Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia as afirmativas a seguir: I. Embora nas séries iniciais já se possa desenvolver uma pré-álgebra, é especialmente nas séries finais do Ensino Fundamental que os trabalhos algébricos serão ampliados. Nesse momento, é possível trabalhar com situações-problema, nas quais o aluno reconhecerá diferentes funções da álgebra (como modelizar, resolver problemas aritmeticamente insolúveis, demonstrar), representando problemas por meio de equações (identificando parâmetros, variáveis e relações e tomando contato com fórmulas, equações, variáveis e incógnitas) e conhecendo a “sintaxe” (regras para resolução) de uma equação. II. As finalidades do ensino de Matemática, no Ensino Fundamental, incluem levar o aluno a interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos, identificando aspectos consensuais ou não na discussão de um assunto, desrespeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles. III. No Ensino Fundamental, o ensino de Matemática deve levar o aluno a identificar características de acontecimentos previsíveis ou aleatórios a partir de situações-problema, utilizando recursos estatísticos e probabilísticos. Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Embora nas séries iniciais já se possa desenvolver uma pré-álgebra, é especialmente nas séries finais do Ensino Fundamental
que os trabalhos algébricos serão ampliados. Nesse momento, é
possível trabalhar com situações-problema, nas quais o aluno
reconhecerá diferentes funções da álgebra (como modelizar,
resolver problemas aritmeticamente insolúveis, demonstrar),
representando problemas por meio de equações (identificando
parâmetros, variáveis e relações e tomando contato com fórmulas,
equações, variáveis e incógnitas) e conhecendo a “sintaxe” (regras
para resolução) de uma equação.


II.
As finalidades do ensino de Matemática, no Ensino Fundamental,
incluem levar o aluno a interagir com seus pares de forma
cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para
problemas propostos, identificando aspectos consensuais ou não
na discussão de um assunto, desrespeitando o modo de pensar
dos colegas e aprendendo com eles.

III. No Ensino Fundamental, o ensino de Matemática deve levar o
aluno a identificar características de acontecimentos previsíveis ou
aleatórios a partir de situações-problema, utilizando recursos
estatísticos e probabilísticos.

Marque a alternativa CORRETA:

Resposta:

A alternativa correta é C)

O ensino de Matemática no Ensino Fundamental é um processo complexo e multifacetado, que deve ser abordado de maneira progressiva e integrada. As afirmativas apresentadas trazem aspectos relevantes sobre como esse ensino pode ser estruturado, mas nem todas estão completamente corretas.

A afirmativa I está correta ao destacar a importância da álgebra nas séries finais do Ensino Fundamental. Nessa fase, os alunos já possuem uma base matemática que permite explorar conceitos mais abstratos, como equações e funções, além de desenvolver habilidades de modelagem e resolução de problemas. O trabalho com situações-problema é essencial para que os estudantes compreendam a utilidade da álgebra em contextos variados.

Já a afirmativa II contém um erro grave ao sugerir que os alunos devem "desrespeitar o modo de pensar dos colegas". Pelo contrário, o ensino de Matemática deve promover o respeito às diferentes perspectivas e a colaboração entre os estudantes, incentivando o diálogo e a construção coletiva do conhecimento. Portanto, essa afirmativa não está correta.

A afirmativa III está correta ao abordar a importância de trabalhar com noções de probabilidade e estatística no Ensino Fundamental. Esses conceitos permitem que os alunos compreendam fenômenos aleatórios e desenvolvam habilidades de análise crítica diante de dados e informações quantitativas presentes no cotidiano.

Dessa forma, apenas duas afirmativas estão corretas (I e III), tornando a alternativa C a resposta adequada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *