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Leia as afirmativas a seguir: I. Jeniffer é proprietária de uma lanchonete e percebeu que a razão entre o número de pessoas que tomam café puro e o número de pessoas que tomam café com leite, de manhã, é 3/5. Se durante um dia, 80 pessoas tomarem café de manhã nessa lanchonete, e supondo que essa razão permaneça a mesma, podemos afirmar que o número de pessoas que tomarão café com leite será de 30. II. No Ensino Fundamental, as atividades escolares de ensino de Matemática devem levar o aluno a identificar características das figuras geométricas, menosprezando as semelhanças e diferenças entre elas, por meio de composição e decomposição, simetrias, ampliações e reduções. Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:


I
. Jeniffer é proprietária de uma lanchonete e percebeu que a razão
entre o número de pessoas que tomam café puro e o número de
pessoas que tomam café com leite, de manhã, é 3/5. Se durante
um dia, 80 pessoas tomarem café de manhã nessa lanchonete, e
supondo que essa razão permaneça a mesma, podemos afirmar
que o número de pessoas que tomarão café com leite será de 30.

II. No Ensino Fundamental, as atividades escolares de ensino de
Matemática devem levar o aluno a identificar características das
figuras geométricas, menosprezando as semelhanças e diferenças
entre elas, por meio de composição e decomposição, simetrias,
ampliações e reduções.

Marque a alternativa CORRETA:

Resposta:

A alternativa correta é D)

O ensaio a seguir analisa as duas afirmativas apresentadas, buscando compreender a veracidade de cada uma delas e justificar a escolha do gabarito correto, que é a alternativa D) As duas afirmativas são falsas.

Análise da Afirmativa I: A primeira afirmativa aborda uma situação matemática envolvendo proporções. Segundo o enunciado, a razão entre o número de pessoas que tomam café puro e as que tomam café com leite é de 3/5. Se 80 pessoas tomam café no total, a soma das partes da razão (3 + 5) resulta em 8. Para encontrar o número de pessoas que tomam café com leite, divide-se 80 por 8, obtendo-se 10, e multiplica-se pelo número correspondente na razão (5), resultando em 50 pessoas. Portanto, a afirmativa está incorreta ao afirmar que esse número seria 30, quando na realidade é 50.

Análise da Afirmativa II: A segunda afirmativa trata do ensino de Matemática no Ensino Fundamental, sugerindo que as atividades devem levar o aluno a "menosprezar" as semelhanças e diferenças entre figuras geométricas. Essa abordagem é equivocada, pois o objetivo do ensino de Geometria é justamente o oposto: identificar, comparar e compreender as características, semelhanças e diferenças entre figuras, promovendo o desenvolvimento do raciocínio espacial e lógico. Dessa forma, a afirmativa II também é falsa.

Conclusão: Ambas as afirmativas contêm informações incorretas. A primeira apresenta um erro de cálculo matemático, enquanto a segunda propõe uma abordagem pedagógica equivocada. Portanto, a alternativa correta é D) As duas afirmativas são falsas.

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