Relativamente aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), quanto à utilização de recursos computacionais nas aulas de Matemática, são relacionadas abaixo algumas finalidades em que tais recursos podem ser aplicados. I Como fonte de informação, poderoso recurso para alimentar o processo de ensino e aprendizagem. II Como auxiliar no processo de construção de conhecimento. III Como meio para desenvolver autonomia pelo uso de softwares que possibilitem pensar, refletir e criar soluções. IV Como ferramenta para realizar determinadas atividades, uso de planilhas eletrônicas, processadores de texto, banco de dados, etc. Das finalidades acima estão corretas:
Relativamente aos Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCNs), quanto à utilização de recursos
computacionais nas aulas de Matemática, são
relacionadas abaixo algumas finalidades em que tais
recursos podem ser aplicados.
I Como fonte de informação, poderoso recurso para
alimentar o processo de ensino e aprendizagem.
II Como auxiliar no processo de construção de
conhecimento.
III Como meio para desenvolver autonomia pelo uso
de softwares que possibilitem pensar, refletir e
criar soluções.
IV Como ferramenta para realizar determinadas
atividades, uso de planilhas eletrônicas,
processadores de texto, banco de dados, etc.
Das finalidades acima estão corretas:
- A)apenas I, III e IV.
- B)I, II, III e IV.
- C)apenas II, III e IV
- D)apenas I, II e III.
- E)apenas I, II e IV.
Resposta:
A alternativa correta é B)
Relativamente aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a utilização de recursos computacionais nas aulas de Matemática apresenta diversas finalidades, conforme destacado no texto fornecido. Essas finalidades abrangem desde a função informativa até o desenvolvimento da autonomia e da criatividade dos alunos, passando pelo auxílio na construção do conhecimento e na realização de atividades específicas.
A primeira finalidade (I) destaca o computador como uma fonte de informação, capaz de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Isso se deve ao acesso facilitado a dados, exemplos e conteúdos que podem ser explorados em sala de aula, ampliando as possibilidades pedagógicas.
A segunda finalidade (II) menciona o recurso computacional como um auxiliar na construção do conhecimento. Isso ocorre porque ferramentas digitais permitem simulações, visualizações e experimentações que facilitam a compreensão de conceitos matemáticos abstratos, tornando o aprendizado mais dinâmico e interativo.
A terceira finalidade (III) aborda o desenvolvimento da autonomia por meio de softwares que incentivam o raciocínio, a reflexão e a busca por soluções. Essas ferramentas estimulam o aluno a pensar criticamente e a explorar diferentes caminhos para resolver problemas, promovendo uma aprendizagem mais ativa.
Por fim, a quarta finalidade (IV) trata do uso do computador como ferramenta para atividades específicas, como planilhas eletrônicas, processadores de texto e bancos de dados. Esses recursos otimizam tarefas cotidianas, permitindo que o aluno se concentre na análise e interpretação dos resultados, em vez de cálculos mecânicos.
Diante dessas considerações, todas as finalidades apresentadas (I, II, III e IV) estão corretas e complementares, conforme indicado na alternativa B). A integração desses recursos no ensino da Matemática, conforme sugerido pelos PCNs, contribui para uma educação mais dinâmica, eficaz e alinhada com as demandas contemporâneas.
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