Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Relativamente aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), quanto à utilização de recursos computacionais nas aulas de Matemática, são relacionadas abaixo algumas finalidades em que tais recursos podem ser aplicados. I Como fonte de informação, poderoso recurso para alimentar o processo de ensino e aprendizagem. II Como auxiliar no processo de construção de conhecimento. III Como meio para desenvolver autonomia pelo uso de softwares que possibilitem pensar, refletir e criar soluções. IV Como ferramenta para realizar determinadas atividades, uso de planilhas eletrônicas, processadores de texto, banco de dados, etc. Das finalidades acima estão corretas:

Relativamente aos Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCNs), quanto à utilização de recursos
computacionais nas aulas de Matemática, são
relacionadas abaixo algumas finalidades em que tais
recursos podem ser aplicados.

I Como fonte de informação, poderoso recurso para
alimentar o processo de ensino e aprendizagem.

II Como auxiliar no processo de construção de
conhecimento.

III Como meio para desenvolver autonomia pelo uso
de softwares que possibilitem pensar, refletir e
criar soluções.

IV Como ferramenta para realizar determinadas
atividades, uso de planilhas eletrônicas,
processadores de texto, banco de dados, etc.

Das finalidades acima estão corretas:

Resposta:

A alternativa correta é B)

Relativamente aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a utilização de recursos computacionais nas aulas de Matemática apresenta diversas finalidades, conforme destacado no texto fornecido. Essas finalidades abrangem desde a função informativa até o desenvolvimento da autonomia e da criatividade dos alunos, passando pelo auxílio na construção do conhecimento e na realização de atividades específicas.

A primeira finalidade (I) destaca o computador como uma fonte de informação, capaz de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Isso se deve ao acesso facilitado a dados, exemplos e conteúdos que podem ser explorados em sala de aula, ampliando as possibilidades pedagógicas.

A segunda finalidade (II) menciona o recurso computacional como um auxiliar na construção do conhecimento. Isso ocorre porque ferramentas digitais permitem simulações, visualizações e experimentações que facilitam a compreensão de conceitos matemáticos abstratos, tornando o aprendizado mais dinâmico e interativo.

A terceira finalidade (III) aborda o desenvolvimento da autonomia por meio de softwares que incentivam o raciocínio, a reflexão e a busca por soluções. Essas ferramentas estimulam o aluno a pensar criticamente e a explorar diferentes caminhos para resolver problemas, promovendo uma aprendizagem mais ativa.

Por fim, a quarta finalidade (IV) trata do uso do computador como ferramenta para atividades específicas, como planilhas eletrônicas, processadores de texto e bancos de dados. Esses recursos otimizam tarefas cotidianas, permitindo que o aluno se concentre na análise e interpretação dos resultados, em vez de cálculos mecânicos.

Diante dessas considerações, todas as finalidades apresentadas (I, II, III e IV) estão corretas e complementares, conforme indicado na alternativa B). A integração desses recursos no ensino da Matemática, conforme sugerido pelos PCNs, contribui para uma educação mais dinâmica, eficaz e alinhada com as demandas contemporâneas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *