Leia as afirmativas a seguir: I. No Ensino Fundamental, o ensino de Matemática deve criar condições para que o educando seja capaz de recolher dados e informações, elaborar formas para organizá-los e expressá-los, interpretar dados apresentados sob forma de tabelas e gráficos e valorizar essa linguagem como forma de comunicação. II. As finalidades do ensino de Matemática, no Ensino Fundamental, devem levar o educando a identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. No Ensino Fundamental, o ensino de Matemática deve criar
condições para que o educando seja capaz de recolher dados e
informações, elaborar formas para organizá-los e expressá-los,
interpretar dados apresentados sob forma de tabelas e gráficos e
valorizar essa linguagem como forma de comunicação.
II. As finalidades do ensino de Matemática, no Ensino Fundamental,
devem levar o educando a identificar os conhecimentos
matemáticos como meios para compreender e transformar o
mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual,
característico da Matemática, como aspecto que estimula o
interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o
desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.
Marque a alternativa CORRETA:
- A)As duas afirmativas são verdadeiras.
- B)A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
- C)A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
- D)As duas afirmativas são falsas.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O ensino de Matemática no Ensino Fundamental tem um papel fundamental no desenvolvimento intelectual e prático dos estudantes. As afirmativas apresentadas destacam dois aspectos essenciais desse processo educacional, ambos alinhados com as diretrizes pedagógicas contemporâneas.
A afirmativa I ressalta a importância de capacitar o aluno a trabalhar com dados e informações, organizando-os e interpretando-os por meio de tabelas e gráficos. Essa abordagem não apenas desenvolve habilidades matemáticas, mas também prepara o estudante para compreender e utilizar a linguagem matemática como ferramenta de comunicação no cotidiano.
Já a afirmativa II enfatiza o caráter transformador do conhecimento matemático, mostrando como ele pode ser aplicado para entender e modificar a realidade. Além disso, destaca o aspecto lúdico e investigativo da disciplina, que estimula a curiosidade e a capacidade de resolver problemas - elementos cruciais para o aprendizado significativo.
Ambas as proposições refletem princípios pedagógicos sólidos e complementares. A primeira aborda a dimensão prática e comunicacional da Matemática, enquanto a segunda explora seu potencial transformador e intelectual. Portanto, a alternativa correta é A) As duas afirmativas são verdadeiras, pois elas representam perspectivas válidas e integradas sobre o ensino da disciplina no nível fundamental.
Deixe um comentário