Questões Sobre Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática - Pedagogia - concurso
Questão 71
“O desenvolvimento da investigação na área da Didática da Matemática *…+ aponta os problemas aditivos e subtrativos como
aspecto inicial a ser trabalhado na escola, concomitantemente ao trabalho de construção do significado dos números naturais. A
justificativa para o trabalho conjunto dos problemas aditivos e subtrativos baseia-se no fato de que eles compõem uma mesma
família, ou seja, há estreitas conexões entre situações aditivas e subtrativas” (PCN, 1997, p. 69).
Aponte a alternativa que apresenta um problema com ambas as situações.
- A)Carolina ganhou um quebra-cabeça novo com 100 peças, mas, ao abrir a caixa, contou apenas 83 peças. Quantas peças estavam faltando?
- B)Maria tinha 20 bolachas no pacote, mas sua irmã também queria comer. Se ela dividir igualmente, quantas bolachas cada uma vai comer?
- C)Bruno marcou um encontro ao meio-dia, na cantina da escola. Seu amigo chegou às 12 h 10 min. Ele estava atrasado?
- D)Jonas deu 5 figurinhas a Pedro e ainda ficou com 8 figurinhas. Quantas figurinhas Jonas tinha inicialmente?
A alternativa correta é D)
O trecho citado dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997) destaca a importância de trabalhar problemas aditivos e subtrativos de forma integrada, uma vez que pertencem à mesma família de situações matemáticas e possuem conexões intrínsecas. Essa abordagem favorece a compreensão dos números naturais e suas operações básicas no contexto escolar.
Analisando as alternativas apresentadas:
- A) O problema envolve apenas uma situação subtrativa (100 - 83 = 17 peças faltando).
- B) Trata-se de um problema de divisão equitativa, não envolvendo adição ou subtração.
- C) Envolve conceitos de tempo e comparação, mas não operações aditivas ou subtrativas.
- D) Apresenta claramente ambas as situações: subtração (Jonas deu 5 figurinhas) e adição (ficou com 8), permitindo encontrar o total inicial (5 + 8 = 13 figurinhas).
Portanto, a alternativa D é a correta por representar efetivamente um problema que combina situações aditivas e subtrativas, conforme recomendado pelos PCN para o ensino inicial da matemática.
Questão 72
A Matemática é componente importante na construção da cidadania, na medida em que a sociedade se utiliza, cada vez mais,
de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar.
Indique abaixo a alternativa que NÃO CONTEMPLA princípios decorrentes de estudos, pesquisas, práticas e debates desenvolvidos
nos últimos anos sobre a área de Matemática no ensino fundamental.
- A)A Matemática precisa estar ao alcance de todos e a democratização do seu ensino deve ser meta prioritária do trabalho docente.
- B)A atividade matemática escolar é um “olhar para coisas prontas e definitivas”, que envolve a absorção e a memorização de um conhecimento pelo aluno.
- C)No ensino da Matemática, destacam-se dois aspectos básicos: um consiste em relacionar observações do mundo real com representações (esquemas, tabelas, figuras); outro consiste em relacionar essas representações com princípios e conceitos matemáticos.
- D)A aprendizagem em Matemática está ligada à compreensão, isto é, à apreensão do significado; apreender o significado de um objeto ou acontecimento pressupõe vê-lo em suas relações com outros objetos e acontecimentos
A alternativa correta é B)
A Matemática desempenha um papel fundamental na formação cidadã, especialmente em uma sociedade cada vez mais dependente de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos. Nesse contexto, é essencial que os princípios educacionais relacionados ao ensino da disciplina estejam alinhados com abordagens modernas e inclusivas.
Entre as alternativas apresentadas, a opção B) se destaca como a que não contempla os avanços pedagógicos recentes no ensino da Matemática. Essa afirmação retrata uma visão ultrapassada, que reduz a atividade matemática escolar à mera absorção e memorização de conceitos prontos e definitivos, ignorando a importância da construção do conhecimento, da contextualização e da relação com o mundo real.
As demais alternativas refletem princípios consolidados pela pesquisa educacional:
- A) Aborda a democratização do acesso ao conhecimento matemático.
- C) Destaca a importância da conexão entre observações do mundo real e representações matemáticas.
- D) Enfatiza a aprendizagem significativa e a compreensão conceitual.
Portanto, a alternativa B) representa uma concepção obsoleta do ensino de Matemática, que não dialoga com as práticas pedagógicas contemporâneas centradas na construção ativa do conhecimento pelo aluno.
Questão 73
Analise as assertivas e, em seguida, assinale
a alternativa que aponta a(s) correta(s). Numa
reflexão sobre o ensino da Matemática é de
fundamental importância ao professor
I. identificar as principais características
dessa ciência, independente de seus
métodos, de suas ramificações e aplicações.
II. conhecer a história de vida dos alunos, sua
vivência de aprendizagens fundamentais,
seus conhecimentos informais sobre um
dado assunto, suas condições sociológicas,
psicológicas e culturais.
III. ter clareza de suas próprias concepções
sobre a Matemática, uma vez que a prática
em sala de aula, as escolhas pedagógicas,
a definição de objetivos e conteúdos de
ensino e as formas de avaliação, estão
intimamente ligadas a essas concepções.
- A)Apenas I.
- B)Apenas II.
- C)Apenas III.
- D)I, II e III.
- E)Apenas II e III.
A alternativa correta é E)
O ensino da Matemática é um processo complexo que exige do professor não apenas domínio dos conteúdos, mas também uma compreensão ampla do contexto educacional e das particularidades dos alunos. Analisando as assertivas apresentadas, é possível identificar quais delas são fundamentais para uma prática pedagógica eficaz.
A assertiva I afirma que o professor deve identificar as principais características da Matemática, independente de seus métodos, ramificações e aplicações. Essa visão é limitada, pois desconsidera a importância de contextualizar o conhecimento matemático, tornando-o significativo para os alunos. Portanto, essa afirmação não pode ser considerada correta.
Já a assertiva II destaca a necessidade de o professor conhecer a história de vida dos alunos, suas vivências, conhecimentos informais e condições sociológicas, psicológicas e culturais. Essa abordagem é essencial, pois o aprendizado da Matemática não ocorre no vácuo – ele está diretamente ligado à realidade do estudante. Um ensino que ignora esses aspectos tende a ser menos eficaz e mais distante da experiência do aluno.
A assertiva III ressalta a importância de o professor ter clareza sobre suas próprias concepções da Matemática, já que essas influenciam diretamente suas escolhas pedagógicas, objetivos, conteúdos e avaliações. Essa reflexão é crucial, pois a forma como o professor entende a Matemática molda sua prática em sala de aula. Uma concepção mais ampla e aplicada tende a gerar aulas mais dinâmicas e significativas.
Diante disso, as assertivas corretas são II e III, o que corresponde à alternativa E). Esses dois pontos reforçam a ideia de que o ensino da Matemática deve ser contextualizado, considerando tanto o perfil dos alunos quanto a postura reflexiva do professor sobre sua própria prática.
Questão 74
Com relação às principais características do
conhecimento matemático, assinale a alternativa
INCORRETA.
- A)Como as demais ciências, reflete as leis sociais e serve de poderoso instrumento para o conhecimento do mundo e domínio da natureza.
- B)Há certos traços que a caracterizam: abstração, precisão, rigor lógico, caráter irrefutável de suas conclusões, bem como o extenso campo de suas aplicações.
- C)A abstração matemática revela-se no tratamento de relações quantitativas e de formas espaciais, destacando-as das demais propriedades dos objetos.
- D)Para exercer a cidadania, não se faz necessário saber calcular, medir, raciocinar, argumentar ou tratar informações estatisticamente.
- E)O conhecimento matemático é fruto de um processo de que fazem parte a imaginação, os contraexemplos, as conjecturas, as críticas, os erros e os acertos.
A alternativa correta é D)
Análise das características do conhecimento matemático
O conhecimento matemático possui particularidades que o distinguem de outras áreas do saber. Ao analisar as alternativas apresentadas, podemos compreender melhor sua natureza e importância.
A alternativa A está correta ao destacar que a matemática, como outras ciências, serve como ferramenta para compreensão e transformação do mundo. Suas leis e princípios permitem interpretar fenômenos naturais e sociais.
A afirmação B corretamente enumera características essenciais da matemática: sua natureza abstrata, o rigor lógico, a precisão e a ampla aplicabilidade em diversos campos do conhecimento humano.
A opção C acerta ao explicar como a abstração matemática opera, isolando relações quantitativas e formas espaciais de outros aspectos dos objetos de estudo, o que permite o desenvolvimento de teorias gerais.
A alternativa D, indicada como incorreta, apresenta uma visão equivocada sobre a matemática e cidadania. Na realidade, habilidades como calcular, interpretar dados e raciocinar logicamente são fundamentais para participação plena na sociedade contemporânea.
Por fim, a opção E corretamente descreve o conhecimento matemático como produto de um processo dinâmico que envolve criatividade, tentativas, erros e refinamentos contínuos, contrariando a ideia de que se trata de um saber estático.
Portanto, a alternativa D se mostra realmente incorreta, pois subestima o papel fundamental da matemática na formação cidadã e na vida prática das pessoas.
Questão 75
Matemática, é correto afirmar que
- A)conceitos, ideias e métodos matemáticos devem ser abordados mediante a exploração de problemas.
- B)é um exercício em que o aluno aplica, de forma quase mecânica, uma fórmula ou um processo operatório.
- C)o aluno constrói um conceito em resposta a um problema.
- D)é uma atividade para ser desenvolvida em paralelo ou como aplicação da aprendizagem.
A alternativa correta é A)
A resolução de problemas no ensino da Matemática é uma abordagem pedagógica que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, incentivando-o a desenvolver habilidades de raciocínio lógico e pensamento crítico. Entre as alternativas apresentadas, a opção A) é a correta, pois destaca que conceitos, ideias e métodos matemáticos devem ser abordados por meio da exploração de problemas. Essa perspectiva está alinhada com as tendências contemporâneas do ensino da Matemática, que valorizam a contextualização e a aplicação prática do conhecimento.
A alternativa B) descreve uma abordagem mecânica e repetitiva, que não favorece a construção do conhecimento. Já a alternativa C), embora contenha um elemento válido – a construção de conceitos –, limita-se a uma visão restrita do processo de resolução de problemas, que vai além da simples resposta a uma questão. Por fim, a alternativa D) sugere que a resolução de problemas é uma atividade complementar, o que contraria a ideia de que ela deve ser o eixo central do ensino.
Portanto, a abordagem mais adequada é aquela que utiliza problemas como ponto de partida para a aprendizagem, permitindo que os alunos desenvolvam estratégias, testem hipóteses e construam significados, consolidando assim seu conhecimento matemático de forma significativa e duradoura.
Questão 76
Sabendo que o jogo é um excelente recurso para o trabalho com a Matemática, duas professoras do Ensino Fundamental I desenvolveram as seguintes ações pedagógicas:
PROFESSORA 1
Trouxe para a sala de aula vários jogos envolvendo Matemática: memória de números, dominó da adição, trilha da multiplicação, boliche da subtração, descubra o número, pega-varetas. Os alunos foram convidados a formar grupos e escolher um jogo para jogarem durante trinta minutos. Passado o tempo estipulado, a professora fez questionamentos: Gostaram do jogo? Quem ganhou? Quem não conseguiu ganhar ainda? Vamos instituir a sexta-feira do jogo? Assim, os jogos passaram a ser trazidos para a sala de aula uma vez por semana, sendo obrigatório que em cada aula se jogasse um jogo diferente. Nesses momentos, a professora organizava tudo e atendia os conflitos que surgissem.
PROFESSORA 2
Pensando em uma sequência didática para ser desenvolvida em vários dias, primeiramente permitiu que as crianças explorassem o jogo livremente e tentassem inventar formas de jogá-lo. No coletivo, os alunos socializaram as tentativas que fizeram de jogar, que tipos de regras inventaram. A partir do que disseram, a professora foi esclarecendo as “verdadeiras” regras e orientações sem deixar de valorizar as tentativas dos alunos. De posse das informações dadas, os alunos jogaram pela primeira vez seguindo as regras. Em seguida a professora propôs um desenho sobre o jogo. Na segunda vez jogando o mesmo jogo, a professora começou a questionar sobre descobertas feitas, além de lançar questões problematizadoras a partir do jogo: Para que servem estes números? Qual o maior número? Que quantidades vocês veem nos dados? Se jogarmos com dois dados, como podemos obter 6 somando os dois? A partir da conversa e das respostas dos alunos, a professora convidou-os a mostrar seu próprio raciocínio na lousa e, em seguida, fez a sistematização no quadro, explorando as situações vivenciadas por eles no jogo. Na terceira vez que jogaram, a proposta foi que o grupo elaborasse um texto contando suas aprendizagens com o jogo, dicas para jogar bem, etc. Na quarta vez em que se trabalhou o mesmo jogo, a professora propôs problemas a partir dele: Na sua vez de jogar o Victor tirou 5 em um dos dados, mas seu resultado total foi 7. Qual número saiu no outro dado?
Especificamente sobre o jogo como recurso na Matemática, assinale a afirmativa correta.
- A)O jogo serve somente para a introdução de um tema, não sendo adequado utilizá-lo durante o processo de construção de um conceito.
- B)Como o jogo é uma atividade livre, se caracteriza, principalmente, pela ausência de regras pré-estabelecidas, pois estas podem ser modificadas por qualquer jogador e a qualquer momento da atividade.
- C)Para que os alunos tenham tempo de aprender a Matemática presente no jogo, é importante realizá-lo mais de uma vez, em dias diferentes, propondo alguns registros.
- D)Atividades de desenho após o jogo são próprias apenas para crianças de até seis anos de idade que ainda não sabem realizar registros escritos.
A alternativa correta é C)
O jogo é uma ferramenta pedagógica valiosa no ensino da Matemática, como demonstram as práticas das duas professoras do Ensino Fundamental I. A Professora 1 utilizou jogos como recursos lúdicos para engajar os alunos, estabelecendo um momento semanal dedicado a essa atividade. Embora essa abordagem incentive a interação e a familiarização com conceitos matemáticos, ela se limita a uma experiência mais superficial, sem aprofundar a construção do conhecimento.
Já a Professora 2 adotou uma estratégia mais estruturada, transformando o jogo em uma sequência didática com múltiplas etapas. Ao permitir que os alunos explorassem livremente o jogo antes de introduzir as regras formais, ela valorizou a criatividade e a experimentação. Em seguida, problematizou situações, incentivou registros escritos e desenhos, e propôs desafios matemáticos baseados no jogo. Essa abordagem permitiu que os alunos não apenas jogassem, mas refletissem sobre os conceitos matemáticos envolvidos, consolidando seu aprendizado.
A alternativa correta, portanto, é a C), pois reforça a importância de revisitar o jogo em diferentes momentos, com registros e problematizações, para que os alunos internalizem os conceitos matemáticos de forma significativa. As outras alternativas são incorretas: o jogo não se limita à introdução de temas (A), as regras são fundamentais para a aprendizagem (B), e atividades como desenho podem ser úteis em qualquer idade (D).
Questão 77
Sabendo que o jogo é um excelente recurso para o trabalho com a Matemática, duas professoras do Ensino Fundamental I
desenvolveram as seguintes ações pedagógicas:
PROFESSORA 1
Trouxe para a sala de aula vários jogos envolvendo Matemática: memória de números, dominó da adição, trilha da
multiplicação, boliche da subtração, descubra o número, pega-varetas.
Os alunos foram convidados a formar grupos e escolher um jogo para jogarem durante trinta minutos. Passado o tempo
estipulado, a professora fez questionamentos: Gostaram do jogo? Quem ganhou? Quem não conseguiu ganhar ainda?
Vamos instituir a sexta-feira do jogo? Assim, os jogos passaram a ser trazidos para a sala de aula uma vez por semana,
sendo obrigatório que em cada aula se jogasse um jogo diferente. Nesses momentos, a professora organizava tudo e
atendia os conflitos que surgissem.
PROFESSORA 2
Pensando em uma sequência didática para ser desenvolvida em vários dias, primeiramente permitiu que as crianças
explorassem o jogo livremente e tentassem inventar formas de jogá-lo. No coletivo, os alunos socializaram as tentativas
que fizeram de jogar, que tipos de regras inventaram. A partir do que disseram, a professora foi esclarecendo as
“verdadeiras” regras e orientações sem deixar de valorizar as tentativas dos alunos.
De posse das informações dadas, os alunos jogaram pela primeira vez seguindo as regras. Em seguida a professora propôs
um desenho sobre o jogo.
Na segunda vez jogando o mesmo jogo, a professora começou a questionar sobre descobertas feitas, além de lançar
questões problematizadoras a partir do jogo: Para que servem estes números? Qual o maior número? Que quantidades
vocês veem nos dados? Se jogarmos com dois dados, como podemos obter 6 somando os dois?
A partir da conversa e das respostas dos alunos, a professora convidou-os a mostrar seu próprio raciocínio na lousa e, em
seguida, fez a sistematização no quadro, explorando as situações vivenciadas por eles no jogo.
Na terceira vez que jogaram, a proposta foi que o grupo elaborasse um texto contando suas aprendizagens com o jogo,
dicas para jogar bem, etc.
Na quarta vez em que se trabalhou o mesmo jogo, a professora propôs problemas a partir dele: Na sua vez de jogar o
Victor tirou 5 em um dos dados, mas seu resultado total foi 7. Qual número saiu no outro dado?
Considerando as duas situações de jogo sob a perspectiva dos estudos e orientações atuais sobre o uso significativo do
jogo na matemática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A professora 1 usou adequadamente o jogo como recurso pedagógico para introdução e discussão de conteúdos
matemáticos variados, priorizando sua potencialidade educativa e o aspecto curricular a ser desenvolvido.
( ) A professora 2 desenvolveu uma atitude pedagogizante em relação ao jogo e, apesar de permitir uma primeira
exploração, logo impôs regras pré-estabelecidas, o que é inadmissível na atividade envolvendo jogo.
( ) A ação da professora 1 revela ausência de intencionalidade pedagógica relacionada especificamente ao trabalho
com a matemática, uma vez que não se realizou nenhum tipo de exploração ligada a esta área de conhecimento, e,
assim, o jogo serviu como pretexto e passatempo.
( ) Apesar da visível intencionalidade e boa exploração dos conhecimentos matemáticos, a professora 2 pecou pela
mesmice, oferecendo o mesmo jogo várias vezes tornando o processo repetitivo e cansativo, o que não condiz
com o caráter dinâmico do uso do jogo como alternativa metodológica.
Assinale a sequência correta.
- A)V, V, F, V
- B)V, F, F, F
- C)F, V, V, F
- D)F, F, V, F
A alternativa correta é D)
Analisando as práticas pedagógicas das duas professoras sob a perspectiva do uso significativo do jogo no ensino da Matemática, podemos identificar diferenças marcantes em suas abordagens.
A Professora 1 utilizou diversos jogos matemáticos, proporcionando aos alunos momentos lúdicos e de interação. No entanto, sua abordagem limitou-se à aplicação dos jogos sem uma exploração pedagógica mais profunda dos conceitos matemáticos envolvidos. A atividade funcionou mais como um momento recreativo do que como uma estratégia de aprendizagem intencional, o que justifica a classificação da primeira afirmação como Falsa (F).
Já a Professora 2 demonstrou uma abordagem mais estruturada e reflexiva. Ao permitir inicialmente a exploração livre do jogo, valorizou a construção do conhecimento pelos alunos. Sua progressão didática - desde a descoberta das regras até a proposição de problemas matemáticos complexos - mostra uma clara intencionalidade pedagógica. Isso torna a segunda afirmação Falsa (F), pois sua intervenção foi adequada e não meramente impositiva.
A terceira afirmação, que critica a falta de intencionalidade pedagógica da Professora 1, é Verdadeira (V). Embora tenha utilizado jogos matemáticos, não houve uma exploração sistemática dos conceitos, tornando a atividade mais recreativa do que educativa.
Por fim, a quarta afirmação, que critica a repetição do mesmo jogo pela Professora 2, é Falsa (F). A repetição foi intencional e progressiva, permitindo aprofundamento nos conceitos matemáticos, o que é uma estratégia válida e eficaz.
Portanto, a sequência correta é: D) F, F, V, F.
Questão 78
A professora propôs a seguinte situação para alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental I.
Um caminhão que pode transportar no máximo 25 carneiros deve levar um rebanho de 1.370 carneiros que foram
vendidos. Então, o menor número de viagens que ele deverá fazer transportando todos os carneiros será:
a) 53 b) 54 c)54,8 d) 55 e) 56
Durante a correção, a professora verificou que a maioria dos alunos assinalou a resposta c) 54,8. Apesar do erro no
resultado, ela buscou compreender que conhecimentos matemáticos seus alunos já desenvolveram e o que ainda não foi
compreendido.
Sobre os conhecimentos e procedimentos dos alunos que erraram, analise as afirmativas.
I – Esses alunos analisaram corretamente o problema, mas não dominam ainda a ideia de distribuição da divisão.
II – Esses alunos identificaram a divisão como a operação necessária para resolver a situação, desenvolvendo
corretamente os procedimentos dessa operação.
III – O erro ocorreu porque esses alunos não desenvolveram os procedimentos corretos para efetuar a divisão.
IV – Esses alunos não compreenderam o significado dos termos da divisão, ignorando o sentido do resto nessa situação.
Estão corretas as afirmativas
- A)I e II, apenas.
- B)II e IV, apenas.
- C)I, II e III, apenas.
- D)III e IV, apenas.
A alternativa correta é B)
O problema apresentado pela professora aos alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental I envolve uma situação prática de divisão, na qual um caminhão deve transportar 1.370 carneiros, com capacidade máxima de 25 carneiros por viagem. A maioria dos alunos respondeu com a alternativa c) 54,8, indicando um erro conceitual importante, mas também revelando aspectos positivos em seu raciocínio matemático.
Analisando as afirmativas sobre os conhecimentos e procedimentos dos alunos que erraram:
I - Esses alunos analisaram corretamente o problema, mas não dominam ainda a ideia de distribuição da divisão.
Essa afirmativa está incorreta, pois os alunos não apenas analisaram o problema, mas também identificaram a operação de divisão como solução. O erro não está na análise, mas na interpretação do resultado.
II - Esses alunos identificaram a divisão como a operação necessária para resolver a situação, desenvolvendo corretamente os procedimentos dessa operação.
Essa afirmativa está correta, pois os alunos efetuaram a divisão de 1.370 por 25, chegando ao resultado 54,8. Isso demonstra que compreenderam a operação necessária e realizaram o cálculo corretamente.
III - O erro ocorreu porque esses alunos não desenvolveram os procedimentos corretos para efetuar a divisão.
Essa afirmativa está incorreta, pois os alunos realizaram a divisão corretamente, mas falharam na interpretação do resultado, especialmente no que diz respeito ao resto da divisão.
IV - Esses alunos não compreenderam o significado dos termos da divisão, ignorando o sentido do resto nessa situação.
Essa afirmativa está correta, pois o resultado 54,8 indica que os alunos não consideraram que o resto (0,8) representa carneiros que ainda precisam ser transportados, exigindo uma viagem adicional. O correto seria arredondar para 55 viagens, já que não é possível fazer uma fração de viagem.
Portanto, as afirmativas corretas são II e IV, correspondendo à alternativa B).
Questão 79
Sobre o processo de avaliação em matemática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) O erro na resolução de um problema ou em uma avaliação deve ser encarado como uma oportunidade ideal de
revisão de conceitos e estratégias de solução.
( ) O professor deve buscar selecionar e registrar situações e procedimentos que possam ser avaliados de modo a
contribuir efetivamente para o crescimento do aluno.
( ) O professor deve incentivar e abrir espaço para que os alunos exponham, oral ou de forma escrita, suas
observações, suas dificuldades e seus relatos sobre as atividades e conteúdos trabalhados.
A sequência está correta em:
- A)V, V, F
- B)F, F, V
- C)V, F, V
- D)V, V, V
- E)F, V, F
A alternativa correta é D)
Sobre o processo de avaliação em matemática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) O erro na resolução de um problema ou em uma avaliação deve ser encarado como uma oportunidade ideal de revisão de conceitos e estratégias de solução.
( ) O professor deve buscar selecionar e registrar situações e procedimentos que possam ser avaliados de modo a contribuir efetivamente para o crescimento do aluno.
( ) O professor deve incentivar e abrir espaço para que os alunos exponham, oral ou de forma escrita, suas observações, suas dificuldades e seus relatos sobre as atividades e conteúdos trabalhados.
A sequência está correta em:
- A) V, V, F
- B) F, F, V
- C) V, F, V
- D) V, V, V
- E) F, V, F
O gabarito correto é D).
Questão 80
De acordo com o CBC de matemática, um dos principais objetivos do ensino de matemática, em qualquer
nível, é o de desenvolver habilidades para a solução de problemas. O constante desenvolvimento das
habilidades para a solução de problemas envolve as seguintes estratégias, que devem tornar-se hábito para o
aluno:
I. Estudar casos especiais mais simples usando-os para elaborar estratégias de resolução de casos mais complexos ou
gerais.
II. Usar figuras, diagramas e gráficos, tanto de forma analítica quanto intuitiva.
III. Perceber padrões em situações aparentemente diversas.
IV. Fazer uso do método de tentativa e erro, elaborando novas estratégias de solução a partir da análise crítica dos
erros.
Estão corretas apenas as afirmativas:
- A)I, II
- B)I, II, III, IV
- C)III, IV
- D)I, II, III
- E)I, IV
A alternativa correta é B)
De acordo com o CBC de matemática, um dos principais objetivos do ensino de matemática, em qualquer nível, é o de desenvolver habilidades para a solução de problemas. O constante desenvolvimento das habilidades para a solução de problemas envolve as seguintes estratégias, que devem tornar-se hábito para o aluno:
I. Estudar casos especiais mais simples usando-os para elaborar estratégias de resolução de casos mais complexos ou gerais.
II. Usar figuras, diagramas e gráficos, tanto de forma analítica quanto intuitiva.
III. Perceber padrões em situações aparentemente diversas.
IV. Fazer uso do método de tentativa e erro, elaborando novas estratégias de solução a partir da análise crítica dos erros.
Estão corretas apenas as afirmativas:
- A) I, II
- B) I, II, III, IV
- C) III, IV
- D) I, II, III
- E) I, IV
O gabarito correto é B).