Questões Sobre Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática - Pedagogia - concurso
Questão 51
Para Dante (2003), um problema matemático é qualquer situação que exija a maneira matemática de
pensar e conhecimentos matemáticos para solucioná-lo.
Segundo Dante (2003), é CORRETO afirmar que
- A)situações-problema são problemas de aplicação que retratam situações reais do dia a dia e que exigem o uso da Matemática para serem resolvidos.
- B)problemas devem sempre ser apresentados em forma de projetos e usando conhecimentos e princípios de outras áreas que não a Matemática.
- C)para um problema ser considerado como realmente resolvido, o aluno deve apenas encontrar a resposta certa.
- D)para o aluno ficar motivado, devem ser apresentadas situações-problema que sejam simples de resolver.
- E)através da repetição de procedimentos matemáticos, procura-se matematizar uma situação real, organizando os dados em tabelas, traçando gráficos, fazendo operações, etc.
A alternativa correta é A)
Para Dante (2003), um problema matemático é qualquer situação que exija a maneira matemática de pensar e conhecimentos matemáticos para solucioná-lo. Segundo o autor, é CORRETO afirmar que situações-problema são problemas de aplicação que retratam situações reais do dia a dia e que exigem o uso da Matemática para serem resolvidos.
As alternativas apresentadas trazem diferentes perspectivas sobre o que caracteriza um problema matemático e como ele deve ser abordado. No entanto, conforme destacado por Dante (2003), a alternativa A) é a que melhor representa a essência de um problema matemático, pois enfatiza a aplicação prática dos conhecimentos matemáticos em contextos reais.
As demais alternativas apresentam equívocos ou limitações em relação ao conceito de problema matemático. Por exemplo, a alternativa B) restringe a apresentação de problemas a projetos multidisciplinares, enquanto a alternativa C) reduz a resolução de problemas à mera obtenção de respostas corretas, ignorando o processo de raciocínio. Já a alternativa D) sugere que a motivação do aluno depende apenas da simplicidade das situações, desconsiderando o desafio como parte do aprendizado. Por fim, a alternativa E) confunde a matematização de situações reais com a repetição mecânica de procedimentos, sem necessariamente envolver um problema autêntico.
Portanto, a alternativa A) é a que melhor se alinha com a visão de Dante (2003) sobre o que constitui um problema matemático, destacando a importância de situações contextualizadas e significativas para o desenvolvimento do pensamento matemático.
Questão 52
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que define o conjunto de aprendizagens
essenciais que todos os alunos devem desenvolver na Educação Básica. A BNCC leva em conta que
os diferentes campos que compõem a Matemática reúnem um conjunto de ideias fundamentais e
propõe cinco unidades temáticas, correlacionadas, que orientam a formulação de habilidades a ser
desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental.
Sobre essas unidades temáticas, julgue como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações
abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.
( ) A unidade temática Números tem como finalidade desenvolver o pensamento numérico, que
implica o conhecimento de maneiras de quantificar atributos de objetos e de julgar e interpretar
argumentos baseados em quantidades.
( ) A unidade temática Álgebra tem como finalidade o desenvolvimento de um tipo especial de
pensamento que é essencial para utilizar modelos matemáticos na compreensão, representação
e análise de relações quantitativas de grandezas e, também, de situações e estruturas
matemáticas, fazendo uso de letras e outros símbolos.
( ) A unidade temática Grandezas e Medidas contribui ainda para a consolidação e ampliação
da noção de número, a aplicação de noções geométricas e a construção do pensamento
algébrico.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
- A)F – F – F
- B)F – F – V
- C)V – F – F
- D)V – F – V
- E)V – V – V
A alternativa correta é E)
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece as aprendizagens essenciais para a Educação Básica, organizando a Matemática em cinco unidades temáticas interligadas. Essas unidades visam desenvolver habilidades específicas nos alunos ao longo do Ensino Fundamental. Analisando as afirmações apresentadas, é possível compreender a abrangência e os objetivos de cada unidade.
A primeira afirmação destaca a unidade temática Números, cujo propósito é desenvolver o pensamento numérico, permitindo quantificar atributos e interpretar argumentos baseados em quantidades. Essa descrição está correta, pois a BNCC realmente enfatiza a importância do raciocínio numérico para a compreensão matemática.
A segunda afirmação refere-se à unidade Álgebra, que busca desenvolver um pensamento especializado para modelar relações quantitativas e estruturas matemáticas, utilizando símbolos e letras. Essa abordagem está alinhada com a BNCC, que valoriza a álgebra como uma ferramenta para representar e analisar situações matemáticas.
Por fim, a terceira afirmação trata da unidade Grandezas e Medidas, que contribui para ampliar a noção de número, aplicar conceitos geométricos e fortalecer o pensamento algébrico. Essa descrição também está correta, pois a BNCC reconhece a interdisciplinaridade dessa unidade com outras áreas da Matemática.
Portanto, a sequência correta é V – V – V, correspondente à alternativa E). Isso demonstra que todas as afirmações estão de acordo com as diretrizes da BNCC, reforçando a importância dessas unidades temáticas na formação matemática dos estudantes.
Questão 53
que parte de seus alunos não relaciona os cálculos que
realiza em sua vida cotidiana com as regras da matemática
ensinadas na escola. Buscando compreender esse fato,
leu o livro A matemática na escola: aqui e agora, de Lerner
(1995). Ao lê-lo, verificou que não poucas crianças se
referem a ela como a disciplina que menos gostam e, para
muitas, ela causa temor. Quanto aos professores, a maioria
disse que, para não confundir as crianças, ensinam a matemática
trabalhando itens separados, por exemplo: primeiro
a adição, depois a subtração. Essa forma de ensinar precisa
ser mudada, porque, como diz Lerner, “Se na escola nós
assumirmos, tanto ao ensinar como ao avaliar, que fazer
matemática é mais do que fazer contas, não só poderíamos
conseguir que as crianças adquirissem conhecimentos
mais sólidos como também ofereceríamos a oportunidade
de que elas
- A)se interessassem por profissões ligadas às ciências exatas.”
- B)perdessem boa parte do medo que essa disciplina lhes causa”.
- C)decorassem menos os conteúdos ensinados pelos professores”.
- D)melhorassem de forma significativa seu rendimento nas provas”.
- E)se apaixonassem por essa invenção humana que é a matemática”.
A alternativa correta é E)
O relato sobre a professora Inês e sua experiência com alunos do quarto ano de uma EMEF revela um desafio comum no ensino da matemática: a desconexão entre o conteúdo escolar e sua aplicação prática. Muitas crianças demonstram aversão ou medo da disciplina, enquanto os professores, preocupados em não confundir os alunos, adotam métodos fragmentados de ensino, como abordar operações matemáticas de forma isolada. No entanto, como aponta Lerner (1995), essa abordagem precisa ser repensada.
A matemática não deve ser reduzida a meros cálculos mecânicos, mas sim apresentada como uma construção humana fascinante, cheia de significado e aplicações no cotidiano. Quando o ensino transcende a memorização e a repetição, os alunos têm a chance de desenvolver conhecimentos mais sólidos e, principalmente, de se apaixonar pela matemática como uma ferramenta criativa e essencial para compreender o mundo.
Entre as alternativas apresentadas, a opção E) é a que melhor reflete essa transformação. Não se trata apenas de melhorar o desempenho em provas ou reduzir o medo da disciplina, mas sim de despertar nos alunos um genuíno encantamento pela matemática como invenção humana. Essa mudança de perspectiva pode revolucionar o ensino, tornando-o mais significativo e inspirador.
Questão 54
para o trabalho do professor:
- A)colaborar para que os alunos atribuam significado ao algoritmo que aplicam, possibilitando a interpretação do que obtiveram nas diferentes etapas do cálculo e apropriação da resolução de problemas.
- B)oferecer recursos para que o aluno perceba e relativize seu erro e desenvolva seus processos de autorregulação, apropriando-se da notação matemática adequada à divisão.
- C)criar condições para que a organização do raciocínio matemático seja visível no trabalho das crianças, permitindo o questionamento de seus próprios procedimentos.
- D)conceber situações que permitam dar apoio sobre o que cada aluno sabe realizar no momento em que se inicia a aprendizagem da divisão e fazer evoluir progressivamente os procedimentos iniciais até outros mais complexos.
- E)conceber o processo de ensino como apropriação do sistema de numeração, coerente com o objetivo de consolidar na criança o saber socialmente estabelecido e a capacidade de rejeitar seu próprio erro.
A alternativa correta é D)
O estudo realizado por Irma Saiz sobre a resolução de problemas de divisão entre alunos oferece insights valiosos para a prática pedagógica. A análise aponta estratégias que os professores podem adotar para facilitar a compreensão e o domínio desse conteúdo matemático. Entre as alternativas apresentadas, a opção D) se destaca como a mais adequada, conforme indicado pelo gabarito.
A alternativa D) propõe uma abordagem que respeita o desenvolvimento individual do aluno, partindo do que ele já consegue realizar e avançando gradualmente para procedimentos mais complexos. Essa perspectiva está alinhada com os princípios da aprendizagem significativa e da zona de desenvolvimento proximal, conceitos fundamentais na educação.
As demais alternativas, embora contenham elementos relevantes, apresentam limitações:
- A) Foca excessivamente no algoritmo, sem considerar o desenvolvimento progressivo
- B) Centraliza-se na correção de erros em vez da construção do conhecimento
- C) Prioriza a visibilidade do raciocínio sobre a aprendizagem em si
- E) Adota uma postura muito rígida em relação aos erros e ao saber estabelecido
A abordagem proposta na alternativa D) se mostra mais abrangente e eficaz porque:
- Considera o conhecimento prévio dos alunos
- Propõe um progressão gradual de dificuldade
- Permite adaptações conforme o desenvolvimento de cada estudante
- Favorece a construção autônoma do conhecimento
Portanto, a estratégia pedagógica mais adequada, conforme demonstrado pelo estudo e indicado pelo gabarito, é aquela que concebe situações de aprendizagem adaptáveis ao nível de desenvolvimento de cada aluno, promovendo uma evolução consistente e significativa no domínio da divisão.
Questão 55
Matemática, Ciências, História e Geografia entre outros
conteúdos que integram o currículo dos anos iniciais
do Ensino Fundamental é fundamental para o ensino.
Assinale a alternativa correta que comprova essa
afirmação:
- A)A utilização da metodologia adequada e o domínio dos conteúdos promovem o ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
- B)A melhoria da qualidade de aprendizagem está associada a aprendizagem da leitura/escrita e matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
- C)A participação dos professores na elaboração do material impresso oferece suporte à ação pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental
- D)A elaboração das diretrizes e dos critérios avaliativos na organização do currículo pelo professor facilitam o ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A alternativa correta é A)
O ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental requer não apenas o conhecimento dos conteúdos disciplinares, mas também o domínio das metodologias adequadas para transmiti-los de forma eficaz. A alternativa correta, neste caso, é a A), pois ela destaca a importância da metodologia e do domínio dos conteúdos como elementos essenciais para promover um ensino de qualidade nessa etapa da educação.
A utilização de estratégias pedagógicas bem fundamentadas permite que o professor adapte seu ensino às necessidades dos alunos, tornando o aprendizado mais significativo. Enquanto outras alternativas apresentam aspectos relevantes — como a importância da leitura/escrita (B), a participação dos professores na elaboração de materiais (C) e a organização curricular (D) —, a alternativa A) é a que melhor sintetiza a afirmação inicial, ao relacionar diretamente a metodologia e o domínio dos conteúdos com a promoção do ensino.
Portanto, compreender e aplicar metodologias adequadas é indispensável para garantir que os alunos construam uma base sólida de conhecimentos, preparando-os para os desafios educacionais futuros.
Questão 56
coleção de soluções de 85 problemas de diversos campos da matemática, como aritmética e geometria. Também se encontra nessas
escrituras a forma que os egípcios efetuavam multiplicações. Assinale a opção correspondente à multiplicação pelo método egípcio.
- A)Na multiplicação de 17 por 14, monta-se a tabela a seguir. Os elementos das células da primeira coluna são duplicados, um com relação ao anterior; os elementos da segunda coluna são a metade do número da célula anterior, caso o número seja par, e, caso seja ímpar, subtrai-se uma unidade e, então, divide-se por 2. As entradas na primeira coluna que ficam ao lado de entradas ímpares da segunda coluna são somadas produzindo-se, assim, o resultado da multiplicação: 34 + 68 + 136 = 238 = 17 × 14.
- B)Na multiplicação de 21 por 17, monta-se a tabela a seguir, em que ambos os fatores são escritos a partir de suas dezenas e unidades. As multiplicações entre todas as dezenas e unidades possíveis são realizadas, e o resultado final é a soma desses elementos, gerando-se a multiplicação desejada: 200 + 140 + 10 + 7 = 357 = 21 × 17.
- C)Para multiplicar 13 por 19, organizam-se as chamadas grades, cuja quantidade depende da quantidade de dígitos que compõem os números que se deseja multiplicar, como mostrado a seguir. Em cada quadradinho da grade, faz-se uma diagonal da direita para a esquerda formando-se as celas. Os dígitos do primeiro fator são escritos na primeira linha; e os do segundo fator, na coluna da direita, um em cada linha. Em cada cela, escreve-se o produto da multiplicação de um dígito pelo outro da seguinte forma: a diagonal de cada cela separa os dígitos que representam dezenas daqueles que representam unidades do produto obtido, por exemplo: 1 = 1 × 1 = 01; 3 = 3 × 1 = 03. Efetuadas todas as multiplicações, somam-se os números encontrados nas diagonais, da direita para a esquerda, que corresponde à soma: 7 + 30 + 20 + 90 + 100 = 247 = 13 × 19.
- D)Na multiplicação de 19 por 23, monta-se uma tabela como a seguir. Na primeira coluna, escrevem-se as potências de 2, começando-se por 1, até a potência correspondente ao número imediatamente anterior a um dos fatores, no caso, 16 = 24 < 19 < 32 = 25 . Na segunda coluna, duplica-se sucessivamente o segundo fator. Na coluna das potências de 2, identificam-se as potências que fazem parte da representação binária do primeiro fator, no caso, 19 = 1 + 2 + 16. Em seguida, somam-se as respectivas duplicações na outra coluna, encontrando-se, assim, o produto desejado: 23 + 46 + 368 = 437 = 19 × 23.
- E)O método egípcio é realizado com as mãos. Em uma das mãos, abaixa-se a quantidade de dedos relativos a quanto o fator ultrapassa de 5. Na outra mão, repete-se o procedimento para o outro fator. Soma-se, assim, o número de dedos baixados, exprimindo-se a soma em dezenas. Seguidamente multiplicam-se os números de dedos levantados, o que fornece as unidades. Em seguida, somam-se as dezenas e unidades para que seja obtido o resultado.
A alternativa correta é D)
O papiro Rhind é um dos documentos mais importantes para o estudo da matemática egípcia antiga, datado de aproximadamente 1650 a.C. Entre seus 85 problemas resolvidos, destacam-se técnicas aritméticas e geométricas, incluindo um método peculiar de multiplicação. Analisando as opções apresentadas, a alternativa D é a que melhor representa o método egípcio de multiplicação.
O método descrito na opção D utiliza uma abordagem baseada em duplicações sucessivas e decomposição binária, características marcantes do sistema matemático egípcio. Nele, um dos fatores é decomposto em potências de 2 (1, 2, 4, 8, 16, etc.), enquanto o outro fator é duplicado linha por linha. Em seguida, selecionam-se as linhas cujas potências de 2 somam o primeiro fator e somam-se os valores correspondentes duplicados do segundo fator. Esse processo é exemplificado na multiplicação de 19 por 23, onde 19 é decomposto em 1 + 2 + 16, e os valores correspondentes de 23 (23, 46 e 368) são somados para obter o resultado correto: 437.
As demais alternativas apresentam métodos distintos que não correspondem ao sistema egípcio. A alternativa A descreve um processo de duplicação e divisão por 2, mas sem a decomposição em potências de 2. A alternativa B lembra o método de multiplicação por decomposição em dezenas e unidades, comum em outros sistemas, mas não no egípcio. A alternativa C refere-se ao método das grades ou "gelosia", de origem indiana ou árabe, posterior aos egípcios. Por fim, a alternativa E descreve um método de contagem com os dedos, que, apesar de antigo, não está associado ao papiro Rhind ou à matemática egípcia documentada.
Portanto, a resposta correta é a alternativa D, que reflete fielmente o método de multiplicação egípcio baseado em duplicação e soma seletiva, um legado fascinante dessa civilização milenar.
Questão 57
matemática, assinale a opção correta.
- A)Os jogos em geral são indicados para uso em sala de aula, pois, ao demandarem dos alunos, por exemplo, que relembrem fórmulas ou algoritmos, ajudam na fixação de conceitos relacionados a algum conteúdo.
- B)Os jogos são capazes de resgatar o aspecto lúdico do ensino, o que pode contribuir para a diminuição dos bloqueios apresentados pelos alunos que se sentem, de alguma forma, incapacitados para aprender matemática.
- C)Os jogos e as mídias digitais favorecem unicamente os aspectos cognitivos da aprendizagem: na sua aplicação individualizada, são propostas para cada estudante situações-problemas que exigem estratégias e táticas interferentes nos processos cognitivos.
- D)No ensino de matemática, os jogos podem ajudar no desenvolvimento da autonomia e do pensamento dos alunos, elementos fundamentais apenas para a aprendizagem cognitiva.
- E)Por favorecem diversas habilidades do aluno, produzindo os efeitos desejados mesmo sem o acompanhamento de educadores, as mídias digitais e os jogos podem ser utilizados em sala de aula para o ensino de matemática.
A alternativa correta é B)
A utilização de jogos e mídias digitais no ensino de matemática tem sido amplamente discutida no contexto educacional. Entre as alternativas apresentadas, a opção B) se destaca como a correta, pois aborda um aspecto fundamental do uso dessas ferramentas: o resgate do lúdico na aprendizagem.
A alternativa B) afirma corretamente que os jogos podem contribuir para reduzir bloqueios emocionais que muitos alunos desenvolvem em relação à matemática. Ao incorporar elementos lúdicos, essas ferramentas tornam o aprendizado mais prazeroso e acessível, criando um ambiente propício para a construção do conhecimento matemático.
As demais alternativas apresentam limitações ou equívocos. A opção A) reduz os jogos a meros instrumentos de memorização, enquanto na verdade seu potencial vai além. A alternativa C) é incorreta ao afirmar que os jogos atuam apenas no aspecto cognitivo, ignorando suas dimensões sociais e afetivas. A opção D) limita erroneamente o desenvolvimento da autonomia apenas ao campo cognitivo. Por fim, a alternativa E) comete o erro de sugerir que essas ferramentas dispensam a mediação docente, quando na realidade o papel do professor é essencial para potencializar sua eficácia pedagógica.
Portanto, a alternativa B) é a que melhor representa o potencial dos jogos e mídias digitais no ensino de matemática, destacando seu caráter lúdico como fator de motivação e superação de dificuldades de aprendizagem.
Questão 58
Na década de 80 do século passado, Yves Chevallard, um
matemático francês, levou o conceito de transposição didática para
dentro do contexto da matemática. Em suas pesquisas sobre
o assunto, Chevallard analisou como o conceito de “distância”
entre objetos se insere na pesquisa em matemática pura e como
ele ressurge, de forma modificada, quando o contexto é o ensino
de matemática.
Tendo como referência as análises de Chevallard, assinale a opção
correta a respeito do conceito de transposição didática.
- A)Na sala de aula, o professor deverá traduzir fielmente os conteúdos apresentados no texto do livro didático adotado para os alunos.
- B)A transposição didática consiste em um instrumento eficiente para analisar o processo por meio do qual o “saber sábio”, produzido pelo cientista na academia, modifica-se e é transformado no “saber a ensinar”, aquele que integra os programas escolares estaduais e nacionais e está contido nos livros didáticos e, finalmente, aparece, por meio dos educadores, nas salas de aula sob a forma do “saber ensinado”.
- C)Para Chevallard, a transposição dos conhecimentos entre a academia e a escola deverá ser feita por uma instituição que ele nomeou de “Noosfera”, composta integralmente por membros da academia, que serão os responsáveis por definir quais saberes serão ensinados e de que forma esses saberes chegarão à sala de aula.
- D)Segundo Chevallard, a transformação de saberes na transposição didática deverá ser uma mera simplificação e trivialização dos objetos complexos que fazem parte dos conteúdos acadêmicos que compõem o “saber sábio”.
- E)Para Chevallard, o professor, ao dar roupagem nova a um conceito a ser ensinado, poderá distorcê-lo, contanto que o objeto didático seja preservado.
A alternativa correta é B)
O conceito de transposição didática, introduzido por Yves Chevallard na década de 1980, representa uma ferramenta fundamental para compreender como o conhecimento matemático é transformado desde sua produção acadêmica até sua apresentação em sala de aula. Chevallard analisou esse processo, destacando as modificações que ocorrem quando o "saber sábio" – aquele produzido por pesquisadores – é adaptado para se tornar o "saber a ensinar", presente nos currículos e materiais didáticos, e finalmente o "saber ensinado", transmitido pelos professores.
A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra B, pois ela captura a essência da teoria de Chevallard. A transposição didática não é uma simples tradução ou cópia do conhecimento científico, mas um processo complexo de transformação e adaptação que considera as necessidades pedagógicas e o contexto escolar. As outras alternativas apresentam distorções ou simplificações inadequadas do conceito, como a ideia de uma tradução fiel (A), a atribuição exclusiva da transposição a uma "Noosfera" acadêmica (C), a redução do processo a uma trivialização (D) ou a permissão para distorções desde que o objeto didático seja preservado (E).
Portanto, a transposição didática, conforme proposta por Chevallard, é um mecanismo essencial para entender como o conhecimento é mediado e reformulado em seu percurso da academia para a sala de aula, garantindo que ele seja acessível sem perder seu rigor e significado original.
Questão 59
Em relação ao ensino de Matemática, de acordo com a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina
(1998), marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas, e assinale a alternativa com a sequência
correta.
( ) Socialmente, as operações fundamentais são realizadas de diversos modos: cálculo oral, escrito, utilizando
máquinas calculadoras e outros instrumentos.
( ) Os significados de ordem sócio-cultural tais como: números de telefone, da casa, de idade, de placas de carro,
de sinalização de trânsito, entre outros, devem ser paulatinamente suprimidos em prol da aprendizagem matemática.
( ) No ensino de matemática as teorias com referência teórica inatista fundamentam a perspectiva de aprendizagem
como um processo de interação de sujeitos históricos.
( ) O algoritmo escrito pode ser sistematizado a partir do cálculo oral ou de outras formas que permitam ao aluno
compreender o processo de sua própria elaboração e também aquele produzido ao longo da história pelos
diferentes grupos sociais.
( ) É fundamental que o professor conheça a natureza e os significados sócio-culturais e científicos das ideias
matemáticas, pois permite ao professor vislumbrar a função social de cada conteúdo matemático.
- A)V - F - F - V - V
- B)V - F - V - F - V
- C)F - V - F - V - F
- D)F - F - F - V - V
A alternativa correta é A)
O ensino de Matemática, conforme a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina (1998), apresenta princípios pedagógicos que valorizam tanto a prática social quanto a construção do conhecimento matemático. Analisando as afirmações, é possível identificar a sequência correta como V - F - F - V - V, correspondente à alternativa A).
A primeira afirmação é verdadeira (V), pois reconhece a diversidade de métodos para realizar operações matemáticas, incluindo cálculo oral, escrito e o uso de tecnologias, refletindo a abordagem plural proposta pelo documento.
A segunda afirmação é falsa (F), já que a proposta curricular defende a integração dos contextos socioculturais no ensino da Matemática, como números de telefone ou placas de carro, para tornar o aprendizado significativo, e não sua supressão.
A terceira afirmação também é falsa (F), pois as teorias inatistas não se alinham com a perspectiva interacionista e histórica defendida pela proposta, que entende a aprendizagem como fruto da interação social e não como um desenvolvimento interno e pré-determinado.
A quarta afirmação é verdadeira (V), pois reforça a importância de sistematizar o algoritmo escrito a partir de diferentes estratégias, como o cálculo oral, permitindo que o aluno compreenda tanto seu processo individual quanto a evolução histórica das técnicas matemáticas.
Por fim, a quinta afirmação é verdadeira (V), pois destaca a necessidade de o professor dominar os significados socioculturais e científicos da Matemática para contextualizar os conteúdos e evidenciar sua relevância social.
Portanto, a sequência correta é V - F - F - V - V, confirmando a alternativa A) como gabarito.
Questão 60
O desenvolvimento do pensamento algébrico e de sua linguagem exige atividades ricas em significados
que permitam ao aluno pensar genericamente, perceber regularidades e explicitar estas regularidades matematicamente,
pensar analiticamente e estabelecer relações entre grandezas variáveis. A Álgebra, portanto,
contribui com uma forma especial de pensamento e de leitura da realidade. Segundo FIORENTINI et
alii (1993), o pensamento algébrico pode se desenvolver gradativamente a partir dos anos iniciais, antes
mesmo de uma linguagem simbólica.
Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas
curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p. 111.
Considere as atividades que estimulem a criança ao “desenvolvimento do pensamento algébrico nos
anos iniciais do Ensino Fundamental”, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém
todas as corretas.
l. Estabelecer relações/comparações entre expressões numéricas.
ll. Memorizar fórmulas para a resolução de situações-problema.
lll. Perceber e tentar expressar as estruturas aritméticas de uma situação-problema.
lV. Produzir mais de um modelo aritmético para uma mesma situação problema ou, reciprocamente, produzir vários
significados para uma mesma expressão numérica.
V. Interpretar uma igualdade como equivalência entre duas grandezas ou entre duas expressões numéricas.
- A)III - IV
- B)IV - V
- C)II - III - IV
- D)I - III - IV - V
A alternativa correta é D)
O desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental é um processo que deve priorizar a compreensão e a construção de significados, em vez da simples memorização de fórmulas ou procedimentos mecânicos. Analisando as afirmações apresentadas, é possível identificar quais atividades realmente estimulam esse tipo de pensamento de forma significativa.
A afirmação I está correta, pois estabelecer relações e comparações entre expressões numéricas ajuda a criança a perceber padrões e regularidades, fundamentais para o pensamento algébrico. Da mesma forma, a afirmação III é válida, já que perceber e expressar estruturas aritméticas em situações-problema desenvolve a capacidade de generalização e análise.
A afirmação IV também está correta, pois produzir diferentes modelos aritméticos para um mesmo problema ou múltiplos significados para uma expressão numérica estimula a flexibilidade de pensamento e a compreensão das relações matemáticas. Por fim, a afirmação V é adequada, uma vez que interpretar igualdades como equivalências contribui para a noção de equilíbrio e relação entre grandezas, conceito essencial na Álgebra.
Já a afirmação II não se alinha com o desenvolvimento do pensamento algébrico, pois a memorização de fórmulas não promove a compreensão conceitual ou a capacidade de generalização. Portanto, a alternativa que contém todas as afirmações corretas é a D) I - III - IV - V, conforme indicado no gabarito.