Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

As noções matemáticas (contagem, relações quantitativas e espaciais, etc.) são construídas pelas crianças a partir das experiências proporcionadas por suas interações com o meio e pelo intercâmbio com outras pessoas que possuem interesses, conhecimentos e necessidades que podem ser compartilhados. Nesse contexto, analise as seguintes habilidades. I. Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios. II. Comunicar ideias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema relativas a quantidades, espaço físico e medida. III. Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano. A partir dos quatro anos de idade, o objetivo é garantir oportunidades para que as crianças da Educação Infantil tenham desenvolvido as habilidades apresentadas nos seguintes itens:

As noções matemáticas (contagem, relações
quantitativas e espaciais, etc.) são construídas pelas
crianças a partir das experiências proporcionadas por
suas interações com o meio e pelo intercâmbio com
outras pessoas que possuem interesses, conhecimentos
e necessidades que podem ser compartilhados.

Nesse contexto, analise as seguintes habilidades.

I. Ter confiança em suas próprias estratégias e
na sua capacidade para lidar com situações
matemáticas novas, utilizando seus
conhecimentos prévios.

II. Comunicar ideias matemáticas, hipóteses,
processos utilizados e resultados encontrados
em situações-problema relativas a quantidades,
espaço físico e medida.

III. Reconhecer e valorizar os números, as operações
numéricas, as contagens orais e as noções
espaciais como ferramentas necessárias no seu
cotidiano.

A partir dos quatro anos de idade, o objetivo é garantir
oportunidades para que as crianças da Educação Infantil
tenham desenvolvido as habilidades apresentadas nos
seguintes itens:

Resposta:

A alternativa correta é D)

O desenvolvimento das noções matemáticas na Educação Infantil é um processo que se constrói a partir das interações sociais e das experiências vividas pelas crianças. Nesse contexto, as habilidades listadas (I, II e III) são fundamentais para o aprendizado matemático nessa fase, pois abrangem aspectos cognitivos, comunicativos e de aplicação prática.

A habilidade I destaca a importância da autonomia e da confiança da criança em suas próprias estratégias, incentivando-a a enfrentar desafios matemáticos com base em conhecimentos prévios. Já a habilidade II enfatiza a comunicação matemática, essencial para estruturar o pensamento lógico e compartilhar processos de resolução de problemas. Por fim, a habilidade III ressalta a valorização dos conceitos numéricos e espaciais no cotidiano, conectando o aprendizado à realidade da criança.

Portanto, a alternativa correta é D) I, II e III, já que todas essas habilidades são complementares e devem ser desenvolvidas de forma integrada a partir dos quatro anos de idade, garantindo uma base sólida para o raciocínio matemático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *