Matemática não é por si só conhecimento difícil a ponto de traumatizar as crianças. O que pode traumatizá-las é a forma inadequada de apresentá-la na escola. Segundo Smole (2000), o trabalho do professor não consiste em resolver problemas e tomar decisões sozinho. Ele anima e mantém as redes de conversas e coordena ações. Sobretudo, ele tenta discernir, durante as atividades, as novas possibilidades que poderiam abrir-se à comunidade da classe, orientando e selecionando aquelas que não ponham em risco algumas de suas finalidades mais essenciais na busca por novos conhecimentos.Considere as situações a seguir e assinale em qual delas o trabalho do professor favorece a construção da educação matemática.
Matemática não é por si só conhecimento difícil a ponto de traumatizar as crianças. O que pode traumatizá-las é a forma inadequada de apresentá-la na escola. Segundo Smole (2000), o trabalho do professor não consiste em resolver problemas e tomar decisões sozinho. Ele anima e mantém as redes de conversas e coordena ações. Sobretudo, ele tenta discernir, durante as atividades, as novas possibilidades que poderiam abrir-se à comunidade da classe, orientando e selecionando aquelas que não ponham em risco algumas de suas finalidades mais essenciais na busca por novos conhecimentos.
Considere as situações a seguir e assinale em qual delas o trabalho do professor favorece a construção da educação matemática.
- A)Propor que o aluno reconheça quantidades, auxiliando-o com figuras.
- B)Impedir que a criança fique viciada em contar nos dedos, oferecendo a ela material apropriado.
- C)Explicar às crianças muitas vezes e muito bem cada quantidade relacionada aos símbolos até que todas memorizem.
- D)Perguntar às crianças por aquilo que tenham visto, pensado, imaginado, experimentado ou descoberto, para ajudá-las a atribuir sentido matemático às experiências vividas.
- E)Perguntar às crianças por aquilo que foi ensinado, para avaliar se aprenderam corretamente e conseguiram fazer as mesmas atividades, trocando os números dos exercícios.
Resposta:
A alternativa correta é D)
A matemática, por si só, não é um conhecimento inerentemente difícil ou traumático para as crianças. O que pode gerar frustração ou medo é a maneira como ela é apresentada no ambiente escolar. Como aponta Smole (2000), o papel do professor não se resume a resolver problemas ou tomar decisões de forma isolada, mas sim a estimular a troca de ideias, coordenar ações e identificar novas possibilidades de aprendizado dentro da comunidade da sala de aula. O educador deve orientar e selecionar estratégias que não comprometam os objetivos essenciais da construção do conhecimento matemático.
Dentre as situações apresentadas, a alternativa que melhor reflete uma abordagem pedagógica adequada para a educação matemática é a D), na qual o professor questiona as crianças sobre suas experiências, pensamentos e descobertas, ajudando-as a atribuir significado matemático ao que vivenciam. Essa prática valoriza a construção ativa do conhecimento, incentivando a reflexão e a conexão entre a matemática e o cotidiano, em vez de priorizar a memorização mecânica ou a repetição sem sentido.
As demais alternativas apresentam limitações: A) e B) focam em aspectos pontuais sem explorar o raciocínio matemático mais amplo; C) reforça a memorização como método principal; e E) avalia apenas a reprodução de conteúdos, sem estimular a compreensão ou a aplicação criativa do conhecimento. Portanto, a resposta correta é D), pois essa abordagem promove uma aprendizagem significativa e contextualizada.
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