática: a imaginação, a fantasia e a leitura poética da vida. Esses elementos são fundamentais para que a matemática não se torne uma disciplina fria e distante, mas sim uma ferramenta de interpretação do mundo que estimule o pensamento crítico e a inventividade.
Portanto, a resposta correta é C), pois uma matemática verdadeiramente moderna não pode excluir a dimensão lúdica e criativa do aprendizado. Ao contrário, deve integrá-la, permitindo que os alunos explorem conexões inesperadas e desenvolvam uma relação mais significativa com os números, formas e padrões que compõem a realidade.
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