Sabendo que o jogo é um excelente recurso para o trabalho com a Matemática, duas professoras do Ensino Fundamental I desenvolveram as seguintes ações pedagógicas: PROFESSORA 1Trouxe para a sala de aula vários jogos envolvendo Matemática: memória de números, dominó da adição, trilha da multiplicação, boliche da subtração, descubra o número, pega-varetas. Os alunos foram convidados a formar grupos e escolher um jogo para jogarem durante trinta minutos. Passado o tempo estipulado, a professora fez questionamentos: Gostaram do jogo? Quem ganhou? Quem não conseguiu ganhar ainda? Vamos instituir a sexta-feira do jogo? Assim, os jogos passaram a ser trazidos para a sala de aula uma vez por semana, sendo obrigatório que em cada aula se jogasse um jogo diferente. Nesses momentos, a professora organizava tudo e atendia os conflitos que surgissem.PROFESSORA 2Pensando em uma sequência didática para ser desenvolvida em vários dias, primeiramente permitiu que as crianças explorassem o jogo livremente e tentassem inventar formas de jogá-lo. No coletivo, os alunos socializaram as tentativas que fizeram de jogar, que tipos de regras inventaram. A partir do que disseram, a professora foi esclarecendo as “verdadeiras” regras e orientações sem deixar de valorizar as tentativas dos alunos. De posse das informações dadas, os alunos jogaram pela primeira vez seguindo as regras. Em seguida a professora propôs um desenho sobre o jogo. Na segunda vez jogando o mesmo jogo, a professora começou a questionar sobre descobertas feitas, além de lançar questões problematizadoras a partir do jogo: Para que servem estes números? Qual o maior número? Que quantidades vocês veem nos dados? Se jogarmos com dois dados, como podemos obter 6 somando os dois? A partir da conversa e das respostas dos alunos, a professora convidou-os a mostrar seu próprio raciocínio na lousa e, em seguida, fez a sistematização no quadro, explorando as situações vivenciadas por eles no jogo. Na terceira vez que jogaram, a proposta foi que o grupo elaborasse um texto contando suas aprendizagens com o jogo, dicas para jogar bem, etc. Na quarta vez em que se trabalhou o mesmo jogo, a professora propôs problemas a partir dele: Na sua vez de jogar o Victor tirou 5 em um dos dados, mas seu resultado total foi 7. Qual número saiu no outro dado?Especificamente sobre o jogo como recurso na Matemática, assinale a afirmativa correta.
Sabendo que o jogo é um excelente recurso para o trabalho com a Matemática, duas professoras do Ensino Fundamental I desenvolveram as seguintes ações pedagógicas:
PROFESSORA 1
Trouxe para a sala de aula vários jogos envolvendo Matemática: memória de números, dominó da adição, trilha da multiplicação, boliche da subtração, descubra o número, pega-varetas. Os alunos foram convidados a formar grupos e escolher um jogo para jogarem durante trinta minutos. Passado o tempo estipulado, a professora fez questionamentos: Gostaram do jogo? Quem ganhou? Quem não conseguiu ganhar ainda? Vamos instituir a sexta-feira do jogo? Assim, os jogos passaram a ser trazidos para a sala de aula uma vez por semana, sendo obrigatório que em cada aula se jogasse um jogo diferente. Nesses momentos, a professora organizava tudo e atendia os conflitos que surgissem.
PROFESSORA 2
Pensando em uma sequência didática para ser desenvolvida em vários dias, primeiramente permitiu que as crianças explorassem o jogo livremente e tentassem inventar formas de jogá-lo. No coletivo, os alunos socializaram as tentativas que fizeram de jogar, que tipos de regras inventaram. A partir do que disseram, a professora foi esclarecendo as “verdadeiras” regras e orientações sem deixar de valorizar as tentativas dos alunos. De posse das informações dadas, os alunos jogaram pela primeira vez seguindo as regras. Em seguida a professora propôs um desenho sobre o jogo. Na segunda vez jogando o mesmo jogo, a professora começou a questionar sobre descobertas feitas, além de lançar questões problematizadoras a partir do jogo: Para que servem estes números? Qual o maior número? Que quantidades vocês veem nos dados? Se jogarmos com dois dados, como podemos obter 6 somando os dois? A partir da conversa e das respostas dos alunos, a professora convidou-os a mostrar seu próprio raciocínio na lousa e, em seguida, fez a sistematização no quadro, explorando as situações vivenciadas por eles no jogo. Na terceira vez que jogaram, a proposta foi que o grupo elaborasse um texto contando suas aprendizagens com o jogo, dicas para jogar bem, etc. Na quarta vez em que se trabalhou o mesmo jogo, a professora propôs problemas a partir dele: Na sua vez de jogar o Victor tirou 5 em um dos dados, mas seu resultado total foi 7. Qual número saiu no outro dado?
Especificamente sobre o jogo como recurso na Matemática, assinale a afirmativa correta.
- A)O jogo serve somente para a introdução de um tema, não sendo adequado utilizá-lo durante o processo de construção de um conceito.
- B)Como o jogo é uma atividade livre, se caracteriza, principalmente, pela ausência de regras pré-estabelecidas, pois estas podem ser modificadas por qualquer jogador e a qualquer momento da atividade.
- C)Para que os alunos tenham tempo de aprender a Matemática presente no jogo, é importante realizá-lo mais de uma vez, em dias diferentes, propondo alguns registros.
- D)Atividades de desenho após o jogo são próprias apenas para crianças de até seis anos de idade que ainda não sabem realizar registros escritos.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O jogo é uma ferramenta pedagógica valiosa no ensino da Matemática, como demonstram as práticas das duas professoras do Ensino Fundamental I. A Professora 1 utilizou jogos como recursos lúdicos para engajar os alunos, estabelecendo um momento semanal dedicado a essa atividade. Embora essa abordagem incentive a interação e a familiarização com conceitos matemáticos, ela se limita a uma experiência mais superficial, sem aprofundar a construção do conhecimento.
Já a Professora 2 adotou uma estratégia mais estruturada, transformando o jogo em uma sequência didática com múltiplas etapas. Ao permitir que os alunos explorassem livremente o jogo antes de introduzir as regras formais, ela valorizou a criatividade e a experimentação. Em seguida, problematizou situações, incentivou registros escritos e desenhos, e propôs desafios matemáticos baseados no jogo. Essa abordagem permitiu que os alunos não apenas jogassem, mas refletissem sobre os conceitos matemáticos envolvidos, consolidando seu aprendizado.
A alternativa correta, portanto, é a C), pois reforça a importância de revisitar o jogo em diferentes momentos, com registros e problematizações, para que os alunos internalizem os conceitos matemáticos de forma significativa. As outras alternativas são incorretas: o jogo não se limita à introdução de temas (A), as regras são fundamentais para a aprendizagem (B), e atividades como desenho podem ser úteis em qualquer idade (D).
Deixe um comentário