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Questões Sobre Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática - Pedagogia - concurso

Questão 31

A Didática é entendida como um conjunto de ideias e métodos,
privilegiando a dimensão técnica do processo de ensino. Assim,
na história da Educação Matemática, assinale a alternativa que
contempla pressupostos da matemática como um processo de
construção humana.

  • A)A aprendizagem fundamenta-se na construção do conhecimento pelo aluno.
  • B)O ensino se resume à transmissão de conhecimentos.
  • C)Apresenta o professor como mediador para apresentação de definições em que a repetição é relevante.
  • D)A matemática é vista como pronta e acabada.
  • E)A aprendizagem ocorre apenas por meio da recepção do conhecimento.
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A alternativa correta é A)

A Didática, enquanto campo de estudo e prática pedagógica, desempenha um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem, especialmente na Educação Matemática. Ao analisar as alternativas apresentadas, fica evidente que a opção A) é a que melhor reflete os pressupostos de uma abordagem construtivista, na qual a matemática é compreendida como uma construção humana.

A alternativa A) afirma que "A aprendizagem fundamenta-se na construção do conhecimento pelo aluno", o que está em sintonia com as teorias contemporâneas de educação, que valorizam o protagonismo do estudante no processo de aprendizagem. Essa perspectiva reconhece que o conhecimento matemático não é simplesmente transmitido, mas sim construído pelo aluno por meio de interações, reflexões e resolução de problemas.

As demais alternativas apresentam visões mais tradicionais ou reducionistas do ensino da matemática. A opção B), por exemplo, reduz o ensino à mera transmissão de conhecimentos, enquanto a alternativa D) trata a matemática como um conhecimento estático e acabado. Ambas desconsideram a natureza dinâmica e em constante evolução do saber matemático.

Portanto, a alternativa A) é a que melhor representa uma concepção atual e consistente do ensino de matemática, alinhada com as pesquisas em Educação Matemática que enfatizam a importância da construção ativa do conhecimento pelo aluno.

Questão 32

Em relação às implicações na formação de professores de
matemática originária das teorias críticas do ensino no tocante à
Didática, assinale a alternativa correta.

  • A)A educação bancária propõe a educação a partir de uma concepção dialógica que reconhece e respeita a autonomia do educando
  • B)Na didática dialógica, o ato de ensinar passa a ser um fenômeno simples, com maior exigência de saberes da prática, diferenciados na formação dos professores.
  • C)A subjetividade é um elemento estruturador de saberes docentes, pois favorece uma relação vertical entre professor e aluno no processo de apropriação do conhecimento.
  • D)A didática crítica permite ao professor ignorar o saber assistemático dos alunos e problematizar os conteúdos científicos, possibilitando-lhes a sua transformação.
  • E)Mediante o exercício da reflexividade, os sujeitos elaboram projetos e definem estratégias com base nas circunstâncias sociais em que estão inseridos e nos recursos a que têm acesso, constituindo-se exercício de autoanálise das ações docentes.
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A alternativa correta é E)

A formação de professores de matemática, quando analisada sob a perspectiva das teorias críticas do ensino, apresenta implicações significativas no campo da Didática. Essas abordagens questionam modelos tradicionais de educação e propõem uma prática pedagógica mais reflexiva e contextualizada, alinhada às necessidades sociais e aos saberes dos educandos.

Entre as alternativas apresentadas, a opção E) destaca-se como correta por sintetizar os princípios da didática crítica. Ela enfatiza a reflexividade como elemento central da prática docente, onde os professores elaboram estratégias considerando seu contexto social e os recursos disponíveis. Esse processo de autoanálise permite uma atuação mais consciente e transformadora, rompendo com modelos bancários ou verticais de ensino.

As demais alternativas apresentam distorções conceituais: a educação bancária (A) nega o diálogo; a didática dialógica (B) não simplifica o ato de ensinar; a subjetividade (C) não sustenta relações verticais; e a didática crítica (D) valoriza os saberes prévios dos alunos, não os ignorando. Portanto, a alternativa E corretamente reflete a articulação entre reflexão crítica, autonomia docente e transformação social proposta pelas teorias críticas na formação de professores.

Questão 33

Relacione corretamente as colunas sobre as características de
cada um dos principais enfoques que marcam a História do
Ensino de Matemática.

Enfoque

I. Tradicional

II. Expositivo

III. Pesquisa

Atividades de Ensino

1. Ensino por meio de Resolução guiada de problemas

2. Transmissão Verbal

3. Ensino por Exposição

Papel do Professor

A. Apresentar os problemas e dirigir sua solução

B. Proporcionar conhecimentos conceituais

C. Proporcionar conhecimentos conceituais

Papel do Aluno

a. Receber os conhecimentos e reproduzí-los

b. Receber e assimilar os conhecimentos

c. Constuir seu conhecimento

  • A)I: 3Bc, II: 3Aa, III: 1Cb
  • B)I: 2Ba, II: 3Cb, III: 1Ac
  • C)I: 2Ba, II: 1Bb, III: 3Ac
  • D)I: 1Aa, II: 3Cb, III: 3Ac
  • E)I: 3Ba, II: 2Ac, III: 1Cb
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A alternativa correta é B)

O ensino de Matemática passou por diferentes enfoques ao longo da história, cada um com características específicas em relação às atividades de ensino, ao papel do professor e ao papel do aluno. A alternativa correta para relacionar essas características é a B), conforme o gabarito fornecido. A seguir, analisamos a correlação proposta:

I. Enfoque Tradicional (2Ba): Neste método, predominam a transmissão verbal (2) como atividade principal, onde o professor tem o papel de proporcionar conhecimentos conceituais (B), enquanto o aluno recebe os conhecimentos e os reproduz (a). Essa abordagem é marcada pela memorização e repetição, com pouca ênfase na compreensão profunda.

II. Enfoque Expositivo (3Cb): Aqui, o ensino ocorre por meio de exposição (3), com o professor novamente proporcionando conhecimentos conceituais (C), mas o aluno assume um papel mais ativo, recebendo e assimilando os conhecimentos (b). A exposição é mais organizada, porém ainda centrada no professor.

III. Enfoque de Pesquisa (1Ac): Nesta abordagem, a atividade central é a resolução guiada de problemas (1), com o professor apresentando os problemas e dirigindo sua solução (A). O aluno, por sua vez, constrói seu conhecimento (c) de forma ativa, desenvolvendo autonomia e raciocínio crítico.

Portanto, a correlação correta é B) I: 2Ba, II: 3Cb, III: 1Ac, pois reflete adequadamente as características de cada enfoque no ensino de Matemática.

Questão 34

A partir de certas metodologias pode-se propiciar uma formação
mais ampla do aluno, observando-se os aspectos lógicos,
históricos e culturais da educação matemática. Nessa
perspectiva, surgiram várias tendências metodológicas. Uma
das tendências apresenta uma proposta educacional que
estimula o desenvolvimento da criatividade, conduzindo a novas
formas de relações interculturais. A tendência a que o texto faz
referência é

  • A)Modelagem matemática.
  • B)Etnomatemática.
  • C)Resolução de problemas.
  • D)Investigações matemáticas.
  • E)Uso de mídias Tecnológicas.
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A alternativa correta é B)

O texto apresenta uma abordagem educacional que valoriza a criatividade e as relações interculturais no ensino da matemática. Entre as tendências metodológicas listadas, a que melhor se alinha a essa perspectiva é a Etnomatemática, pois esta reconhece e integra os saberes matemáticos de diferentes culturas, promovendo uma educação mais inclusiva e contextualizada. A alternativa correta, portanto, é a B) Etnomatemática, que busca compreender como diferentes grupos culturais produzem e utilizam conhecimentos matemáticos em suas práticas sociais.

Questão 35

A partir da tendência metodológica baseada na resolução de
problemas, como se deve trabalhar situações problemas no
campo da Matemática na sala de aula?

  • A)Utilizando situações do cotidiano.
  • B)Trabalhando de forma rotineira e mecânica as definições e demonstrações.
  • C)Enfatizando apenas a aplicação e sistematização dos conhecimentos.
  • D)Treinando excessivamente as definições, técnicas e demonstrações.
  • E)Trabalhando com testes objetivos e subjetivos para captar a totalidade do fenômeno.
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A alternativa correta é A)

A abordagem metodológica baseada na resolução de problemas tem se mostrado uma estratégia eficaz para o ensino da Matemática, pois estimula o raciocínio lógico e a aplicação prática dos conhecimentos. Dentre as alternativas apresentadas, a opção A) Utilizando situações do cotidiano se destaca como a mais adequada, pois permite contextualizar os conceitos matemáticos, tornando-os mais significativos para os alunos.

Ao trabalhar com situações-problema do dia a dia, o professor cria oportunidades para que os estudantes desenvolvam habilidades como análise, interpretação e resolução de desafios reais. Essa perspectiva vai além da simples memorização de fórmulas ou repetição mecânica de exercícios, como sugerido nas alternativas B, C e D. Além disso, diferentemente da opção E, que se limita a avaliações tradicionais, a abordagem cotidiana promove uma compreensão mais profunda e aplicada dos conteúdos.

Portanto, a utilização de contextos reais não apenas facilita a aprendizagem, mas também prepara os alunos para enfrentar problemas complexos, desenvolvendo competências essenciais para a vida em sociedade. Essa metodologia está alinhada com as tendências contemporâneas de ensino, que valorizam a construção ativa do conhecimento e a relação entre teoria e prática.

Questão 36

O letramento matemático, conforme consta na BNCC, é a capacidade individual de formular, empregar e interpretar a
Matemática numa variedade de contextos, incluindo o raciocínio matemático, e utilizar conceitos, procedimentos, fatos e
ferramentas matemáticas para descrever, explicar e predizer fenômenos. Para tanto, a identificação de códigos escritos,
signos, placas de trânsito e sinalizações de supermercados são tarefas que começam na Educação Infantil e devem
continuar no Ensino Fundamental em relação ao processo de letramento, cujas brincadeiras e jogos são vistos como
mediações relativas a práticas sociais de atribuição de significados. Assinale a alternativa que corresponde ao letramento
matemático em contexto de jogo.

  • A)Durante um jogo, que exige registro de pontos de três jogadores em uma mesma tabela, perguntou-se como eles descobriram o vencedor. Alguns alunos produziram sentenças matemáticas para explicar os processos mentais utilizados para definir o vencedor, registrando sinais convencionais, marcas pessoais e frases.
  • B)A professora propõe um jogo, utilizando uma ficha com desenho de duas galinhas e seus respectivos ovos. Em duplas, os alunos marcam, conforme demonstrado pela professora, a quantidade de ovos que sua galinha botou.
  • C)A marcação do calendário constitui uma imagem visual, como um suporte externo, que auxilia na reflexão, pois a marcação de datas auxilia a compreensão da noção de tempo e da pontuação em jogos.
  • D)O docente demonstra uma atividade a ser realizada pelos alunos, em que devem separar determinada quantidade de palitos dentro de um envelope. A maioria dos alunos não conseguiu a mesma quantidade de palitos.
  • E)Em sala de aula, realizou-se a brincadeira da Feira do Produtor. Os alunos foram organizados em grupos de vendedores e compradores dos produtos da feira. Os alunos perceberam, com essa brincadeira, que a Matemática está presente em seu cotidiano, sendo também possível estimar suas capacidades de socialização e percepção do meio.
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A alternativa correta é A)

O letramento matemático, conforme abordado pela BNCC, vai além da simples manipulação de números e fórmulas. Ele engloba a capacidade de utilizar a Matemática como ferramenta para interpretar e interagir com o mundo, desenvolvendo raciocínio lógico e aplicando conceitos em situações reais. No contexto educacional, especialmente na Educação Infantil e Ensino Fundamental, esse processo se inicia com a identificação de códigos e símbolos cotidianos, evoluindo para formas mais complexas de pensamento matemático.

A alternativa correta (A) exemplifica perfeitamente o letramento matemático em contexto de jogo, pois mostra alunos utilizando linguagem matemática formal (sinais convencionais) e informal (marcas pessoais) para registrar e explicar seus processos mentais durante uma atividade lúdica. Essa situação demonstra como os jogos podem ser poderosas ferramentas pedagógicas, permitindo que os alunos:

  • Desenvolvam estratégias de resolução de problemas
  • Utilizem diferentes formas de representação matemática
  • Compreendam convenções matemáticas
  • Exercitem o raciocínio lógico

As demais alternativas apresentam situações válidas no ensino da Matemática, mas não demonstram plenamente o conceito de letramento matemático. A alternativa B foca na reprodução de modelos, a C trata da noção de tempo, a D aborda dificuldades na contagem, e a E, embora importante, enfatiza mais a percepção da Matemática no cotidiano do que propriamente o letramento matemático.

Portanto, a alternativa A se destaca por mostrar alunos ativamente engajados na construção de significado matemático através de um jogo, utilizando diferentes formas de representação para comunicar seu pensamento - essência do verdadeiro letramento matemático.

Questão 37

A aula planejada pela metodologia de Resolução de Problemas, segundo Onuchic, Leal Jr. e Pironel (2017), admite o
problema como ponto de partida para a produção, pelos alunos, de conceitos e conteúdos novos, possibilitando-lhes
conexões entre diferentes ramos da Matemática. Para tanto, considere dois tipos de problemas:



– Convencionais (C): são objetivos, claros e de fácil identificação dos dados para a resolução, pois no próprio enunciado
já se indica o algoritmo que o soluciona.


– Não convencionais (NC): exigem leitura atenciosa para a interpretação e compreensão do que se pede na questão,
possibilitando a elaboração de estratégias variadas para sua resolução.



Com base nessas definições, identifique os problemas a seguir como convencionais (C) ou não convencionais (NC):

( ) Os tampos de duas mesas retangulares são semelhantes. A razão de semelhança do maior para o menor é de 1,5. Se
as dimensões do tampo da mesa menor são 3,5 m e 2,5 m, calcule o perímetro do tampo da mesa maior. (Giovanni;
Bonjorno; Giovanni Jr., 2002)


( ) Uma colônia, formada a partir de uma bactéria, duplica a cada 30 minutos. Após 10 horas, qual será o número de
bactérias dessa colônia? (PUC-RS)

( ) Uma caixa d’água em forma de paralelepípedo reto retângulo deve ser construída com uma base de 1 metro de largura
e 2 metros de comprimento. Qual deve ser a altura, em metros, da caixa para que sua capacidade seja de 3000 litros?
(Smole; Dinniz, 2003)

( ) Um fato curioso ocorreu em uma família no ano de 1936. Nesse ano, Ribamar tinha tantos anos quantos expressavam
os dois últimos algarismos do ano em que nascera e, coincidentemente, o mesmo ocorria com a idade de seu pai.
Nessas condições, em 1936, quantos anos somavam as idades de Ribamar e de seu pai? (TCE-PB)


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.  

  • A)C – C – C – C.
  • B)C – NC – C – NC.
  • C)NC – C – C – NC.
  • D)NC – C – NC – C.
  • E)NC – NC – NC – NC.
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A alternativa correta é B)

A metodologia de Resolução de Problemas proposta por Onuchic, Leal Jr. e Pironel (2017) apresenta uma abordagem pedagógica que utiliza problemas como ponto de partida para a construção de conhecimento matemático. Essa estratégia permite aos alunos desenvolver conceitos e estabelecer conexões entre diferentes áreas da Matemática, promovendo um aprendizado mais significativo. Dentro dessa perspectiva, os problemas são classificados em dois tipos: convencionais (C) e não convencionais (NC).

Os problemas convencionais são caracterizados por enunciados objetivos, com dados claramente identificáveis e que frequentemente indicam o algoritmo necessário para sua resolução. Já os problemas não convencionais demandam uma interpretação mais cuidadosa, permitindo múltiplas estratégias de solução e estimulando o raciocínio criativo.

Analisando os problemas apresentados:

  1. O problema dos tampos de mesa retangulares é convencional (C), pois apresenta dados claros e a aplicação direta do conceito de semelhança de figuras e cálculo de perímetro.
  2. O problema da colônia de bactérias é não convencional (NC), pois exige a interpretação do padrão de crescimento exponencial e o cálculo adequado para o período de tempo dado.
  3. O problema da caixa d'água é convencional (C), com dados explícitos e aplicação direta do cálculo de volume de paralelepípedos.
  4. O problema sobre as idades de Ribamar e seu pai é não convencional (NC), requerendo uma análise mais aprofundada das condições temporais e relações numéricas apresentadas.

Portanto, a sequência correta é C - NC - C - NC, correspondente à alternativa B). Essa classificação demonstra a importância de diversificar os tipos de problemas propostos em sala de aula, equilibrando exercícios mais diretos com desafios que estimulem o pensamento crítico e criativo dos alunos.

Questão 38

O pesquisador Ole Skovsmose, em seu livro:
Educação Matemática Crítica: a questão da democracia expõe os principais pontos da Educação
Crítica.
São eles:

  • A)A democracia, o currículo e a relação professor e alunos.
  • B)A relação professor e alunos, o currículo e o direcionamento do processo de ensino-aprendizagem à problemas.
  • C)O currículo, a escola e os professores.
  • D)A sociedade, a escola e o currículo.
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A alternativa correta é B)

O pesquisador Ole Skovsmose, em sua obra Educação Matemática Crítica: a questão da democracia, apresenta os fundamentos da Educação Crítica, destacando três elementos centrais que estruturam sua abordagem pedagógica.

A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra B, que sintetiza os pilares da Educação Crítica da seguinte forma:

  • A relação entre professor e alunos, baseada no diálogo e na horizontalidade, rompendo com hierarquias tradicionais;
  • O currículo como construção flexível, que deve ser constantemente questionado e adaptado;
  • O direcionamento do processo de ensino-aprendizagem para a problematização da realidade, incentivando a reflexão crítica.

Esses três aspectos estão interligados e refletem o caráter transformador da proposta de Skovsmose, que busca não apenas o domínio de conteúdos matemáticos, mas a formação de cidadãos conscientes e participativos. A Educação Crítica, nessa perspectiva, torna-se uma ferramenta para a democratização do conhecimento e da sociedade.

Questão 39

Sandra Catarina da Costa Pinheiro em sua
dissertação de mestrado aborda a criatividade Matemática na resolução e formulação de problemas
numa turma do 5º ano de escolaridade.

As três dimensões da criatividade Matemática
adotadas pela autora no referido trabalho, são:

  • A)Fluência, flexibilidade e originalidade.
  • B)Destreza, flexibilidade e dureza.
  • C)Fluência, flexibilidade e simbolismo.
  • D)Fluência, originalidade e simbolismo.
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A alternativa correta é A)

Sandra Catarina da Costa Pinheiro, em sua dissertação de mestrado, explora o tema da criatividade matemática no contexto da resolução e formulação de problemas em uma turma do 5º ano do ensino fundamental. A autora adota como referência três dimensões específicas da criatividade matemática, que são fundamentais para compreender como os alunos desenvolvem habilidades criativas nessa disciplina.

As três dimensões abordadas no estudo são:

  • Fluência: capacidade de gerar uma grande quantidade de ideias ou soluções para um problema.
  • Flexibilidade: habilidade de abordar um problema sob diferentes perspectivas ou estratégias.
  • Originalidade: produção de respostas ou soluções únicas e inovadoras.

Essas dimensões, conforme apresentado no gabarito correto (alternativa A), destacam-se como pilares essenciais para a compreensão e o desenvolvimento da criatividade no ensino da matemática, especialmente no contexto do 5º ano, onde os alunos começam a lidar com desafios mais complexos.

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Questão 40

A) “Tenho 200 bonequinhos e comprei mais 50. Depois, dei
30 para meu amigo. Com quantos fiquei?”. O mais usual,
em situações como essa, é realizar as operações em
sequência (primeiro, somam-se 200 e 50. Depois, subtraise 30 desse total). No fim, chega-se ao resultado – quase
sempre, um número “de verdade”. E quanto à álgebra?
Considere o seguinte exemplo: B) “Sabendo que o produto
de dois números é 5.542, qual será o resultado se
somarmos 1 ao primeiro dos números e depois o
multiplicarmos pelo segundo?” (O ensino da álgebra no
ensino fundamental. Revista Nova Escola, 2009).
Considerando o contexto apresentado, analise as
proposições a seguir, atribuindo-lhes valores Verdadeiro
(V) ou Falso (F).

( ) A álgebra opera por uma lógica diferente do proposto
em A.

( ) A álgebra opera por uma lógica muito similar ao
proposto em A.

( ) O passo a passo aritmético proposto em A não
funciona para o proposto em B.

( ) Na álgebra, tem-se uma diferença importante
relacionada ao sinal de igual. A turma pode ter se
acostumado a entender que o que está do lado
esquerdo da igualdade são as parcelas da conta, e o
que vem do lado direito, logo depois do “=”, é o
resultado, geralmente expresso por um único
número.

( ) Não há nenhuma diferença significativa entre os dois
processos, consequentemente, no raciocínio
resolutivo de A e de B.

Assinale a alternativa que apresente respectivamente a
sequência correta.

  • A)F / F / V / F / V.
  • B)F / V / F / F / V.
  • C)F / V / F / V / F.
  • D)F / V / F / F / F.
  • E)V / F / V / V / F.
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A alternativa correta é E)

O texto apresentado aborda a diferença entre o raciocínio aritmético e o algébrico, ilustrando essa distinção por meio de dois exemplos: um problema aritmético simples (A) e outro que exige um pensamento algébrico (B). A análise das proposições revela que a álgebra possui particularidades que a diferenciam da aritmética básica, especialmente no que diz respeito à interpretação do sinal de igual e à natureza das operações.

A primeira proposição afirma que "A álgebra opera por uma lógica diferente do proposto em A." Essa afirmação é verdadeira (V), pois a álgebra lida com incógnitas e relações entre variáveis, enquanto o exemplo A segue uma sequência fixa de operações com números concretos.

A segunda proposição, "A álgebra opera por uma lógica muito similar ao proposto em A," é falsa (F), já que a álgebra exige um entendimento mais abstrato das operações, diferentemente da aritmética sequencial do exemplo A.

A terceira proposição, "O passo a passo aritmético proposto em A não funciona para o proposto em B," é verdadeira (V), pois o problema B requer a manipulação de variáveis e relações, não apenas cálculos diretos.

A quarta proposição, que destaca a diferença na interpretação do sinal de igual na álgebra, é verdadeira (V), uma vez que, nesse contexto, o "=" representa uma equivalência entre expressões, não apenas um resultado final.

Por fim, a quinta proposição, "Não há nenhuma diferença significativa entre os dois processos," é falsa (F), pois a álgebra e a aritmética possuem abordagens distintas, como demonstrado nos exemplos.

Portanto, a sequência correta é V / F / V / V / F, correspondente à alternativa E).

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