Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em relação ao ensino das operações com números naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, analise as afirmações seguintes, assinalando verdadeiro (V) ou falso (F).( ) A principal dificuldade no ensino da matemática envolve a compreensão das estruturas aditivas e subtrativas, que são abstratas e distantes do contexto da criança.( ) Um modo eficaz de se trabalhar os conceitos de adição e subtração é estimular a atividade espontânea da criança e sua motivação ao resolver situações-problema.( ) É preciso considerar a fase de desenvolvimento da criança, e no ciclo inicial, deve-se ressaltar a aprendizagem da simbolização do número e seus algoritmos.( ) O principal objetivo é estimular a compreensão conceitual das operações básicas, ou seja, significado das operações deve preceder o ensino dos modos de resolução.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Em relação ao ensino das operações com números naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, analise as afirmações seguintes, assinalando verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) A principal dificuldade no ensino da matemática envolve a compreensão das estruturas aditivas e subtrativas, que são abstratas e distantes do contexto da criança.
( ) Um modo eficaz de se trabalhar os conceitos de adição e subtração é estimular a atividade espontânea da criança e sua motivação ao resolver situações-problema.
( ) É preciso considerar a fase de desenvolvimento da criança, e no ciclo inicial, deve-se ressaltar a aprendizagem da simbolização do número e seus algoritmos.
( ) O principal objetivo é estimular a compreensão conceitual das operações básicas, ou seja, significado das operações deve preceder o ensino dos modos de resolução.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Resposta:

A alternativa correta é D)

O ensino das operações com números naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental é um tema que exige atenção tanto às dificuldades das crianças quanto às estratégias pedagógicas mais eficazes. Analisando as afirmações apresentadas, podemos observar que a primeira afirmação é falsa (F), pois a principal dificuldade não está necessariamente na abstração das estruturas aditivas e subtrativas, mas muitas vezes na forma como esses conceitos são abordados, sem conexão com o cotidiano do aluno.

A segunda afirmação é verdadeira (V), já que estimular a atividade espontânea e a motivação por meio de situações-problema é uma abordagem eficiente para o aprendizado da adição e subtração. Ao contextualizar os problemas, a criança consegue relacionar a matemática com sua realidade, facilitando a compreensão.

A terceira afirmação é falsa (F), pois, embora seja importante considerar o desenvolvimento cognitivo da criança, o ciclo inicial deve priorizar a compreensão concreta das operações e seu significado, e não apenas a simbolização e os algoritmos, que podem ser introduzidos gradualmente.

Por fim, a quarta afirmação é verdadeira (V), uma vez que o objetivo principal deve ser a compreensão conceitual das operações básicas, ou seja, o significado das operações deve ser trabalhado antes dos procedimentos de resolução mecânica.

Dessa forma, a sequência correta é F, V, F, V, correspondente à alternativa D).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *