Leia as afirmativas a seguir:I. A finalidade central do ensino da Matemática na Educação infantil é começar a introduzir as crianças em um modo próprio de produção de conhecimento, uma parcela da cultura que a escola tem o dever de transmitir. Para tanto, é preciso desenvolver nas turmas de Educação Infantil atividades de certa maneira análogas às desenvolvidas pelos matemáticos em sua tarefa: fazer perguntas, procurar soluções, buscar pontos de apoio no que se sabe para encontrar o que não se sabe, experimentar, errar, analisar, corrigir ou ajustar as buscas, comunicar procedimentos e resultados, defender um ponto de vista e considerar a produção dos outros, estabelecer acordos e comprovar.II. A coordenação motora fina diz respeito à habilidade e à destreza manual. Para que a criança possa atingir uma coordenação motora fina ela deve ser impedida de desenvolver o seu controle ocular, ou seja, deve-se evitar que ela desenvolva a visão associada aos gestos da mão. Assim, nas atividades escolares da Educação Infantil, a criança deve ser desestimulada a brincar ou realizar quaisquer atividades relacionadas à coordenação motora fina ou ao seu controle ocular.III. Na Educação infantil, as crianças precisam ser apoiadas em suas iniciativas espontâneas e incentivadas a ampliar permanentemente conhecimentos a respeito do mundo da natureza e da cultura apoiadas por estratégias pedagógicas apropriadas. É também necessário diversificar as atividades, as escolhas e os companheiros de interação em creches, pré-escolas e centros de Educação Infantil. Marque a alternativa CORRETA:
infantil é começar a introduzir as crianças em um modo próprio de
produção de conhecimento, uma parcela da cultura que a escola
tem o dever de transmitir. Para tanto, é preciso desenvolver nas
turmas de Educação Infantil atividades de certa maneira análogas
às desenvolvidas pelos matemáticos em sua tarefa: fazer
perguntas, procurar soluções, buscar pontos de apoio no que se
sabe para encontrar o que não se sabe, experimentar, errar,
analisar, corrigir ou ajustar as buscas, comunicar procedimentos e
resultados, defender um ponto de vista e considerar a produção
dos outros, estabelecer acordos e comprovar.
manual. Para que a criança possa atingir uma coordenação motora
fina ela deve ser impedida de desenvolver o seu controle ocular, ou
seja, deve-se evitar que ela desenvolva a visão associada aos
gestos da mão. Assim, nas atividades escolares da Educação
Infantil, a criança deve ser desestimulada a brincar ou realizar
quaisquer atividades relacionadas à coordenação motora fina ou
ao seu controle ocular.
suas iniciativas espontâneas e incentivadas a ampliar
permanentemente conhecimentos a respeito do mundo da
natureza e da cultura apoiadas por estratégias pedagógicas
apropriadas. É também necessário diversificar as atividades, as
escolhas e os companheiros de interação em creches, pré-escolas
e centros de Educação Infantil.
- A)Nenhuma afirmativa está correta.
- B)Apenas uma afirmativa está correta.
- C)Apenas duas afirmativas estão corretas.
- D)Todas as afirmativas estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Análise das Afirmativas sobre Educação Infantil
O ensino na Educação Infantil deve ser cuidadosamente planejado para promover o desenvolvimento integral da criança, considerando aspectos cognitivos, motores e sociais. As afirmativas apresentadas abordam diferentes dimensões desse processo, sendo necessário analisá-las individualmente para identificar sua veracidade.
Afirmativa I: Esta afirmação está correta, pois destaca a importância de introduzir a Matemática na Educação Infantil como uma forma de cultura e conhecimento. A abordagem proposta, que incentiva a investigação, a experimentação e a comunicação, está alinhada com as práticas pedagógicas contemporâneas que valorizam o protagonismo da criança no processo de aprendizagem.
Afirmativa II: Esta afirmação está incorreta, pois contradiz os princípios do desenvolvimento infantil. A coordenação motora fina e o controle ocular são habilidades complementares e essenciais para atividades como escrita, desenho e manipulação de objetos. Impedir seu desenvolvimento seria prejudicial ao crescimento saudável da criança.
Afirmativa III: Esta afirmação está correta, pois reforça a necessidade de apoiar as iniciativas das crianças e diversificar suas experiências de aprendizagem. A valorização da espontaneidade e da interação social é fundamental para um desenvolvimento equilibrado e enriquecedor.
Portanto, apenas duas afirmativas estão corretas (I e III), tornando a alternativa C a resposta adequada.
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