Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia as afirmativas a seguir:I. O ensino de matemática na Educação Infantil deve priorizar a realização de atividades nas quais as crianças possam resolver problemas. Para tanto, é necessário que o professor abra um espaço de exploração e de busca. Nesse sentido, é preciso validar as produções das crianças depois de um longo processo de construção de conhecimento.II. Para que as crianças possam construir os conhecimentos matemáticos atribuindo sentido a eles, as situações que enfrentam precisam reunir uma série de condições. Entre elas, está a de comportar uma finalidade do ponto de vista da criança e, ao mesmo tempo, uma finalidade didática. A primeira, que envolve o sentido atribuído pela criança à atividade, requer que ela considere dispensável e frívolo obter um novo conhecimento através de jogos e brincadeiras. A segunda refere-se às aprendizagens que se espera que alcance. Assim, é correto afirmar que, na Educação Infantil, o ensino de matemática deve evitar estar relacionado a jogos e brincadeiras. Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:
I. O ensino de matemática na Educação Infantil deve priorizar a
realização de atividades nas quais as crianças possam resolver
problemas. Para tanto, é necessário que o professor abra um
espaço de exploração e de busca. Nesse sentido, é preciso validar
as produções das crianças depois de um longo processo de
construção de conhecimento.
II. Para que as crianças possam construir os conhecimentos
matemáticos atribuindo sentido a eles, as situações que enfrentam
precisam reunir uma série de condições. Entre elas, está a de
comportar uma finalidade do ponto de vista da criança e, ao
mesmo tempo, uma finalidade didática. A primeira, que envolve o
sentido atribuído pela criança à atividade, requer que ela considere
dispensável e frívolo obter um novo conhecimento através de jogos
e brincadeiras. A segunda refere-se às aprendizagens que se
espera que alcance. Assim, é correto afirmar que, na Educação
Infantil, o ensino de matemática deve evitar estar relacionado a
jogos e brincadeiras.
Marque a alternativa CORRETA:

Resposta:

A alternativa correta é B)

Ensino de Matemática na Educação Infantil: A Importância da Resolução de Problemas e do Lúdico

A primeira afirmativa apresenta uma visão pedagógica contemporânea sobre o ensino de matemática na Educação Infantil, destacando a importância de atividades que estimulem a resolução de problemas por parte das crianças. Essa abordagem valoriza o processo de construção do conhecimento, onde o professor atua como mediador, criando espaços de exploração e validando as produções infantis após um percurso significativo de aprendizagem. Essa perspectiva está alinhada com as teorias construtivistas, que enfatizam a ação ativa da criança na aquisição de conhecimentos.

Já a segunda afirmativa contém uma contradição evidente. Embora inicialmente apresente uma ideia válida sobre a necessidade de situações significativas para a aprendizagem matemática, que combinem propósito infantil e objetivo didático, ela incorre em um erro ao sugerir que as crianças devem considerar "dispensável e frívolo" aprender através de jogos e brincadeiras. Essa afirmação vai contra os princípios da Educação Infantil, que justamente valoriza o lúdico como ferramenta essencial para a aprendizagem. Pesquisas na área de educação matemática comprovam que jogos e brincadeiras são recursos poderosos para desenvolver o raciocínio lógico-matemático nessa faixa etária.

Portanto, enquanto a afirmativa I apresenta uma abordagem pedagógica consistente e atual, a afirmativa II contém um equívoco conceitual ao desconsiderar o valor pedagógico das atividades lúdicas no ensino de matemática para crianças pequenas. A alternativa correta é de fato a B), que reconhece a veracidade da primeira proposição e a falsidade da segunda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *