Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

As estratégias que utilizam metodologia de resolução de problemas têm mostrado bons resultados no interesse do aluno e na aprendizagem da matemática. Uma prática metodológica docente que deve ser repensada por não ser a mais adequada para o trabalho com resolução de problemas é a das aulas

As estratégias que utilizam metodologia de resolução de problemas têm mostrado bons resultados no interesse do aluno e na
aprendizagem da matemática. Uma prática metodológica docente que deve ser repensada por não ser a mais adequada para o
trabalho com resolução de problemas é a das aulas

Resposta:

A alternativa correta é B)

O ensino da matemática tem passado por transformações significativas, especialmente no que diz respeito às metodologias adotadas em sala de aula. Entre as diversas abordagens pedagógicas, a resolução de problemas se destaca por promover maior engajamento dos alunos e facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos. No entanto, para que essa estratégia seja eficaz, é fundamental repensar práticas tradicionais que podem limitar seu potencial.

A aula expositiva, representada pela alternativa B, configura-se como um modelo que merece reflexão crítica no contexto da resolução de problemas. Esse formato tradicional, centrado na figura do professor como transmissor de conhecimento, frequentemente coloca o aluno em uma posição passiva, dificultando o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de resolver problemas de forma autônoma.

Ao contrário das aulas expositivas, metodologias como as aulas interdisciplinares (A), focadas em projetos (C), com material manipulativo (D) ou com computador (E) tendem a ser mais compatíveis com a abordagem de resolução de problemas. Essas estratégias incentivam a participação ativa do aluno, a experimentação e a aplicação prática dos conceitos matemáticos em contextos significativos.

Portanto, a escolha da alternativa B como resposta correta reforça a necessidade de superar o modelo de aula expositiva quando o objetivo é trabalhar com resolução de problemas na matemática. A adoção de metodologias mais dinâmicas e centradas no aluno se mostra essencial para uma aprendizagem matemática mais efetiva e significativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *