Leia as afirmativas a seguir: I. No Ensino Fundamental, o ensino de Matemática deve levar o aluno a ignorar o significado do número natural pelo seu uso em situações-problema e pelo reconhecimento de relações e regularidades. II. Jeniffer observou que seu copo de 360 ml está com apenas 2/3 da sua capacidade preenchida com refrigerante. Ela decidiu então abrir uma nova garrafa de refrigerante e, após preencher completamente o volume do seu copo, observou que apenas 15% do volume da garrafa foi usado para esse fim. Diante disso, é correto afirmar que o volume da garrafa era superior a 670 ml. Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. No Ensino Fundamental, o ensino de Matemática deve levar o
aluno a ignorar o significado do número natural pelo seu uso em
situações-problema e pelo reconhecimento de relações e
regularidades.
II. Jeniffer observou que seu copo de 360 ml está com apenas 2/3
da sua capacidade preenchida com refrigerante. Ela decidiu então
abrir uma nova garrafa de refrigerante e, após preencher
completamente o volume do seu copo, observou que apenas 15%
do volume da garrafa foi usado para esse fim. Diante disso, é
correto afirmar que o volume da garrafa era superior a 670 ml.
Marque a alternativa CORRETA:
- A)As duas afirmativas são verdadeiras.
- B)A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
- C)A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
- D)As duas afirmativas são falsas.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O ensino de Matemática no Ensino Fundamental tem como objetivo principal desenvolver no aluno a capacidade de compreender e utilizar os números naturais em contextos práticos, reconhecendo suas relações e regularidades. A afirmativa I, no entanto, apresenta uma contradição ao sugerir que o aluno deve "ignorar o significado do número natural" em situações-problema. Essa abordagem seria prejudicial, pois a construção do conhecimento matemático se baseia justamente na compreensão e aplicação dos conceitos numéricos. Portanto, a afirmativa I é falsa.
Já a afirmativa II apresenta um problema matemático envolvendo proporções e porcentagens. Sabendo que o copo de Jeniffer tem 360 ml e estava com 2/3 de sua capacidade preenchida, calculamos que havia 240 ml de refrigerante. Para completar o copo, foram adicionados 120 ml (360 ml - 240 ml). Esses 120 ml correspondem a 15% do volume da garrafa. Assim, o volume total da garrafa pode ser calculado da seguinte forma: 120 ml = 15% de X → X = 120 / 0,15 → X = 800 ml. Como 800 ml é superior a 670 ml, a afirmativa II é verdadeira.
Dessa forma, a alternativa correta é a C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa, pois apenas a segunda afirmativa está em conformidade com os princípios matemáticos e lógicos apresentados.
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