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Observe o encaminhamento proposto numa classe de 4º ano do Ensino Fundamental para uma atividade de resolução de problema.Após a leitura de um encarte de jornal, em que um produto era anunciado por R$ 1,99, a professora perguntou: – Quanto se pagará por cinco deles? Ela solicitou que o problema fosse resolvido sem lápis e papel. Fernanda levantou o dedo e disse: – R$ 9,95. A professora pediu que ela explicasse para os colegas como havia chegado a tal resultado. – Bem, eu fiz assim: Um produto custa R$ 1,99, então, fiz de conta que eram dois reais porque é mais fácil calcular; 5 vezes 2 reais dá 10 reais e, aí, eu tirei um centavo de cada = cinco centavos. Então, 10 reais menos 5 centavos dá nove reais e noventa e cinco centavos.A situação descrita acima está relacionada com qual conteúdo de matemática trabalhado pela professora?

Observe o encaminhamento proposto numa classe de 4º ano do Ensino Fundamental para uma atividade de resolução de problema.
Após a leitura de um encarte de jornal, em que um produto era anunciado por R$ 1,99, a professora perguntou:
– Quanto se pagará por cinco deles?
Ela solicitou que o problema fosse resolvido sem lápis e papel.
Fernanda levantou o dedo e disse: – R$ 9,95.
A professora pediu que ela explicasse para os colegas como havia chegado a tal resultado.
– Bem, eu fiz assim: Um produto custa R$ 1,99, então, fiz de conta que eram dois reais porque é mais fácil calcular; 5 vezes 2 reais dá 10 reais e, aí, eu tirei um centavo de cada = cinco centavos. Então, 10 reais menos 5 centavos dá nove reais e noventa e cinco centavos.

A situação descrita acima está relacionada com qual conteúdo de matemática trabalhado pela professora?

Resposta:

A alternativa correta é B)

A situação descrita no texto ilustra uma abordagem pedagógica voltada para o desenvolvimento do cálculo mental como estratégia de resolução de problemas. A professora propôs uma atividade em que os alunos deveriam calcular o valor total de cinco produtos, cada um custando R$ 1,99, sem utilizar lápis e papel. Isso estimula os estudantes a empregarem estratégias de cálculo rápido e eficiente, sem depender de registros escritos ou algoritmos formais.

Fernanda demonstrou uma compreensão avançada ao utilizar o arredondamento para facilitar o cálculo mental. Ela transformou R$ 1,99 em R$ 2,00, multiplicou por cinco (resultando em R$ 10,00) e, em seguida, subtraiu os cinco centavos que havia adicionado ao arredondar. Essa estratégia revela não apenas domínio numérico, mas também flexibilidade cognitiva para adaptar valores e simplificar operações.

O conteúdo trabalhado pela professora está claramente relacionado à alternativa B) O cálculo mental como estratégia de resolução de problemas, pois o foco da atividade não era ensinar algoritmos convencionais, probabilidade ou potenciação, mas sim desenvolver a habilidade de resolver problemas matematicamente por meio do raciocínio rápido e de estratégias pessoais.

Essa abordagem é fundamental no Ensino Fundamental, pois prepara os alunos para situações cotidianas em que precisam fazer estimativas e cálculos ágeis, além de fortalecer a compreensão conceitual dos números e suas operações.

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