O desenvolvimento do pensamento algébrico e de sua linguagem exige atividades ricas em significados que permitam ao aluno pensar genericamente, perceber regularidades e explicitar estas regularidades matematicamente, pensar analiticamente e estabelecer relações entre grandezas variáveis. A Álgebra, portanto, contribui com uma forma especial de pensamento e de leitura da realidade. Segundo FIORENTINI et alii (1993), o pensamento algébrico pode se desenvolver gradativamente a partir dos anos iniciais, antes mesmo de uma linguagem simbólica. Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p. 111.Considere as atividades que estimulem a criança ao “desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas. l. Estabelecer relações/comparações entre expressões numéricas.ll. Memorizar fórmulas para a resolução de situações-problema. lll. Perceber e tentar expressar as estruturas aritméticas de uma situação-problema. lV. Produzir mais de um modelo aritmético para uma mesma situação problema ou, reciprocamente, produzir vários significados para uma mesma expressão numérica. V. Interpretar uma igualdade como equivalência entre duas grandezas ou entre duas expressões numéricas.
O desenvolvimento do pensamento algébrico e de sua linguagem exige atividades ricas em significados
que permitam ao aluno pensar genericamente, perceber regularidades e explicitar estas regularidades matematicamente,
pensar analiticamente e estabelecer relações entre grandezas variáveis. A Álgebra, portanto,
contribui com uma forma especial de pensamento e de leitura da realidade. Segundo FIORENTINI et
alii (1993), o pensamento algébrico pode se desenvolver gradativamente a partir dos anos iniciais, antes
mesmo de uma linguagem simbólica.
Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas
curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p. 111.
Considere as atividades que estimulem a criança ao “desenvolvimento do pensamento algébrico nos
anos iniciais do Ensino Fundamental”, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém
todas as corretas.
l. Estabelecer relações/comparações entre expressões numéricas.
ll. Memorizar fórmulas para a resolução de situações-problema.
lll. Perceber e tentar expressar as estruturas aritméticas de uma situação-problema.
lV. Produzir mais de um modelo aritmético para uma mesma situação problema ou, reciprocamente, produzir vários
significados para uma mesma expressão numérica.
V. Interpretar uma igualdade como equivalência entre duas grandezas ou entre duas expressões numéricas.
- A)III - IV
- B)IV - V
- C)II - III - IV
- D)I - III - IV - V
Resposta:
A alternativa correta é D)
O desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental é um processo que deve priorizar a compreensão e a construção de significados, em vez da simples memorização de fórmulas ou procedimentos mecânicos. Analisando as afirmações apresentadas, é possível identificar quais atividades realmente estimulam esse tipo de pensamento de forma significativa.
A afirmação I está correta, pois estabelecer relações e comparações entre expressões numéricas ajuda a criança a perceber padrões e regularidades, fundamentais para o pensamento algébrico. Da mesma forma, a afirmação III é válida, já que perceber e expressar estruturas aritméticas em situações-problema desenvolve a capacidade de generalização e análise.
A afirmação IV também está correta, pois produzir diferentes modelos aritméticos para um mesmo problema ou múltiplos significados para uma expressão numérica estimula a flexibilidade de pensamento e a compreensão das relações matemáticas. Por fim, a afirmação V é adequada, uma vez que interpretar igualdades como equivalências contribui para a noção de equilíbrio e relação entre grandezas, conceito essencial na Álgebra.
Já a afirmação II não se alinha com o desenvolvimento do pensamento algébrico, pois a memorização de fórmulas não promove a compreensão conceitual ou a capacidade de generalização. Portanto, a alternativa que contém todas as afirmações corretas é a D) I - III - IV - V, conforme indicado no gabarito.
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