As noções matemáticas (contagem, relações quantitativas e espaciais, etc.) são construídas pelas crianças a partir das experiências proporcionadas por suas interações com o meio e pelo intercâmbio com outras pessoas que possuem interesses, conhecimentos e necessidades que podem ser compartilhados. Nesse contexto, analise as seguintes habilidades. I. Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios. II. Comunicar ideias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema relativas a quantidades, espaço físico e medida. III. Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano. A partir dos quatro anos de idade, o objetivo é garantir oportunidades para que as crianças da Educação Infantil tenham desenvolvido as habilidades apresentadas nos seguintes itens:
As noções matemáticas (contagem, relações
quantitativas e espaciais, etc.) são construídas pelas
crianças a partir das experiências proporcionadas por
suas interações com o meio e pelo intercâmbio com
outras pessoas que possuem interesses, conhecimentos
e necessidades que podem ser compartilhados.
Nesse contexto, analise as seguintes habilidades.
I. Ter confiança em suas próprias estratégias e
na sua capacidade para lidar com situações
matemáticas novas, utilizando seus
conhecimentos prévios.
II. Comunicar ideias matemáticas, hipóteses,
processos utilizados e resultados encontrados
em situações-problema relativas a quantidades,
espaço físico e medida.
III. Reconhecer e valorizar os números, as operações
numéricas, as contagens orais e as noções
espaciais como ferramentas necessárias no seu
cotidiano.
A partir dos quatro anos de idade, o objetivo é garantir
oportunidades para que as crianças da Educação Infantil
tenham desenvolvido as habilidades apresentadas nos
seguintes itens:
- A)I e II, apenas.
- B)I e III, apenas.
- C)II e III, apenas.
- D)I, II e III.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O desenvolvimento das noções matemáticas na Educação Infantil é um processo que se constrói a partir das interações sociais e das experiências vividas pelas crianças. Nesse contexto, as habilidades listadas (I, II e III) são fundamentais para o aprendizado matemático nessa fase, pois abrangem aspectos cognitivos, comunicativos e de aplicação prática.
A habilidade I destaca a importância da autonomia e da confiança da criança em suas próprias estratégias, incentivando-a a enfrentar desafios matemáticos com base em conhecimentos prévios. Já a habilidade II enfatiza a comunicação matemática, essencial para estruturar o pensamento lógico e compartilhar processos de resolução de problemas. Por fim, a habilidade III ressalta a valorização dos conceitos numéricos e espaciais no cotidiano, conectando o aprendizado à realidade da criança.
Portanto, a alternativa correta é D) I, II e III, já que todas essas habilidades são complementares e devem ser desenvolvidas de forma integrada a partir dos quatro anos de idade, garantindo uma base sólida para o raciocínio matemático.
Deixe um comentário