Lerner (1995) acredita que tanto as crianças quanto os adultos não matemáticos compartilham a mesma interpretação do sinal “igual”. Segundo a autora, para as crianças, o sinal “igual”
Lerner (1995) acredita que tanto as crianças quanto os
adultos não matemáticos compartilham a mesma interpretação do sinal “igual”. Segundo a autora, para as
crianças, o sinal “igual”
- A)anuncia o resultado: parte-se do conhecido (os dados da operação) para ir ao desconhecido (o resultado a obter).
- B)representa uma relação simétrica, porque escrever a+b=c é o mesmo que escrever c=a+b.
- C)é um sinal entre dois algarismos que representam um mesmo número; ele não indica, necessariamente, algo vinculado às contas.
- D)representa uma equivalência entre duas representações possíveis de um número, porém não representa uma ação matemática.
- E)indica que dois números são iguais; quando se pede que elas escrevam alguma coisa entre duas representações do mesmo número (8 8), não exitam em escrever 8=8.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Lerner (1995) acredita que tanto as crianças quanto os adultos não matemáticos compartilham a mesma interpretação do sinal "igual". Segundo a autora, para as crianças, o sinal "igual" anuncia o resultado: parte-se do conhecido (os dados da operação) para ir ao desconhecido (o resultado a obter). Essa visão reflete uma compreensão operacional do símbolo, onde ele é visto como uma ferramenta para chegar a uma resposta, em vez de representar uma relação simétrica ou equivalência matemática.
As outras alternativas apresentam interpretações diferentes, mas não correspondem à visão predominante entre crianças e não matemáticos. Por exemplo, a opção B) sugere uma relação simétrica, enquanto a C) e D) abordam o sinal como um indicador de equivalência ou representação numérica. Já a alternativa E) indica uma compreensão literal da igualdade, mas não captura o sentido operacional destacado por Lerner.
Portanto, o gabarito correto é A), pois reflete a interpretação mais comum entre crianças e adultos não familiarizados com a linguagem matemática formal, onde o sinal "igual" funciona principalmente como um anúncio do resultado de uma operação.
Deixe um comentário