No ensino da matemática, o professor pode utilizar diversos jogos para as crianças se apropriarem do conceito de número. São jogos matemáticos apropriados a esse ensino, EXCETO:
No ensino da matemática, o professor pode utilizar diversos jogos para as crianças se apropriarem do conceito de número. São jogos matemáticos apropriados a esse ensino, EXCETO:
- A)Ábaco.
- B)Quebra-cabeça.
- C)Material Dourado.
- D)Trilha matemática.
Resposta:
A alternativa correta é B)
No ensino da matemática, a utilização de jogos como ferramenta pedagógica é uma estratégia eficaz para facilitar a compreensão de conceitos numéricos pelas crianças. Entre as opções apresentadas, o quebra-cabeça se destaca como a alternativa que não está diretamente relacionada ao ensino do conceito de número.
O ábaco (alternativa A) e o Material Dourado (alternativa C) são recursos clássicos no ensino da matemática, pois permitem a visualização concreta de quantidades e operações matemáticas. Já a Trilha matemática (alternativa D) é um jogo que envolve contagem e noções numéricas, sendo apropriado para o aprendizado.
O quebra-cabeça, por sua vez, é um jogo que estimula principalmente a coordenação motora, o raciocínio espacial e a paciência, mas não possui uma ligação direta com o ensino de números. Portanto, conforme indicado no gabarito, a resposta correta é a alternativa B).
Deixe um comentário