Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Lerner (1995) acredita que tanto as crianças quanto os adultos não matemáticos compartilham a mesma interpretação do sinal “igual”. Segundo a autora, para as crianças, o sinal “igual”

Lerner (1995) acredita que tanto as crianças quanto os
adultos não matemáticos compartilham a mesma interpretação do sinal “igual”. Segundo a autora, para as
crianças, o sinal “igual”

Resposta:

A alternativa correta é A)

Lerner (1995) acredita que tanto as crianças quanto os adultos não matemáticos compartilham a mesma interpretação do sinal "igual". Segundo a autora, para as crianças, o sinal "igual" anuncia o resultado: parte-se do conhecido (os dados da operação) para ir ao desconhecido (o resultado a obter). Essa visão reflete uma compreensão operacional do símbolo, onde ele é visto como uma ferramenta para chegar a uma resposta, em vez de representar uma relação simétrica ou equivalência matemática.

As outras alternativas apresentam interpretações diferentes, mas não correspondem à visão predominante entre crianças e não matemáticos. Por exemplo, a opção B) sugere uma relação simétrica, enquanto a C) e D) abordam o sinal como um indicador de equivalência ou representação numérica. Já a alternativa E) indica uma compreensão literal da igualdade, mas não captura o sentido operacional destacado por Lerner.

Portanto, o gabarito correto é A), pois reflete a interpretação mais comum entre crianças e adultos não familiarizados com a linguagem matemática formal, onde o sinal "igual" funciona principalmente como um anúncio do resultado de uma operação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *