Leia as afirmativas a seguir: I. As finalidades do ensino de Matemática, no Ensino Fundamental, incluem levar o aluno a comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados sem precisão e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas. II. As finalidades do ensino de Matemática incluem, no Ensino Fundamental, levar o aluno a estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos, mas não entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares. Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. As finalidades do ensino de Matemática, no Ensino Fundamental,
incluem levar o aluno a comunicar-se matematicamente, ou seja,
descrever, representar e apresentar resultados sem precisão e
argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral
e estabelecendo relações entre ela e diferentes representações
matemáticas.
II. As finalidades do ensino de Matemática incluem, no Ensino
Fundamental, levar o aluno a estabelecer conexões entre temas
matemáticos de diferentes campos, mas não entre esses temas e
conhecimentos de outras áreas curriculares.
Marque a alternativa CORRETA:
- A)As duas afirmativas são verdadeiras.
- B)A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
- C)A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
- D)As duas afirmativas são falsas.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O ensino de Matemática no Ensino Fundamental possui objetivos claros e bem definidos, que visam não apenas o domínio de conceitos e técnicas, mas também o desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação integral do aluno. Analisando as afirmativas apresentadas, é possível identificar imprecisões que as tornam incorretas.
A afirmativa I menciona que uma das finalidades do ensino de Matemática é levar o aluno a comunicar-se matematicamente, porém destaca a apresentação de resultados "sem precisão". Essa caracterização está equivocada, pois a Matemática é uma ciência que valoriza a exatidão e o rigor. A comunicação matemática deve ser clara, precisa e fundamentada, utilizando linguagem adequada para descrever, representar e argumentar de forma correta. Portanto, a ideia de que os resultados podem ser apresentados sem precisão contraria os princípios básicos da disciplina.
Já a afirmativa II afirma que o ensino de Matemática no Ensino Fundamental inclui estabelecer conexões entre temas matemáticos, mas exclui a possibilidade de relacioná-los com conhecimentos de outras áreas. Essa visão é limitada, uma vez que a Matemática é frequentemente aplicada em contextos interdisciplinares, como Ciências, Geografia e até mesmo Artes. A integração entre diferentes áreas do conhecimento é essencial para que o aluno compreenda a relevância da Matemática no mundo real e desenvolva um pensamento mais amplo e conectado.
Dessa forma, ambas as afirmativas apresentam erros conceituais. A primeira ao desconsiderar a necessidade de precisão na comunicação matemática, e a segunda ao negar a importância das conexões interdisciplinares. Portanto, a alternativa correta é D) As duas afirmativas são falsas, conforme indicado no gabarito.
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