Em relação ao ensino das operações com números naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, analise as afirmações seguintes, assinalando verdadeiro (V) ou falso (F).( ) A principal dificuldade no ensino da matemática envolve a compreensão das estruturas aditivas e subtrativas, que são abstratas e distantes do contexto da criança.( ) Um modo eficaz de se trabalhar os conceitos de adição e subtração é estimular a atividade espontânea da criança e sua motivação ao resolver situações-problema.( ) É preciso considerar a fase de desenvolvimento da criança, e no ciclo inicial, deve-se ressaltar a aprendizagem da simbolização do número e seus algoritmos.( ) O principal objetivo é estimular a compreensão conceitual das operações básicas, ou seja, significado das operações deve preceder o ensino dos modos de resolução.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
- A)V, V, V, F
- B)F, V, V, V
- C)V, F, V, F
- D)F, V, F, V
Resposta:
A alternativa correta é D)
O ensino das operações com números naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental é um tema que exige atenção tanto às dificuldades das crianças quanto às estratégias pedagógicas mais eficazes. Analisando as afirmações apresentadas, podemos observar que a primeira afirmação é falsa (F), pois a principal dificuldade não está necessariamente na abstração das estruturas aditivas e subtrativas, mas muitas vezes na forma como esses conceitos são abordados, sem conexão com o cotidiano do aluno.
A segunda afirmação é verdadeira (V), já que estimular a atividade espontânea e a motivação por meio de situações-problema é uma abordagem eficiente para o aprendizado da adição e subtração. Ao contextualizar os problemas, a criança consegue relacionar a matemática com sua realidade, facilitando a compreensão.
A terceira afirmação é falsa (F), pois, embora seja importante considerar o desenvolvimento cognitivo da criança, o ciclo inicial deve priorizar a compreensão concreta das operações e seu significado, e não apenas a simbolização e os algoritmos, que podem ser introduzidos gradualmente.
Por fim, a quarta afirmação é verdadeira (V), uma vez que o objetivo principal deve ser a compreensão conceitual das operações básicas, ou seja, o significado das operações deve ser trabalhado antes dos procedimentos de resolução mecânica.
Dessa forma, a sequência correta é F, V, F, V, correspondente à alternativa D).
Deixe um comentário