Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Conforme Smole (2000): “Na escola infantil, o trabalho com a matemática permanece subjacente, escondido sob uma concepção de treinar as crianças a darem respostas corretas, ao invés de fazê-las compreender a natureza das ações matemáticas”.De acordo com essa autora, assinale a alternativa que apresenta uma prática contrária ao treino matemático.

Conforme Smole (2000): “Na escola infantil, o trabalho
com a matemática permanece subjacente, escondido
sob uma concepção de treinar as crianças a darem respostas corretas, ao invés de fazê-las compreender a natureza das ações matemáticas”.

De acordo com essa autora, assinale a alternativa que
apresenta uma prática contrária ao treino matemático.

Resposta:

A alternativa correta é C)

Conforme Smole (2000), a abordagem tradicional do ensino de matemática na educação infantil muitas vezes prioriza a memorização e a repetição de respostas corretas, em detrimento da compreensão profunda dos conceitos matemáticos. Essa visão limita o potencial criativo e investigativo das crianças, transformando a matemática em uma disciplina rígida e pouco significativa.

Entre as alternativas apresentadas, a opção C) destaca-se como uma prática contrária ao treino matemático, pois valoriza a exploração das ideias infantis, a curiosidade e as experiências concretas com medidas e contagens. Essa abordagem está alinhada com a perspectiva de Smole, que defende um ensino mais significativo e menos mecânico.

As demais alternativas reforçam práticas tradicionais, como a repetição de exercícios (B), a limitação da criatividade (D) ou a cobrança rígida de conteúdos (E). A alternativa A, embora mencione o brincar, não explicita como essa atividade pode ser integrada ao desenvolvimento matemático de forma consistente.

Portanto, a resposta correta é C), pois reflete uma prática pedagógica que estimula a compreensão e o interesse pela matemática, em vez de reduzir o aprendizado a meros exercícios de repetição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *