Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia atentamente o trecho a seguir.“Geralmente, a mente infantil desenvolve primeiramente as estruturas aditivas. Porém, o professor deve matematizar as muitas situações propícias que aparecem na rotina de sala de aula, algumas delas envolvendo multiplicação e divisão.” (Cusati e Alves, 2008, p. 62 – Diretrizes Curriculares de Matemática)A partir da afirmação das autoras, pode-se concluir que:

Leia atentamente o trecho a seguir.
“Geralmente, a mente infantil desenvolve primeiramente as estruturas aditivas. Porém, o professor deve matematizar as muitas situações propícias que aparecem na rotina de sala de aula, algumas delas envolvendo multiplicação e divisão.” (Cusati e Alves, 2008, p. 62 – Diretrizes Curriculares de Matemática)
A partir da afirmação das autoras, pode-se concluir que:

Resposta:

A alternativa correta é B)

O trecho apresentado destaca a importância do papel do professor no desenvolvimento das estruturas matemáticas na mente infantil, especialmente em relação à multiplicação e divisão. As autoras Cusati e Alves (2008) enfatizam que, embora as crianças inicialmente desenvolvam estruturas aditivas, o educador deve aproveitar as situações cotidianas em sala de aula para introduzir e matematizar conceitos mais complexos, como multiplicação e divisão.

Analisando as alternativas, a opção B) é a que melhor reflete a conclusão extraída do texto. Ela afirma que, diante de situações práticas envolvendo multiplicação e divisão, o professor deve mediar a aprendizagem, ajudando os alunos a construir uma base conceitual sólida para essas operações. Isso está em sintonia com a ideia de "matematizar" as situações cotidianas, conforme sugerido pelas autoras.

As demais alternativas apresentam distorções ou interpretações incorretas do texto original. A alternativa A) sugere uma intervenção seletiva do professor, o que contraria a ideia de aproveitar todas as oportunidades de aprendizagem. A alternativa C) impõe uma condição rígida para o trabalho com multiplicação e divisão, enquanto o texto não estabelece essa pré-condição. Já a alternativa D) apresenta uma interpretação reducionista do conceito de matematização, focando apenas no desenvolvimento de esquemas abstratos.

Portanto, a alternativa correta é de fato B), pois capta adequadamente a essência do trecho: a necessidade de o professor mediar ativamente a construção dos conceitos matemáticos mais complexos, aproveitando as situações naturais que surgem no contexto escolar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *