Leia as afirmativas a seguir: I. No Ensino Fundamental, o ensino de Matemática deve levar o aluno a resolver problemas, consolidando alguns significados das operações fundamentais e construindo novos, em situações que envolvam números naturais e, em alguns casos, racionais. II. No Ensino Fundamental, o ensino de Matemática deve levar o aluno a utilizar diferentes registros gráficos, como desenhos, esquemas, escritas numéricas, como recurso para expressar ideias, ajudar a descobrir formas de resolução e comunicar estratégias e resultados. Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. No Ensino Fundamental, o ensino de Matemática deve levar o
aluno a resolver problemas, consolidando alguns significados das
operações fundamentais e construindo novos, em situações que
envolvam números naturais e, em alguns casos, racionais.
II. No Ensino Fundamental, o ensino de Matemática deve levar o
aluno a utilizar diferentes registros gráficos, como desenhos,
esquemas, escritas numéricas, como recurso para expressar
ideias, ajudar a descobrir formas de resolução e comunicar
estratégias e resultados.
Marque a alternativa CORRETA:
- A)As duas afirmativas são verdadeiras.
- B)A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
- C)A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
- D)As duas afirmativas são falsas.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O ensino de Matemática no Ensino Fundamental tem como objetivo desenvolver habilidades essenciais nos alunos, tanto no que diz respeito à resolução de problemas quanto à comunicação de ideias matemáticas. As afirmativas apresentadas refletem dois aspectos fundamentais desse processo de aprendizagem.
A afirmativa I destaca a importância de consolidar e expandir os significados das operações fundamentais, trabalhando com números naturais e, em alguns casos, racionais. Essa abordagem é essencial para que os alunos construam uma base sólida em Matemática, permitindo-lhes aplicar esses conhecimentos em situações cotidianas e acadêmicas.
Já a afirmativa II enfatiza o uso de diferentes registros gráficos como ferramentas para expressar ideias, auxiliar na resolução de problemas e comunicar estratégias. Essa diversidade de linguagens é crucial para o desenvolvimento do raciocínio matemático, pois permite que os alunos explorem diferentes formas de representação e compreensão dos conceitos.
Ambas as afirmativas estão corretas e alinhadas com as diretrizes para o ensino de Matemática no Ensino Fundamental. Portanto, a alternativa A) As duas afirmativas são verdadeiras é a correta, conforme indicado no gabarito.
Deixe um comentário