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No livro “Educação Matemática Crítica: a questão da democracia” o autor, Ole Skovsmose, enfatiza que “Na Educação Crítica, é essencial que os problemas se relacionem com situações e conflitos sociais fundamentais, e é importante que os estudantes possam reconhecer os problemas como seus próprios problemas”. Neste contexto, sobre a Educação Matemática orientada a problemas e a Educação Crítica é correto afirmar que:

No livro “Educação Matemática Crítica: a
questão da democracia” o autor, Ole Skovsmose,
enfatiza que “Na Educação Crítica, é essencial que
os problemas se relacionem com situações e conflitos
sociais fundamentais, e é importante que os
estudantes possam reconhecer os problemas como
seus próprios problemas”. Neste contexto, sobre a
Educação Matemática orientada a problemas e a
Educação Crítica é correto afirmar que:

Resposta:

A alternativa correta é B)

No ensaio a seguir, discutiremos a relação entre a Educação Matemática orientada a problemas e a Educação Crítica, com base nas ideias apresentadas por Ole Skovsmose em seu livro "Educação Matemática Crítica: a questão da democracia".

A abordagem crítica da educação matemática propõe uma ruptura com os modelos tradicionais de ensino, nos quais os estudantes são meros receptores de informações prontas e problemas predefinidos. Skovsmose defende que a aprendizagem matemática deve estar intrinsecamente ligada às questões sociais relevantes, permitindo que os alunos reconheçam os problemas como parte de seu próprio contexto.

A alternativa B) apresenta a perspectiva mais alinhada com essa visão crítica, ao afirmar que os problemas devem ter relevância subjetiva para o estudante e estar conectados com processos sociais importantes. Essa abordagem não apenas torna a matemática mais significativa, mas também prepara o terreno para um engajamento político e social futuro.

As demais alternativas representam visões mais tradicionais ou instrumentalistas da educação matemática. A alternativa A) mantém o foco em exemplos preparados e problemas bem definidos, enquanto a C) e D) centralizam no professor a seleção de problemas, sem necessariamente considerar a realidade dos alunos ou o potencial crítico da matemática.

A Educação Matemática Crítica, portanto, vai além da simples aplicação de fórmulas ou resolução de exercícios descontextualizados. Ela busca desenvolver nos estudantes a capacidade de questionar, analisar e intervir em sua realidade através do conhecimento matemático, transformando a sala de aula em um espaço de reflexão e ação sobre o mundo.

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